top of page
Por Simplesmente Rosa

Isso, isso, isso! Um ano sem o mito do humor!


Olá queridos leitores do Recreio!

Bom ter você aqui mais uma vez! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


Hoje, 28 de novembro de 2015, completa um ano de falecimento de Roberto Gómes Bolaños.

Roberto Gómez Bolaños foi um humorista mexicano, escritor, ator produtor de cinema, televisão e teatro. Nasceu na Cidade do México, no dia 21 de fevereiro de 1929, estudou Engenharia Elétrica, contudo nunca exerceu a profissão, mas chegou a trabalhar como redator em uma agência publicitária. Ficou famoso mundialmente por interpretar os personagens "Chaves" e "Chapolin".

Sua carreira artística começou no final da década de 1950 e início de 1960, sendo roteirista dos programas “Cómicos y Canciones” e “El Estudio de Pedro Vargas” que tiveram grande êxito. Em 1968 foi contratato por um canal de TV mexicano fazendo pequenas participações até que com o sucesso do quadro foi ganhando mais espaço e passou a chamar-se “Chespirito” apelido que Roberto Bolaños recebeu de um diretor de cinema que comparava seus textos ao de Shakespeare ("Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare).


No dia 01 de setembro de 1972, foi ao ar o personagem “Chapolin Colorado” com sua marreta biônica, um super (anti)-herói desastrado que fazia paródias dos heróis americanos. Suas frases viraram bordões, entre elas, Minhas anteninhas de vinil estão detectando a presença do inimigo", “Não contavam com minha astúcia”, “Sigam-me os bons” e “Se aproveitam da minha nobreza”. A série teve seu último episódio gravado em 14 de outubro de 1979.


O personagem “Chaves” surgiu logo em seguida. Em 20 de junho de 1971, foi ao ar o primeiro episódio, onde fazia o papel de um garoto travesso de oito anos, que morava em uma vila. Seus bordões que ficaram famosos foram: “Foi sem querer querendo”, “Isso, isso, isso”,” E zás, zás,...”, "Tá bom, mas não se irrite", "Ninguém tem paciência comigo!", "É que me escapuliu","Pi pi pi pi pi pi" (choro). A série teve seu último episódio gravado em 06 de janeiro de 1980.


O Chaves é chamado por todos os moradores da vila apenas pela palavra "chavo", que é uma gíria que no México significa "menino", "garoto" ou "moleque". Essa palavra também pode ser usada no feminino, como "chava", para se referir a uma menina. Como o termo não existe no Brasil e o nome "Chavo" soaria estranho na dublagem em português, o personagem ganhou o nome de "Chaves" na dublagem brasileira.

Na vida pessoal o artista foi casado durante vinte anos com Graciela Fernández Pierre, com quem teve seis filhos. Em 2004 casou-se com Florinda Meza, a atriz que interpretou a Dona Florinda no seriado Chaves com a qual mantinha um relacionamento.



A história do Chaves no Brasil


No Brasil sua história está entrelaçada com o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), emissora criada 19 de agosto de 1981 antiga TVS. Para complementar a programação da emissora, Silvio Santos comprou um pacote de produções da Televisa com baixo custo, entre eles alguns episódios de Chaves. A principío o seriado não agradou a direção da TVS/SBT nem mesmo Silvio Santos, mas como fazia sucesso na América Latina, decidiu colocar no ar.


A estreia de Chaves no Brasil foi com o episódio "O Caçador de Lagartixas" no dia 24 de agosto de 1984 no programa do Bozo, desde então o sucesso não parou mais por aqui. Com um humor simples e bem infantil, a série cativou todos no Brasil, com seus bordões e personagens carismáticos e peculiares como Seu Madruga, Kiko, Dona Florinda, Bruxa do 71, Seu Barriga, Professor Girafales, Nhonho, Chiquinha entre outros que foram entrando no decorrer dos episódios.


Muito amado, o seriado ganhou hirário próprio, teve altos e baixos, foi tirado do ar por um curto tempo, mas a pedido dos fãs foi colocado na programação novamente, é um coringa da emissora na guerra pela audiência de adapitando em variados horários. Chaves resistiu e continua no ar depois de 30 anos no Brasil, e há 40 anos em toda a América Latina, assim entrando para a história da televisão. Recentemente foi transformado em desenho animado.

Em 2013, Bolaños foi condecorado com o prêmio “Ondas Ibero-americanas” pela trajetória destacada na televisão mundial. Roberto Goméz Bolaños faleceu em Cancún, no México, no dia 28 de novembro de 2014, em consequência de problemas respiratórios e da diabetes.

Abaixo uns vídeos bem conhecidos deste ícone do humor mundial.


Chaves - Que Bonita Sua Roupa - Clipe Completo E Com Créditos



Se você é jovem ainda - Chaves




Obrigada pela atenção

e até as próximas postagens!

Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page