Diamantes Negros da História
- Por Simplesmente Rosa
- 20 de nov. de 2015
- 5 min de leitura

Olá leitores do Recreio! Prazer em tê-los aqui!
Hoje é comemorado em algumas cidades do país o Dia da Consciência Negra. Vou falar um pouco sobre três personalidades que deixaram suas marcas através das lutas em prol dos direitos dos negros e da igualdade. São eles Martin Luther King, Nelson Mandela e Bob Marley.
Martin Luther King
"Eu tenho um sonho de que um dia meus
quatro filhos vivam em uma nação
onde não sejam julgados pela cor
de sua pele, mas pelo seu caráter."
Foi um pastor batista protestante dos Estados Unidos nascido em

15 de janeiro de 1929. Ficou conhecido pelo seu ativismo político combatendo o preconceito e racismo contra negros e mulheres de uma forma pacífica como meio de construir um mundo melhor.
Suas inspirações vinham dos ensinamentos de Jesus e de Mahatma Gandhi. Era considerado um grande orador, eloquente e tinha a capacidade de atrair as pessoas.
Seu ativismo teve destaque quando se envolveu no caso em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um branco no ônibus sendo presa pela “audácia”, Martin Luther King Jr organizou um boicote aos transportes públicos pelo fim da segregação racial. Chegou a ser preso por isso, mas sua luta alcançou o objetivo, o fim da segregação racial nos transportes em 1956.

Após esta conquista não se acomodou e continuou participando e organizando vários protestos e passeatas sempre lutando pelos direitos civis dos negros sempre de forma pacífica.
Um dos destaques foi a Marcha sobre Washington realizada 28 de agosto 1963 contra o fim da Segregação racial, no qual proferiu seu famoso discurso “I Have a Dream” (Eu tenho um sonho, considerado um dos melhores discursos de todos os tempos) no qual frisava a necessidade de união e coexistência entre negros e brancos, obtendo resultados favoráveis a causa como a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965.

Sua luta e este discurso lhe renderam muitos frutos, sendo reconhecido em mídias como a revista Time e se tornou em 1964 a pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz até então.
Foi assassinado a tiro em 1968 por um branco racista, e sua morte desencadeou graves tumultos. Mas seu legado não ficou restrito aos EUA ou as pessoas que presenciaram aquele momento, servem como inspiração até hoje em diferentes partes do mundo para todos aqueles que anseiam por paz, respeito e igualdade entre irmãos.

Nelson Mandela
"Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor de sua pele, por sua origem
ou ainda por sua religião. Para odiar,
as pessoas precisam aprender,
e se podem aprender a odiar,
elas podem ser ensinadas a amar."
Nascido em 18 de julho de 1918 numa família de nobreza tribal,

Rolihlahla Dalibhunga Mandela ou simplesmente Nelson Mandela foi um advogado, ativista político, líder rebelde e símbolo sul-africano conhecido internacionalmente pela sua luta contra o regime segregacionista do Apartheid dedicando sua vida a esta causa. Influenciado pela própria cultura tribal e pela cultura europeia passou pelas melhores instituições de ensino da época.
O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos mesmo sendo minoria controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais, não podia sequer haver casamentos inter-raciais.

Mandela era a favor da luta pacífica contra o Apartheid, mas passou a defender a luta armada após o “Massacre de Shaperville” (21/03/1969) onde 69 manifestantes foram mortos pela polícia sul-africana.
Tornou-se comandante do “Lança da Nação” um braço armado do CNA despertando a ira do governo segregacionista que passou a perseguir ainda mais os líderes da facção. Era considerado terrorista, foi preso e condenado à prisão perpétua, passando 27 anos em uma ilha de trabalhos forçados tornando o preso “466/64”.

Após sua prisão e desarticulação do movimento antiapartheid, novos movimentos surgiram e a luta continuou, despertando a atenção da comunidade internacional que passou a exigir sua libertação. Liberto, reconduziu o processo que deu fim a luta contra o Apartheid.
Eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, não se acomodou com o fim do Apartheid, mas lutou também para promover a reconciliação interne do país, para que a segregação não mudasse de lado.

O que mais impressiona na trajetória de Mandela, é o fato dele não se aproveitar do status que adquiriu em benefício próprio, com o fim de seu mandato se afastou da política dedicou se a causas humanitárias, como a luta contra a AIDS.
Foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz, dentre muitas congratulações, prêmios e homenagens ao redor do mundo.
Mandela faleceu dia 05 de dezembro de 2013 por infecção pulmonar aos 95 anos, mas sua história e legado não serão esquecidos pelas próximas gerações.
Bob Marley
"Enquanto a cor da pele for mais importante
que o brilho dos olhos, haverá guerra".
Bob Nesta Marley foi um cantor, guitarrista e compositor

jamaicano. Tornou-se o maior propagador do reggae popularizando o gênero. Nascido em 6 de fevereiro de 1945, filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês e de uma adolescente negra Cedella Booker do norte da Jamaica. Por incrível que pareça, Marley sofreu preconceito por ser mulato em sua terra.
Diferente de Mandela e Luther King usou a música como forma de promover a paz, igualdade social e preservação ambiental. É considerado o Rei do reggae, um dos maiores cantores de todos os tempos e lembrado pelos seus pensamentos e ideias.

Bob Marley era adepto da filosofia rastafári promovendo o movimento em todo mundo, também um grande defensor da planta Cannabis, usada por ele no sentido da comunhão. No movimento rasta, os dreadlocks representam a força espiritual, as raízes que une o homem à Mãe África.
Recebeu vários prêmios e homenagens em todo o mundo, inclusive póstumos. Faleceu no dia 11 de maio de 1981 em decorrência de Câncer, mas sua música continua viva atravessando gerações. Após a sua morte, a data do seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado nacional na Jamaica.

O fato de não apreciar a Cannabis, não impede que eu tenha grande admiração por alguém que usou seu dom para promover a paz e igualdade de uma forma tão linda como a música.
Leituras indicadas:
A Autobiografia de Martin Luther King
Discursos que Mudaram a História
Nelson Mandela - A Luta da Minha vida (1989) - autobiografia
Conversas que tive comigo (2010)
Vencer é Possível (1998)
Bob Marley Por Ele Mesmo – 2004
Bob Marley
Queimando Tudo - A Biografia Definitiva de Bob Marley
O Futuro É O Começo: Os Ensinamentos De Bob Marley Por Ele Mesmo