O que é beleza para você?
Olá queridos leitores do Recreio!
Hoje o Sutilmente começa perguntando
se você concorda com a seguinte frase:
“As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”
Vinicius de Moraes
Muitos foram/são os conceitos de beleza no decorrer dos tempos aos dias atuais. Fatores culturais também contribuem, na Tailândia, por exemplo, tem as famosas mulheres girafas, na China as mulheres com pés super pequenos, as brasileiras no exterior são sempre lembradas pela “abundância” que para muitos é a preferência nacional.
Mas afinal o que é beleza? Como definir quem é belo ou não?
A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são agradáveis à vista e que são capazes de cativar o observador. No grego koiné, a beleza então era associada a "estar em sua hora/seu momento".
Houve um momento em que as mulheres mais cheinhas de carne eram consideradas padrão de beleza retratado inclusive nas artes, esta aparência estava ligada a boa saúde e reprodução. Com o passar do tempo os padrões de beleza foram sendo definidos cada vez mais magros ao quase esquelético como vemos hoje. Os meios de comunicação construíram novos valores e comportamentos que movimentam e influenciam o mercado consumidor e os padrões de beleza, hoje impera a ditadura da magreza excessiva e muitos se sentem extremamentes insatisfeitos com a aparência.
A mídia tem uma influência considerável na sociedade, ela sempre tenta impor o que devemos fazer ou tendências a seguir. Com o advento da globalização há crescente preocupação e excesso do culto ao corpo, cada vez mais as pessoas buscam desenfreadamente estarem inseridas dentro dos parâmetros impostos pela mídia moderna e sociedade, seja por meios naturais ou recorrendo a recursos extremos.
O físico “ideal” nem sempre é conquistado naturalmente, pois não leva em conta o biótipo de cada um podendo causar vários distúrbios, dentre eles a bulimia, anorexia e vigorexia.
Mas em contradição, primeiro ela te incentiva a agir de forma sedentária.
Depois querem que vocês fiquem assim
Atualmente o Brasil é um dos países que mais fazem cirurgias plásticas, pois tem características que nem mesmo com regimes, cosméticos ou exercícios se alcança o objetivo almejado. Na busca pelo padrão de beleza imposto, muitos esquecem a própria saúde e o bom senso e nem sempre os resultados são satisfatórios deixando sequelas irreversíveis.
O excesso de vaidade, aliada com o padrão de beleza veiculado e incentivado pelo marketing em geral, traz muitas consequências e mudanças comportamentais. Até mesmo as crianças são atingidas deixando a infância de lado querendo parecem adultas na maneira de se vestir e agir.
Algumas novelas, filmes e animações tiveram grande êxito abordando e questionando estes padrões de beleza impostos, a novela mexicana Alcanzar una Estrella e a colombiana “Soy Betty, La fea” sucesso mundial com versões em vários países, animações como A bela e a fera, Shrek, o filme O Diabo veste Prada entre outras obras de ficção.
A beleza não é apenas as propriedades físicas de alguém, mas certas peculiaridades também contam como a personalidade, postura, bondade, educação, comportamento, etc.
Evidentemente que cuidar da aparência física é importante, desde que haja equilíbrio, dando atenção especial a saúde e respeitando os limites do corpo e o bem estar psicológico. Não cedendo a ditaduras, tendo hábitos alimentares saudáveis e mantendo a higiene.
Pra mim uma pessoa bonita é alguém feliz e de bem com a vida. A beleza está nos olhos de quem vê e quem ama o feio bonito lhe parece. O que é bonito pra mim pode ser feio para você e vice versa. O importante é ser feliz acima de tudo!