top of page
Buscar

Especial "Bora Lá?" | Conheça as belezas encantadoras de João Pessoa-PB.

  • Matheus Dias
  • 24 de nov. de 2015
  • 4 min de leitura

Quando se fala em "Nordeste", a primeira coisa que vem na cabeça de muitos, infelizmente, é "seca e pobreza". Mas, pra acabar de vez com esse pré-conceito ridículo, o "Recreio" preparou para você mais um especial. Vamos mostrar as belezas encantadoras de vários lugares dessa região que é um verdadeiro "pedacinho do céu".


Preparados? Então, Bora lá?


No nosso primeiro "Bora Lá?", começamos viajando por um lugar fantástisco do nosso Nordeste. João Pessoa-PB, aí vamos nós!


João Pessoa-Paraiba

Com 791.438 habitantes, João Pessoa é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 24ª do Brasil e sua região metropolitana, formada por mais onze municípios, tem uma população de 1. 253. 929 pessoas, segundo a ultima pesquisa do IBGE, realizada em 2015, a sexta maior cidade do nordeste brasileiro.


Uma das capitais de melhor qualidade de vida do Brasil, João Pessoa possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda.

Centro Histórico

Igreja de São Francisco

Suas origens remontam à chegada ao local, em 1588, do Frei Melchior de Santa Catarina, incumbido de instalar uma missão franciscana. O convento foi fundado em 1589, com projeto do Frei Francisco dos Santos, quatro anos após a ocupação da região pelos portugueses, e foi concluído no ano de 1591 pelo Guardião Frei Antônio do Campo Maior, mas sua conformação presente é fruto de várias reformas efetuadas nos séculos XVII e XVIII.

Hotel Globo

O Hotel Globo está localizado na praça de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa, Brasil. Construído em 1929 pelo hoteleiro Henriques Siqueira ("Seu" Marinheiro), atualmente o hotel serve de museu, onde apresenta mobílias e peças de Art Déco utilizadas pelos hospedes. Conhecido também por apresentar uma privilegiada vista para o Rio Sanhauá e ao pôr-do-sol de seu jardim.

Em 1978, foi tombado pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba), por apresentar uma arquitetura singular, junto aos traços característicos da primeira metade do século XX em João Pessoa.


Ponta dos Seixas - Farol do Cabo Branco

João Pessoa é conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro nas Américas".


O Farol do Cabo Branco localiza-se sobre uma falésia na praia de Cabo Branco em João Pessoa. A construção situa-se cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Americas. O farol, que tem uma forma triangular única no país, é um dos mais importantes e visitados cartões postais da capital paraibana.


Estação Ciência Cultura e Artes - Cabo Branco

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008.

O complexo possui 8.510m² de área construída e é composto por um conjunto cinco edifícios. Entre eles uma torre espelhada erguida em forma octogonal, com 43 metros de distância entre lados opostos e apoiada sobre uma parede cilíndrica com 15 metros de diâmetro. É a principal edificação entre as cinco que compõem o complexo.

Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima

O Centro de Convenções de João Pessoa foi projetado para ser um dos mais modernos do país, com todos os equipamentos necessários para realização de grandes projetos. Sua estrutura é composta por 4 prédios principais: a Torre do Mirante, o Pavilhão de Feiras e Exposições, o Pavilhão de Congressos e Convenções e o Teatro Pedra do Reino.


Diversos eventos globais já ocorreram por aqui. Em 2014, sediou a RoboCup, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Este ano a 'Expotec – Inovação ao Extremo' reuniu cerca de três mil profissionais das áreas de Software Livre. O evento "Internet Governance Forum" da ONU aconteceu agora em Novembro e recebeu cerca de 1.800 participantes.

Praias

Cabo Branco

Cabo Branco é uma praia urbana de areia fina e batida e ainda apresenta coqueiros e falésias vivas, denominação dada pela ação dos fenômenos naturais que atuam nas falésias de até 40 metros.


Areia Vermelha

A pequena ilha batizada de Areia Vermelha, na Paraíba, é destino que pode combinar com diferentes programas. Dependendo da época escolhida, ela pode ser considerada um paraíso onde é possível encontrar isolamento e águas calmas.


Com vista para as cidades de João Pessoa e Cabedelo, ela é parte do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. O local é um banco de areia temporário localizado a 15 minutos da Praia do Poço e que só aparece durante a maré baixa.

Tambaú

Tambaú possui 8 km de extensão, é composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azuladas. Uma das praias preferidas dos banhistas que visitam a cidade.


Parque Solon de Lucena (Lagoa)

O Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Lagoa, é um dos principais símbolos da cidade, o parque situa-se no centro da capital paraibana e apresenta belos jardins e uma lagoa, ao centro, com um grande espelho d'água circular cercado por palmeiras-imperiais.


Seus canteiros, cujas obras e conceito contaram com a participação em 1940 do célebre paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, têm várias espécies de árvores do bioma da mata atlântica, como ipês, pau-brasis e acácias, além de um extenso bambuzal. Contudo, os ipês-amarelos são as árvores que mais chamam a atenção do público em virtude de suas tradicionais floradas, vistas de setembro e novembro de cada ano.



Lindo demais! Esses foram apenas alguns dos principais pontos turisticos da cidade. Na proxima edição, traremos mais belezas do nosso Nordeste.


Espero que tenham gostado! Até a próxima!!!


Apoio:

Wikipedia

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Cecon

G1 Paraiba

Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page