Os casais inesquecíveis das novelas
Olá queridos leitores do Recreio!
Hoje pela primeira vez vamos falar
sobre novelas aqui no Recanto Rosa.
O conceito de novela deriva do italiano novella, que significa “notícia” ou “relato novelesco”.
No Brasil atualmente é uma forma encurtada de Telenovela, uma série de episódios fictícios do gênero romântico que sempre deixa o desfecho para os capítulos seguintes. Antigamente existia as radionovelas antes da invenção da Televisão.
A primeira novela, não só do Brasil como do mundo foi Sua Vida Me Pertence, escrita e dirigida por Walter Forster, e exibida pela extinta TV Tupi São Paulo entre 21 de dezembro de 1951 até 15 de fevereiro de 1952. O primeiro beijo da televisão brasileira aconteceu nesta novela entre os protagonistas, interpretados por Walter Forster e Lia de Aguiar , que não passou de um inocente "selinho".
Os países que mais se destacam na produção de telenovelas são Brasil, México, Colômbia, Venezuela, Chile, Argentina e Portugal. Brasil e México são as que produzem as telenovelas mais conhecidas e, consequentemente as mais exportadas, inclusive entre os dois países. As novelas no Brasil são muito valorizadas, ditando tendencias e abrindo discussões.
Toda novela que se preze precisa de uma boa história, vilã/vilão, uma trilha sonora (confiram na coluna do Magnus este tema) e principalmente uma linda história de amor.
Hoje vamos fazer uma pequena lista dos melhores casais das novelas, obvio que atualmente os/as vilões/vilãs tem chamado mais atenção que os protagonistas, mas através do YT , canais pagos, e sites relacionados, podemos conhecer muitas novelas que marcaram época e seus respectivos casais pelos quais o público torceu por um final feliz. Muitos casais foram tão apaixonados que saiu da ficção para a vida real.
1º Mônica e Juan del Diablo / João do Diabo – Corazón Salvaje / Coração Selvagem
Na história, João do Diabo (Eduardo Palomo) é um pirata, tido como bandido pelas autoridades aristocráticas é renegado por todos, mas amado pelas classes pobres.
No passado, ele descobriu que era o filho bastardo de do homem mais importante da região, mas nunca foi assumido. No presente, ele entrará em contato com as irmãs da família Altamira. Primeiramente, a sensual Aimé (Ana Colchero) que o ilude e o faz acreditar que eles vão se casar.
Enquanto isso, seu verdadeiro irmão, o nobre Andres Alcazar (Ariel Lopez Padilla) é o prometido de Monica (Edith González), a irmã de Aimé. Porém, Andres se interessa por Aimé, que não duvida duas vezes em roubá-lo da irmã e em abandonar Juan. Furioso, Juan não aceita e decide desmascará-la.
Mônica com a decepção tinha decidido se tornar freira, no entanto é boa e segue apaixonada por Andrés, não quer que se arme uma tragédia. Juan e Monica acabam se casando e descobrindo o amor verdadeiro um no outro. A química do casal foi tanta, que após alguns quando o ator Eduardo Palomo faleceu, Edite Gonzáles recebia condolências como viúva.
Corazón Salvaje adaptada do livro homônimo é uma lendária telenovela, que já havia sido um sucesso comprovado em anteriores versões. Porém, a história original de Caridad Bravo Adams versão de 1993 se tornou um clássico, uma verdadeira obra prima. Em 2009, tentaram fazer uma nova versão que foi duramente criticada e não aceita.
2º Betty e Armando - Betty, a Feia!
Beatriz Pinzón Solano (Ana María Orozco), conhecida como Betty é uma doce e competente economista que sempre sofreu com sua aparência. Ao buscar uma posição profissional, era sempre preterida por outras candidatas mais bonitas do que ela até que decide lutar por uma simples vaga como secretária da Eco Moda apresentando um currículo muito bom, porém sem foto.
Escolhida por Armando Mendoza (Jorge Enrique Abello), um belo empresário que havia assumido há pouco tempo o cargo de presidente da empresa do pai, Betty seria a secretária ideal, porque não causaria ciúmes à sua bela noiva Marcela, além de ser a pessoa adequada para acobertar suas aventuras amorosas com as modelos do casting da companhia. Mas Betty ganhou a raiva da noiva e sua amiga Patricia, pois Marcela queria que sua amiga fosse secretária e vigiasse os passos do noivo.
No dia a dia, com a convivência, Betty se apaixona perdidamente, em segredo, por seu chefe, e faz de tudo para que ele fique bem, inclusive maquiando o balçanço geral da empresa para esconder uma crise financeira na empresa.
Armando confia piamente na lealdade de Betty decide criar uma empresa fantasma no nome de Betty para proteger a sua de uma possível falência. Betty tinha um amigo Nicolas que era apaixonado por Patrícia. Para esconder seus sentimentos, Betty diz que namora o amigo. Nicolas brincalhão acaba criando um mal entendido e deixa Armando receoso. Para assegurar a total lealdade da secretária, Armando instigado por seu amigo Mário decide, a contragosto, seduzi-la. Ela, frágil e inexperiente, cai nas garras do patrão e passa a se encontrar com ele às escondidas. Porém ao brincar com os sentimentos da moça, acaba se apaixonando de verdade.
Juntos fizeram o público rir e chorar com sua história de amor que ganhou várias versões em todo o mundo, inspirando até mesmo filmes como O Diabo veste PradaNo Brasil após o sucesso de Betty, apareceu Ana Francisca de Chocolate com Pimenta.
3º Catarina Batista e Julião Petruchio – O Cravo e a Rosa
“Não me chame de favo de mel!”
Quem esquece esta frase?
Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) é fazendeiro falido, um homem cuja crença é a de que a mulher deve ser a rainha do lar. Catarina Batista (Adriana Esteves) é uma mulher moderna sem fugir dos princípios, na sociedade paulista da época de 20, tem a fama de “fera” por espantar todos seus pretendentes, recusando-se a casar despertando a fúria do pai e tristeza da irmã mais nova desesperada para se casar. Catarina tem ideias avançadas para a época e apoia o movimento feminista.
No inicio Petruchio decide domar “a fera” para com o dote livrar sua fazenda do leilão. Apesar das diferenças os dois se apaixonam, mas não dão o braço a torcer. No decorrer da trama, protagonizam cenas engraçadas e hilárias cativando o carinho do público.
4º Jade e Lucas – O Clone
Lucas (Murílo Benício) e seu irmão gêmeo viajam com o geneticista Augusto Albieri (Juca de Oliveira) Fez em Marrocos. Lá conhece Jade (Giovanna Antonelli) que já tinha morado no Brasil, mas com a morte da mãe, a muçulmana vai morar com o tio que seguindo os costumes procura marido para suas sobrinhas.
Eles se apaixonam perdidamente mas são impedidos de ficarem juntos devido aos costumes muçulmanos defendidos rigorosamente pelo tio de Jade. Eles passam a viver uma história de amor encontrando-se às escondidas, em uma relação verdadeira e perigosa, onde o amor prevalece.
Mas com a morte do irmão Diogo, Lucas para agradar o pai acaba cedendo e se comportando como Diogo, se casa com a noiva deste, abandonando Jade.
Jade acaba se vendo obrigada a se casar com Said. Depois de amuitos anos se encontram novamente e descobrem que o amor de ambos ainda continua vivo.
Na vida real os atores assumiram um romance.
5º Lorena e Eduardo Casablanca – Alcançar uma estrela/Alcanzar una estrella
Assisti esta novela recente pelo YT e simplesmente amei, é uma trama jovem e bem leve, com muita música e boas histórias.
Lorena (Mariana Garza) é uma adolescente que sofre bullying no colégio, é tímida e introvertida, se apaixona platonicamente pelo cantor/ator do momento Eduardo Casablanca (Eduardo Capetillo). Muito fã, Lorena manda cartas anonimas para o cantor que se encanta com as cartas e começa colocar músicas nas letras. Um dia sai de viagem com sua mãe para a praia, justamente onde Eduardo está gravando uma novela. Escreve o nome de Eduardo na areia e senta para escrever uma carta que é levada pelo vento até Eduardo enquanto este caminha ao por do sol. Quando ele se aproxima devolver a carta ela corre. No colégio descobrem que Lorena é apaixonada pelo cantor e o bullying aumenta até que cai em uma depressão tão profunda e perde o interesse pela vida.
Eduardo acaba descobrindo quem é sua misteriosa fã, tempos depois começam a namorar. Mas são muitos os obstáculos que os dois enfrentam antes do sonhado final feliz. Lorena se torna uma grande artista em ascenção, enquanto Eduardo começa perder o sucesso por causas das manobras do malvado empresário. Eduardo sofre um acidente em que todos o dão como morto. No anonimato ele acompanha a carreira de Lorena/Melissa, com o tempo volta a conquistar seu publico, inicia uma nova carreira como Ramon Santos. Até que finalmente o final feliz chega.
6º Adolfo e Catalina – Amor Real
Adolfo Solís (Mauricio Islas) era um militar pobre apaixonado por Matilde com quem pretendia se casar, mas a família deMatilde proibe o casamento fazendo com que seja preso, enquanto isso Matilde se casa com outro mesmo apaixonada por ele.
Ele consegue fugir e reencontrar Matilde, mas esta acaba se apaixonando pelo marido. Ele insiste e vai trabalhar na Fazenda do casal na intenção de recuperar o seu amor e causa muitos conflitos. Ai desistir e ir embora, conhece Catalina (Kika Edgard) que está condenada a morte por uma dooença incurável Ela na intenção de ajudalo, foge com ele e se casam.
Catalina foi um verdadeiro anjo na vida de Adolfo, fazendo ele recuperar seu nome e sua honra. Apesar de não ama-la a principio, Adolfo se dedica a esposa e são muito felizes apesar do curto tempo.
7º Ana Francisca e Danilo /Olga e soldado Peixoto/ Celina e Guilherme – Chocolate com Pimenta
Em Chocolate com Pimenta Danilo (Murilo Benício) e Ana Francisca (Mariana Ximenes) passaram muita emoção, outro casal que chamou a atenção foi a vilã Olga (Priscila Fantin) e o soldado Peixoto (Ângelo Paes Leme). Celina (Samara Felipo) e Guilherme (Rodrigo Faro) foram os que mais sofreram para ficarem juntos.
8ª Isaura e Álvaro - A Escrava Isaura
A sofredora Isaura (Bianca Rinaldi) sofreu muito nas mãos do cruel Leoncio para ser feliz ao lado de Alvaro ( coitada, o príncipe encantado dela era o Théo Becker, quase não encontra fotos dos dois juntos).
9º Arthur e Cilene - Rebeldes Brasil
Em Rebeldes todos os casais eram muito engraçadinhos, se for descrever, seria um post só para eles. Gostava mais das músicas. Mas o casal que mais me chamou a atenção foi Cilene (Karen Marinho) e o professor Arthur (Daniel Erthal).
10º Luis Jerônimo e Zuca - Cabocla
Luís Jerônimo (Daniel Oliveira) é um jovem rico e mulherengo abandona a cidade grande e vai para a fazenda de um primo com o intuíto de tratar uma pneumonia antes que esta se transforme em Tuberculose, chegando na pequena vila se enacata pela Cabocla Zuca (Vanessa Giácomo).
O amor dos dois também saiu da ficção para vida real.
11º Ana e Oseias – Os dez Mandamentos
Ana (Tammy di Calafiori) e Oseias (Sidney Sampaio) apaesar de não serem os protagonistas, chamaram a atenção pela doçura e pureza da relação.
12º Luna e Rafael – Alma Gêmea
Luna (Liliana Castro) e Rafael (Edurado Moscovis) comoveram o público com o trágico destino no inicio da trama e com a trilha sonora marcante que os embalou. Eu não gostava da Serena (Priscila Fantin) a Luna reencarnada, mas tinha que ficar juntos no final.
13º Maria Imaculada e Ricardo
Maria Imaculada (Luciana Braga) foi vendida pelos próprios pais a um poderoso coronel da região, um velhote pedófilo que comprava meninas novas das famílias necessitadas para que fossem suas rolinhas. Imaculada apesar de ingênua e nova luta com todas suas forças mas não cede aos caprichos do coronel, uma das táticas é contar histórias até que o velho adormeça e adiando sempre o final . Um dia quando tenta fugir, conhece Ricardo (Cássio Gabus Mendes) enquanto este adormecia próximo a um rio e passa nutrir um amor platônico.
Capturada novamente conta histórias inspiradas e sonha que seu príncipe encantado vai resgatá-la. Ricardo se tornava sua força maior para enfrentar o dominador Coronel. Quando descobre que Ricardo é um seminarista, dá um grito de dor dentro da igreja e adoece de tanta decepção. Mas no final acabaram juntos.
14º Calixto e Mimosa
Ri muito com o namoro desastratado da solteirona Dona Mimosa (Suely Franco) e Calixto (Pedro Paulo Rangel), empregado de Petruchio.
15ª Paulina e Carlos Daniel – A Usurpadora.
Depois de várias re-re-re-re-reprises não podemos esquecer da Usurpadora Paulina (Gabriela Spanic) e Carlos Daniel Bracho (Fernando Colunga). Quem não torceu pelo final feliz do casal?
Esse foram apenas alguns casais queridos da ficção. Você pode compartilhar conosco através dos comentários, outros que te chamaram a atenção nas novelas e não foram citados.
Obrigada pela atenção
e até os próximos posts do Recanto Rosa!