top of page
Buscar

[1/5] ESTREIA | Grandes Coberturas Jornalísticas

  • Danilo Marroni
  • 23 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Bem vindos caros leitores do Recreio!

Serão 15 notícias no total, dividos em 5 episódios nesses próximos cinco dias.


O Grandes Coberturas Jornalísticas já começa com casos de enormes repercussões na época em que ocorreram, quando a imprensa em geral destacou e abriu enorme espaço para noticiá-los.


Mesmo em casos que se deram por aqui, no Brasil, foram separados todos nos quais a mídia no exterior também deu grande destaque:



Uma noite de show acabou em tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 27 de janeiro de 2013. Foi a maior tragédia em 50 anos, que resultou na morte de 240 vítimas, sendo a maioria por asfixiação pela fumaça tóxica. O fogo se deu por conta de uma apresentação pirotécnica da banda Gurizada Fandangueira. As vítimas eram em maioria jovens que acabara de se formar em uma Universidade da cidade. O dono e um sócio da casa de shows, e dois integrantes sobreviventes da banda foram presos. O alvará do local estava vencido, os bombeiros responsáveis pela averiguação e autorização de funcionamento tiveram de prestar contas.




Junho de 2013 ficou marcado pela série de manifestações desencadeada, a princípio, pelo aumento do valor da passagem de ônibus que foi encabeçada pelo Movimento Catraca Livre e foi se espalhando por diversas capitais. Governos e líderes políticos recuaram e invalidaram o reajuste nas tarifas. Os protestos foram tomando proporções imensas à medida na qual as passeatas foram adotando novos rumos. Tido como um movimento jovem e apartidário, a indignação pelo reajuste desencadeou novas aversões tendo como base a má administração pública no Brasil entre os dias 13 e 18 de junho daquele ano. Nos locais dos protestos, houve vandalismo e depredações como forma de chamar atenção, sendo que no último dia, ocorreu a tentativa de invasão à prefeitura de SP. Houve repercussão internacional e até manifestações de brasileiros no exterior.




Foram trinta e três o número de mineiros soterrados na Mina do Cobre em San José, norte do Chile, em 5 de agosto de 2010. Se passaram 17 dias de buscas, 69 dias totais de aflição dentro da Mina, e 33 para montar o esquema de perfuração em uma mega operação de resgate que durou 24 horas para a retirada dos soterrados. A perfuração teve 720 metros de profundidade. Os mineiros (entre 32 chilenos e 1 boliviano) receberam instruções de apoio, como exercícios, e entretenimentos como vídeo games, DVD’s e MP3’s, através de uma cápsula até que todo o processo de resgate ficasse pronto. O fato ganhou um filme: “The 33” (direção de Patricia Riggen, tendo astros como Antonio Banderas e Rodrigo Santoro no elenco). Parte das vítimas, contudo, vistas em reportagens recentes, sofrem de depressão e/ou síndrome do pânico.






Amanhã, terça - 24, tem a segunda parte do Grandes Coberturas Jornalísticas. Fique ligado! Continue no Recreio e acompanhe a estreia de "Sociedade em Foco - por Douglas Nascimento". Até!






Apoio:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/04/familias-de-vitimas-da-chacina-de-realengo-mantem-luta-contra-bullying.html

http://arte.folha.uol.com.br/poder/operacao-lava-jato/

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Pior-vazamento-de-petroleo-completa-cinco-anos/

Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page