top of page
  • Por Simplesmente Rosa

Dos livros para as telas - Qual livro você gostou ou gostaria de ver adaptados para a TV?


A Literatura é uma fonte de inspiração que nunca se esgota, nasce através dos pensamentos, sentimentos e se expressam por meio das palavras. Ler nos traz diversos benefícios, entre eles entendimento, cultura, reflexão, conhecimento, melhora a escrita e vocabulário, traz informações, diversão, pois através da leitura, damos asas à imaginação e viajamos no espaço e no tempo sem sair do lugar. Infelizmente o hábito da leitura não faz parte do cotidiano de boa parte da população, até mesmo nas escolas para muitos estudantes ler é uma verdadeira tortura ou simplesmente uma obrigação. Com a expansão dos recursos tecnológicos a situação se agrava, são inúmeros entretenimentos oferecidos, entre eles a TV.


Ao contrário dos livros, a TV tem uma recepção melhor entre todas as classes sociais sendo uns dos principais veículos de entretenimento, formando opinião e ditando tendências, como as novelas por exemplo.




As novelas são uma das paixões dos brasileiros e quando alguns autores se inspiram em obras literárias, podemos presenciar produções incríveis que de alguma forma trazem a tona verdadeiras relíquias da literatura de uma maneira mais popular.


A seguir veremos alguns livros que foram adaptados:


1 - A Escrava Isaura (Globo - Record)

​​

É uma adaptação do romance homônimo escrito por Bernardo Guimarães publicado em 1875, o livro foi sucesso na época em que a escravidão era questionada por muitos intelectuais, caindo no gosto popular. A Escrava Isaura foi uma das telenovelas brasileiras mais exibida no mundo, na Rede Globo em 1976 com Lucélia Santos, Rubens de Falco, Edwin Luisi, Roberto Pirillo, Léa Garcia e Rubens de Falco nos papéis principais.


Na Rede Record em 2004 foi protagonizada por Bianca Rinald após a recusa de Cléo Pires e Mel Lisboa. Leopoldo Pacheco, Patrícia França, Ewerton de Castro, também foram destaques. Rubens de Falco que foi o implacável Leôncio na versão global, fez uma participação como o Comendador na trama da Record. Pena que o mocinho da Isaura nesta versão foi Théo Becker. Coitada!


2 - Éramos Seis (SBT)

A Obra literária de Maria José Dupré teve sua primeira adaptação na Record em 1958, depois em 1977 na Tupi e em 1994 no SBT. Protagonizada por Irene Ravache e elenco impecável com Oton Bastos, Marcos Caruso, Jussara Freire, Paulo Figueiredo, Osmar Prado, Denise Fraga, Tarcísio Filho, Nathália Timberg, entre outros de igual talento. Ana Paulo Arósio foi revelada como atriz nesta novela.



3 - Tieta (Globo)

Tieta do Agreste é um romance publicado em 1977 pelo grande escritor baiano Jorge Amado. A novela foi uma livre adaptação desta obra exibida pela Globo em 1989. Betty Faria protagonizou a trama, Joana Fom a megera Perpétua, Ary Fontoura o coronel Artur da Tapitanga e Lucaina Braga como Maria Imaculada, Yoná Magalhães a Tonha, foram alguns dos destaques desta novela de sucesso.



Jorge Amado é um dos escritores que mais teve obras adaptadas para o teatro, TV e cinema. Entre elas: Gabriela (Globo - 1975/2012), Terras do sem fim (1948, a Atlântida Cinematográfica produziu o filme Terra Violenta /Globo 1981), Tenda dos milagres (Globo -1985), Capitães de areia (Bandeirantes - 1989), Tereza Batista (Globo - 1992), Tocaia Grande (Manchete - 1995), Dona flor e seus dois maridos (Globo - 1998), Porto dos milagres (Globo - 2001) e Pastores da noite (2002).



4 - Senhora (Globo)

Foi o primeiro romance de José de Alencar adaptado à dramaturgia e também o que ganhou mais versões na telinha. Sua primeira adaptação foi em 1953 na TV Paulista. Já a versão de Gilberto Braga foi ao ar na Globo em 1975, sendo a primeira novela das 18h exibida em cores. Os papeis centrais da novela ficaram com Norma Blum (Aurélia Camargo), Cláudio Marzo (Fernando Seixas), Fátima Freire (Adelaide Amaral).



5 - Essas Mulheres (Record)


A novela exibida em 2005 na Record era baseada na junção de 3 obras de José de Alencar: ''Senhora'', ''Diva'' e ''Lucíola''. Contou com Christine Fernandes, Miriam Freeland, Carla Regina, Gabriel Braga Nunes, Marcos Winter, Paulo Gorgulho, Adriana Garambone e Ana Beatriz Nogueira nos papéis principais.






6 - O Cravo e a Rosa (Globo)

Tendo como base o texto teatral “A Megera Indomada” de William Shaskepeare, a adaptação de Walcyr Carrasco foi ao ar na Globo entre 2000-2001 e reprisada em 2003 e 2013. Catarina Batista (Adriana Esteves), Julião Petruchio (Eduardo Moscovis), Cornélio (Ney Latorraca), Calixto (Pedro Paulo Rangel), Januário (Taumaturgo Ferreira), Dona Mimosa (Suely Franco), Nicanor Batista (Batista) / Manuel (Luís Melo), Lourdes de Castro (Carla Daniel), Bárbara Maciel (Virgínia Cavendish) e outros, fizeram a alegria do público durante a exibição com atuações brilhantes. Rodrigo Faro também participou desta novela como o mimado vilão Heitor.



7 - Meu Pé de Laranja Lima

Primeira versão do clássico foi para o cinema estreou em 1970, dois anos após o lançamento do livro. O ator Julio Cesar Cruz deu vida ao garoto. No mesmo ano da estreia do filme, a TV Tupi exibiu a primeira novela baseada na obra. O elenco contava com Eva Wilma, Nicete Bruno, Dennis Carvalho e Haroldo Bota no papel de Zezé.

Em 1980, dez anos depois da novela da TV Tupi, a Bandeirantes exibiu uma nova versão da história. Alexandre Raymundo foi o ator escolhido para passar pelas aventuras do menino interiorano. O ator ruivinho Caio Romei protagonizou a novela exibida em 1998 na Rede Bandeirantes. Gianfrancesco Guarnieri, Rodrigo Lombardi e Regiane Alves também estavam no elenco. A última adaptação desta linda história foi para o cinema protagonizado por João Guilherme Ávila em 2012/2013.



8 - As pupilas do Senhor Reitor (SBT)

Inspirada no romance homônimo de Júlio Dinis, foi exibida pelo SBT em 1994/1995, nos papeis principais estavam Juca de Oliveira (Padre Antônio - Senhor Reitor), Débora Bloch (Margarida-Guida), Luciana Braga (Clara), Eduardo Moscovis (Daniel das Dornas), Tuca Andrada (Pedro das Dornas), Elias Gleizer (Sr. José das Dornas), Daniela Camargo (Amália), Lucinha Lins (Magali do Porto) entre outros nomes consagrados.


Anteriormente, foi produzida uma versão entre 1970/1971 na Record que contou com a participação de Hebe Camargo.




9 - Sinhá Moça

O livro de Maria Dezonne Pacheco Fernandes ganhou sua adaptação na Globo em 1986, no elenco Sinhá Moça (Lucélia Santos), filha do poderoso Coronel Ferreira (Rubens de Falco), Rodolfo (Marcos Paulo) , Ana do Véu (Patrícia Pillar). No remake de 2006 entraram em cena Sinhá Moça (Débora Falabella) personagem central, Rodolfo (Danton Mello), coronel Ferreira (Osmar Prado). O romance de José Coutinho (Eduardo Pires) com a escrava Adelaide (Lucy Ramos) é outra trama de destaque da novela assim como Ana do Véu, desta vez interpretada por Isis Valverde.



10 - Cabocla

O romance de Ribeiro Couto ganhou sua adaptação para televisão em 1979 e teve um remake em 2004. Na primeira versão o casal principal foi interpretado por Gloria Pires (Zuca) e Fábio Jr. (Luís Jerônimo), a segunda versão contou com Vanessa (Zuca) e Danile Oliveira. O engraçado que nas duas versões os protagonistas acabaram se apaixonando na vida real, casaram-se e tiveram filhos/a.


Se na novela foram felizes para sempre, na vida real nem tanto acabando em separação.




11 - O tempo e o vento (Globo)

A minissérie exibida em 1985 pela Globo é baseada em O Continente, primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo.

Ana Terra (Gloria Pires), o índio Pedro Missioneiro (Kasé Aguiar), Capitão Rodrigo (Tarcísio Meira), Bibiana (Louise Cardoso) são os destaques da trama que retratam mais de cem anos entre 1777 a 1895, período repleto de transformações essenciais para a formação do estado do Rio Grande do Sul.


Uma nova versão foi feita em 2013 com Marjorie Estiano, Cléo Pires e Thiago Lacerda.



12 - Poder Paralelo – (Record)





Novela inspirada no livro Honra ou Vendetta de Silvio Lancellotti foi exibida em 2009 na Record.









13 - O Guarani (Manchete)


Em 1991 na extinta TV Manchete, Angélica protagonizou a minissérie “O Guarani” baseada no clássico romance da literatura brasileira escrito por José Alencar. Angélica interpretou Cecília (Ceci) e Leonardo Brício deu vida ao índio Peri. Foi o último trabalho do ator Caíque Ferreira na TV que faleceu dois anos e meio depois. Foi adaptada por Walcyr Carrasco.





14 - Amor Real (Televisa/SBT)


A história é baseada no livro Bodas de Odio escrito em 1960 pela reconhecida autora de novelas Caridad Bravo Adams. A trama contou com Adela Noriega, Fernando Colunga e Mauricio Islas como protagonistas e Chantal Andere e Ernesto Laguardia em papéis de destaque. Foi também a última novela de Mariana Levy que interpretou a personagem Josefina De Icaza.


A novela foi exibida no Brasil em 2004 no horário da tarde. Em 2013, foi feita uma versão moderna da história, intitulada Lo que la vida me robó e foi protagonizada por Angelique Boyer, Sebastián Rulli e Luis Roberto Guzmán.



15 - Coração Selvagem (Televisa /SBT)

Uma obra prima de Caridad Bravo Adams, a trilogia Corazón Salvaje foi adaptado para as telas obtendo várias versões. A mais conhecida é de 1993 protagonizada por Edith González (Mônica), Eduardo Palomo (Juan del Diablo/João do Diabo), Ana Colchero (Aimeé), Ariel López Padilla (Andrés), e com brilhante atuação de Enrique Lizalde (Noel Mancera) que interpretou Juan del Diablo/João do Diabo na primeira versão em 1966. Esta novela é um clássico e uma das melhores de todos os tempos. Foi exibida no Brasil pela CNT entre 1997 e pelo SBT, entre 2000/2001.


Outras versões:

  • 1966 por Telesistema Mexicano (hoje Televisa) protagonizada por Julissa, Enrique Lizalde, Jacqueline Andere e Enrique Álvarez Félix.

  • 1977 por Televisa, protagonizada por Angélica María, Martín Cortés, Susana Dosamantes e Fernando Allende.

  • 2009 e protagonizada por Aracely Arámbula, Eduardo Yáñez e Cristián de la Fuente. Esta versão foi uma fusão com outra telenovela de época, Eu compro esta mulher, escrita pela cubana Olga Ruilópez. Foi duramente criticada.


Muitos outros livros foram e serão adaptados no decorrer dos anos. Assim como na natureza tudo se transforma, a literatura sempre há de renascer de alguma forma inspirando gerações.

Recadinho da Rosa 🌹

Olá queridos leitores do Recreio!

Mais novidades estão chegando com objetivo de melhorar

cada vez mais e retribuir a sua presença/leitura no blog.

Aguardem!

Amanhã mais uma edição do ComenTV com Santos.

Gracias 🌹


Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page