top of page
  • Locutor/Comunicação

Na Mira da TV - Olimpíadas a gente vê na.........na..........estamos tentando achar outro canal!


Próxima sexta-feira, o maior evento esportivo vai ser transmitido "oficialmente" pelas 3 principais redes de TV do país; agora qual emissora leva vantagem e qual leva desvantagem na transmissão? A resposta é bem simples vamos analisar seus históricos.



A Band nos anos 90, tinha como slogan - O canal do esporte, e de fato a emissora se consolidou nessa categoria de exibir grandes modalidades esportivas e com exclusividade também.


Mas o que é a Band hoje? Sem a antiga Traffic Marketing Esportivo, o canal do Morumbi é apenas uma "retransmissora" da Globo na exibição do esporte. Uma outra desvantagem da Band, foi a perda de seu maior narrador - Luciano do Valle que nos deixou há dois anos atrás! Apenas opinião deste colunista, quem deveria ter ficado no lugar do Luciano era o Silvio Luis, mas o canal optou pelo Téo José.


O Téo é o narrador titular da Band e podemos ver sua performance na desastrosa Copa de 2014. Com muitos jargões e frases como "O Fred vai te pegar"( não pegou nem gripe ), Téo parecia mais um "Galvão Bueno da Band" e ficou muito aquém do saudoso Luciano do Valle. E sem falar também do sotaque carregado do comentarista Neto que testava a paciência do telespectador que não queria assistir o evento na Globo.


E a pergunta que não quer calar - como a Band perde um profissional do porte de Nivaldo Prieto?




Record - a emissora se gabou de alguns eventos exclusivos que exibiu, mas isso não a deixou na liderança como a mesma esperava! O trágico Pan de Toronto foi um exemplo disso. A emissora da Barra Funda pode transmitir com exclusividade que evento for, mas enquanto não tiver um alicerce, ou seja, o canal quer começar logo de cima não por baixo - o telespectador não vai escolhê-la de uma vez por todas!


Colocar Reinaldo Gottino( sem preparo algum ) pra narrar algumas das modalidades é o fim da picada. Gottino parece mais estar narrando uma perseguição policial do que o desempenho dos atletas em tal competição. Antes a equipe de narradores do canal da Barra Funda era de profissionais experientes e já conhecido do público como: Luiz Alfredo, Oliveira Andrade, Dr Osmar de Oliveira, Nivaldo Prieto, e hoje conta com nomes desconhecidos da TV aberta como Eduardo Vaz, Lucas Pereira.


Na Record parece que tudo é feito de qualquer jeito, até porque o setor de esportes já não é mais comandado por alguém do ramo e, sem tradição esportiva - fica pro leitor/telespectador imaginar qual será o ibope da emissora nesta transmissão- não exclusiva.




Globo - com uma equipe de profissionais de alto nível e carimbada nas transmissões, ainda é a melhor opção para o público que ama o esporte. Se você acha o Galvão Bueno chato releve ou então mude de canal - ainda sim ele faz uma grande narração!


Olha só o Luís Roberto que é um baita narrador ( créditos ao nosso colunista Tempestade Noturna ), diferente do Reinaldo Gottino que é jogado de qualquer jeito pra ser narrador; Luis Roberto se aperfeiçoou em transmissão esportiva no Rádio pra depois ganhar destaque merecido na TV.


Na época do trágico acidente que vitimou Ayrton Senna, Luis Roberto já narrava pelo rádio a Fórmula 1 - daí vemos como a Globo é super profissional, há exceções? Claro que há - não gostei do Alex Escobar como narrador na Copa de 2014 e pra essas Olimpíadas tem a estreia de Glenda Kozlowski como narradora - boa sorte pra ela!



SBT - pra quem não gosta de esportes a emissora certa é o canal mais feliz do Brasil com seus programas de auditório, infantis e aí sim o canal leva vantagem e muita em não exibir o evento. Sabe quando você está em uma barraca de praia e pra onde você vai, só encontra o refrigerante de cola, porém há o famoso refrigerante de cola "C", depois o refrigerante de cola "P", depois o "Z"; e pra quem não gosta de refrigerante de cola há uma barraquinha que vende o refrigerante de guaraná"A" e é aí que entra o SBT.




Essa coluna deseja boa sorte ao Brasil nessas Olimpíadas e deixando claro que o nosso maior desejo é ver um Brasil campeão - vencedor na erradicação da pobreza, da corrupção, gerando mais empregos e proporcionando uma educação, saúde e segurança de qualidade para seus moradores.


______________________________________ Locutor/Comunicação


Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page