top of page
Jackson Gomes

Revivendo a Infância


Olá leitores, está inaugurado oficialmente o nosso espaço para lembrar desenhos e seriados que fizeram sucesso quando éramos crianças. Para a estreia escolhi entre tantas boas produções que merecem fazer parte dessa coluna, uma que considero muito especial, sobre um repórter belga que está sempre tentando desvendar mistérios com um cão como seu fiel companheiro, sim, estou falando de Tintim e seu cão Milu, que são os destaques do clássico desenho "As Aventuras de Tintim".

As Aventuras de Tintim é uma série de animação franco-canadense baseada na série de livros "As Aventuras de Tintim", criada por Hergé. Estreou em 1991, teve 39 episódios de 25 minutos produzidos pela Ellipse Animation (França) e pela Nelvana (Canadá) em três temporadas. No Brasil é transmitido na TV Aberta pela Cultura desde a década de 1990, a partir de 2012 passou a ser transmitido também pelo canal Futura captado via UHF ou Parabólica.

Personagens:

Tintim

Um jovem repórter que viaja o mundo em busca de aventuras enfrentando perigos e desvendando mistérios. Quase todas as aventuras retratam Tintim trabalhando, empenhado em suas investigações jornalísticas.

Milu

Um cão fox terrier branco, companheiro de Tintim. Eles regularmente salvam um ao outro de situações perigosas.

Capitão Haddock

Um capitão navegador de origem controversa, é o melhor amigo de Tintim, e foi introduzido no episódio "O Caranguejo das Tenazes de Ouro". Haddock foi inicialmente descrito como um personagem fraco e alcoólatra, tendo mais tarde, porém, se tornado mais respeitável.

Dupont e Dupond

São dois detetives desajeitados que, mesmo sem terem parentesco parecem gêmeos, tendo uma única diferença física: a forma de seus bigodes.

Professor Girassol

É um cientista quase surdo, que entende e age diante de tudo de maneira equivocada como resultado de sua deficiência auditiva. É um personagem menor mas que aparece regularmente nas aventuras de Tintim.

Bianca Castafiore

É uma cantora de ópera, a quem o capitão Haddock absolutamente despreza. Contudo, ela constantemente aparece de súbito onde quer que eles estejam, junto com sua criada Irma e o pianista Igor Wagner.

Curiosidades

  • Os quadrinhos com "As Aventuras de Tintim" foram reunidos e publicados em 23 livros entre 1929 e 1976.

  • Hergé, o cartunista criador do personagem Tintim, foi bastante criticado por ter continuado a publicar as histórias do jovem repórter belga em jornais controlados pelos nazistas, durante a ocupação da Bélgica na Segunda Guerra Mundial.

  • O Brasil conheceu Tintim na década de 1980, época em que a editora Record publicou o primeiro dos nove volumes de histórias lançados no país. Os quadrinhos do herói foram traduzidos para 45 línguas diferentes.

  • Nos países onde a língua mãe é o árabe, Tintim muda a grafia de seu nome. É conhecido como Tantam, que na verdade corresponde à pronúncia francesa. No Brasil, a pronúncia é aportuguesada.

  • O ator e dublador carioca Oberdan Júnior emprestou sua voz para Tintim na versão brasileira do desenho animado. Na França, Tintim é dublado por Thierry Wermuth e nos Estados Unidos, por Colin O’ Meara.

  • Em 2011, Steven Spielberg dirigiu o longa de animação "As Aventuras de Tintin". O diretor era fã do personagem há 30 anos e declarou que fez o filme por pura diversão. O roteiro é baseado em 3 quadrinhos de Tintim.

  • Hergé morreu no dia 3 de março de 1983, aos 75 anos. Ele está enterrado no Cemitério Uccle, em Bruxelas, na Bélgica.

  • O autor deixou ordens expressas para que não fossem produzidas novas aventuras para Tintim depois de sua morte.

  • O nome francês Milou (do cão de Tintim) foi atribuído como uma referência indireta a uma namorada da juventude de Hergé, Marie-Louise Van Cutsem, que tinha o apelido de "Milou".

  • Tintim tem seu topete como marca especial do personagem, mas nem sempre ele teve esse visual, seu cabelo só levantou depois que o jovem apanhou vento durante uma perseguição policial, no quadrinho "Tintim no País dos Sovietes". Ficou assim para sempre!



Obrigado pela presença! Espero que tenham gostado e já os aguardo ansiosamente no próximo sucesso a ser lembrado no "Revivendo a Infância".


Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page