As Estações da Vida
Quando paramos para observar a nossa volta, percebemos que as coisas simples e cotidianas podem nos trazer grandes lições de vida. A natureza em geral é uma delas, as fases da lua, uma semente plantada e as estações do ano.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra e seu movimento em torno do sol chamado translação. Estas estações tem grande influência não só no clima como são responsáveis pelos alimentos, paisagem e na rotina de homens e animais.
Nossa vida também está em constante movimento e somos como as estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
A Primavera antecede o verão trazendo muita beleza ao ambiente deixando tudo mais belo e agradável. Vemos muitas coisas lindas acontecerem, os sonhos brotam assim como as flores.
Durante o Verão, a alegria toma conta, somos cheios de energia, aproveitamos ao máximo cada raio de sol, e contagiamos todos a nossa volta. A esperança fica forte e colhemos muitos frutos.
No Outono, vemos alguns sonhos e projetos voarem como folhas ao vento, a paisagem fica mais triste, no chão podemos ver folhas de todas as cores e tamanhos que parecem mortas sem nenhuma utilidade. Assim como nossos sonhos que se vão e parecem que a vida acabou. Às vezes algumas perdas mesmo doendo trazem renovação para que um novo ciclo se inicie.
Quando chega o Inverno, queremos hibernar até que as dores/problemas e decepções passem.
Trancamos-nos em nós mesmos e queremos nos proteger de tudo quanto querem nos ferir. As árvores parecem mortas por fora, mas por dentro ainda existe a vida ainda que a dor seja a prova disso. O interessante é que esta estação sucede o Outono e antecede a Primavera.
Mas o tempo não para e enquanto Deus permitir, a cada ano estaremos mais fortes superando as perdas, e aproveitando o que há de melhor em todas as estações da nossa existência.
Curiosidades
Significado dos nomes: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Primavera – de primo vere, significa princípio de boa estação.
Verão – de veranum tempusi, quer dizer tempo da frutificação.
Outono – de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso.
Inverno – de tempus hibernus, significa tempo de hibernar.
Estações do Ano e a Mitologia
Antigamente, os mitos eram criados para representar e explicar a realidade vivida pelos povos naquele período. Na Mitologia Grega, o Mito de Perséfone era a justificativa simbólica daquela época para que fosse possível compreender o funcionamento das estações do ano.
Demeter, deusa da agricultura, vivia com sua filha Perséfone, uma jovem muito bela e cortejada.
Certa vez, Perséfone estava passeando em um belo campo, quando de repente, o chão se abriu e surgiu Hades, deus dos mortos, levando Perséfone para as profundezas da terra. Quando Demeter foi em busca de sua filha, não a encontrou em lugar algum. Foi então que, já quase sem esperanças, soube que Hades havia arrastado sua filha junto com ele.
Enfurecida, Demeter considerou a terra uma traidora por ter dado passagem a Hades e ordenou que tudo secasse e morresse. Com a terra morta, os deuses deixaram de receber suas oferendas e foram reclamar com Zeus que, não tenho muito o que fazer, pediu que Hades fosse avisado para devolver Perséfone a Demeter.
Hades então pensou em fazer um acordo com Demeter, quando a invocou para uma conversa e disse que Perséfone já havia comido uma romã, a fruta dos mortos, o que significava que ela já pertencia ao submundo. Demeter sem enxergar outro caminho, foi até Hades tentar um acordo, pois sabia que ele seria irrevogável e nem mesmo Zeus poderia intervir.
Foi decidido então que Perséfone passaria a ocupar dois lugares na história: filha adorada de Demeter e rainha dos infernos de Hades. Perséfone ficaria então seis meses com sua mãe e os outros seis com seu amado, sendo feita assim a divisão das estações do ano. Os meses de Perséfone com Demeter corresponderiam ao período de primavera - verão, pois era o tempo de felicidade para a terra, onde havia flores e vida; já os meses com Hades seriam outono - inverno, pois era o período
triste e gelado da terra.
Fonte - http://estacoes-do-ano.info/