Especial "Bora Lá?" | Encante-se com as belezas de Natal-RN
- Matheus Dias
- 1 de dez. de 2015
- 5 min de leitura

Seguimos com o nosso especial "Bora lá?", mostrando as belezas incriveis do Nordeste brasileiro. Hoje, você vai conhecer mais um lugar encantador. Natal-RN, aí vamos nós!!!
Natal - Rio Grande do Norte

Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal.
Fundada em 1599, às margens do Rio Potenji, a cidade é conhecida mundialmente e conta com importantes monumentos, parques e museus e pontos turísticos. É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, hoje localizada no município limítrofe de Parnamirim.
Centro Histórico
Teatro Alberto Maranhão

O Teatro Alberto Maranhão (TAM) é um teatro centenário localizado no bairro da Ribeira, na cidade de Natal. Um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte, foi projetado pelo engenheiro José de Berredo e teve suas obras iniciadas em 1898, sob a direção do major Teodósio Paiva. Foi inaugurado no ano de 1904, sendo que na época, o teatro era denominado Carlos Gomes.
Coluna Capitolina

Monumento presenteado a Natal pelo então ministro italiano Benito Mussolini, para comemorar a travessia do atlântico, realizado em 1928, pelos aviadores Carlo Del Petre e Arturo Ferrarin. A inauguração do monumento ocorreu em 8 de janeiro de 1931. O monumento foi por vezes considerado um símbolo fascista. Em 1935, durante a Intentona Comunista, a coluna chegou a ser derrubada.
Ponte Newton Navarro

A Ponte de Todos - Newton Navarro liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potengi. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.
Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi inaugurado em 21 de julho de 2008 com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua filha Anna Maria Niemeyer e também o arquiteto paulista Jair Valera, deve seu nome a Nivaldo Monte, bispo brasileiro e arcebispo da cidade. O parque ocupa 64 hectares, localizado entre os bairros deCandelária, Cidade Nova e Pitimbu. É a primeira Unidade de Conservação Municipal objetivando preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar, constituindo uma das mais belas paisagens dunares do Rio Grande do Norte. Sua estrutura abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com 45 metros de altura, constituindo memorial da cidade e mirante.
Parque Estadual Dunas de Natal - Bosque dos Namorados

O Parque Estadual Dunas de Natal "Jornalista Luiz Maria Alves", mais conhecido simplesmente como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados, é uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica situada no coração da cidade de Natal.
Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977, o Parque das Dunas foi a primeira unidade de conservação ambiental implantada no estado do Rio Grande do Norte. É parte integrante da reserva da biosfera da Mata Atlântica reconhecida pelaUNESCO e, por isso, declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade. O parque distribui-se por vários bairros da zona sul e leste da cidade, se estendendo ao longo da Via Costeira, onde abriga também o Centro de Convenções de Natal.
Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão

O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão está localizado no Largo Dom Bosco da Praça Augusto Severo, no bairro daRibeira, na cidade de Natal. Está instalado no prédio da antiga rodoviária de Natal que foi totalmente reformulado para abrigar o museu.
O museu visa preservar a cultura popular potiguar num espaço de cerca de 350 metros quadrados, onde está exposto um acervo de aproximadamente 1.500 peças, de cerca de 400 artistas populares. O visitante ainda pode acessar os "totens eletrônicos", que possibilitam conhecer em textos, fotos e vídeos um pouco da vida e obra dos artistas populares potiguares. Além disso há três grandes telões instalados em salas especiais que exibem mais de 200 horas de vídeos de forma continua. O museu também dispoe de espaço para exposições temporárias.Foi inaugurado em 22 de agosto de 2008, dia do folclore.
O Maior Cajueiro do Mundo

O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal.
A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros. O cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.

O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhosda árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de dois cajueiros. O maior, que sofre da mencionada anomalia, cobre aproximadamente 95% da área do parque; existe também um outro cajueiro, plantado alguns poucos anos antes, que não sofre da anomalia.
Praias
Maracajaú

A Praia de Maracajaú também conhecida como o caribe brasileiro, fica a 60 Km ao norte de Natal e é famosa pela barreira de corais localmente conhecido como os parrachos, distante 7 Km da costa, os parrachos durante a maré baixa se transformam numa imensa piscina natural de água cristalina.

Com profundidade variando entre 1.0 e 3.0 m e com uma bela e rica fauna e flora marinha, é considerado um dos 10 melhores locais do Brasil para prática de mergulho livre (snorkeling) e por suas condições naturais é excelente para prática do batismo de mergulho autônomo. Mas além dos Parrachos, Maracajaú têm belíssimas dunas e lagoas, onde se pode passear de Quadriciclo e Stand up na lagoa Piracabus.

Genipabu

Genipabu está localizada no município de Extremoz, distante 25 km de Natal-RN. Assim como as praias do litoral sul do Rio Grande do Norte, as do litoral norte também são belíssimas. Dunas e sol compõem um cenário que fará você se sentir num oásis. Além disso, as águas mornas proporcionam proveito melhor do banho nas lagoas de águas claras e doces.

Todas as pessoas que vêm à Genipabu querem conhecer as dunas que já foram cenários de novelas como Tieta do Agreste (1989), O Clone (2001) e, mais recentemente, Flor do Caribe (2013). O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu está situado numa Área de Preservação Ambiental (APA), a 20km do centro de Natal.

Genipabú é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de búgui e de dromedários. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Pode-se também passear de jangada e de jet-ski. De búgui, pode-se, também, conhecer a lagoa, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o “esquibunda” e o “aerobunda”.
Ponta Negra

Ponta Negra é a mais famosa e visitada praia urbana de Natal RN e abriga o mais singular cartão postal do Estado: o Morro do Careca. Localizada no bairro de mesmo nome, essa praia é a principal opção de lazer para turistas e natalenses.
Demais! Natal é sem dúvidas um dos lugares mais lindos do Brasil.
Na próxima semana você vai conhecer mais um lugar maravilhoso do nosso Nordeste. Obrigado, até mais!
Fontes:
Natal Praias
Férias Brasil
Wikipédia