top of page
  • Tempestade Noturna

Especial Raul Gil Parte I - O começo de tudo



Olá leitores e amigos, estamos chegando com mais um Memórias da TV. Marcando uma nova fase desse espaço, passaremos a destrinchar a história da TV através das várias personalidades que ajudaram a construir esse precioso veículo que ainda é a principal forma de entretenimento de milhões de pessoas Brasil afora.


A partir de hoje, começaremos contando a história de um dos maiores apresentadores que o Brasil já conheceu, e que por alguns anos ficou conhecido como o "Rei do Sábado"! Estamos falando do inesquecível apresentador Raul Gil!


Filho de imigrantes espanhóis, Raul Gil nasceu no famoso bairro do Ipiranga no dia 27 de janeiro de 1938. Desde jovem começou a trabalhar e alternou entre as funções de feirante e metalúrgico, além de trabalhar numa empresa de transporte.


Porém, desde moleque, sempre foi apaixonado pelo então universo do rádio, que vivia seu auge , isso antes de surgir a TV, e aos 8 anos de idade Raul foi levado pelos irmãos para assistir pessoalmente a gravação do programa "Clube do Papai Noel", aonde essa paixão aumentou ainda mais.


Anos depois, já com a TV Brasileira engatinhando nos anos 1950, Raul Gil resolveu enfrentar um programa de calouros. Porém em 17 tentativas, foi "gongado" 17 vezes (volta e meia ele sempre comentava dessa história, especialmente no auge do quadro dos Calouros na Record, tema das próximas semanas).


A décima oitava tentativa veio no programa "Calouros Toddy", que era apresentado por uma tal de Hebe Camargo (eterna rainha da TV), que finalmente acabou aprovando o talento do Raul.



Em 1960, Raul gravou seu primeiro disco de alguns, e um dos estilos predominantes da época eram os Boleros, na época de transição entre o disco de 78 rotações (onde cabiam pouquíssimas músicas) e o LP.


Aos poucos, Raul foi percebendo que tinha um talento humorístico apurado, através de imitações de algumas celebridades da época. Em algum dia de 1967, o humorista José Vasconcellos desistiu de apresentar um programa em cima da hora. Para ocupar o lugar dele, chamaram Raul Gil, isso na extinta TV Excelsior.



Então, o nosso homenageado do Especial praticamente não parou mais, tirando uma fase difícil na qual ele enfrentou e que veremos nas próximas colunas.


Durante a década de 1970, Raul se alternou entre Excelsior, Bandeirantes, Tupi e Record. A partir de 1977 se firmou na TV Tupi, aonde o programa foi ganhando uma projeção maior, e formou uma dobradinha inesquecível com o Almoço com as Estrelas, apresentado pelo casal Airton Rodrigues e Lolita Rodrigues.

Semana que vem falaremos do primeiro grande período de sucesso do Raul Gil, na faixa Sábado Especial. E também abordaremos rapidamente o "Almoço com as Estrelas", pois ideias saíram depois do término do programa.


Um aperitivo para a semana que vem, apresentamos abaixo um vídeo mostrando um programa Raul Gil de 1980 na TV Tupi, intercalado com depoimento do mesmo para uma reportagem do Roberto Cabrini.


Até a próxima semana, aqui no Recreio!




Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page