Natal - Há um canto lindo no ar... ♪♫♪
Olá leitores do Recreio!
Hoje aqui no Sutilmente
vamos falar sobre o Natal!
As origens reais do Natal são antigas e vem do paganismo, a principal razão era celebrar o renascimento do sol no solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que acontece no final de dezembro, como forma de agradecer a influência deste na agricultura. Vários povos como gregos, egípcios dentre outros, cultuavam divindades ligadas ao Sol neste período.
Em Roma onde o cristianismo ainda era pequeno, cultuavam Mitra, o deus da luz, no 25 de dezembro que era nada mais do que festejar o velho solstício de inverno. Esse culto é o que daria origem ao nosso Natal.
As datas mais importantes para os cristãos ainda hoje são a Sexta-Feira Santa (crucificação) e a Páscoa (ressurreição). A Bíblia não revela a data do nascimento de Jesus.
Em 221 d.C., um historiador cristão Sextus Julius Africanus teve a ideia de comemorar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, nascimento de Mitra. No século IV a igreja católica virou religião oficial do Império romano, assim Jesus assumia o lugar do deus sol Mitra ligado ao sol nas comemorações, como a forma de luz que traria a salvação para a humanidade.
Deixando as origens de lado para os cristãos, o Natal é a data simbólica do aniversário de Jesus. Em muitas igrejas são realizadas cantatas e apresentações referentes ao tema. Comemorar ou não fica a critério de cada denominação.
O que vejo atualmente é que se tornou algo comercial também, o sentido do Natal vem se perdendo ao longo dos anos onde o suposto aniversariante perdeu o lugar para o Papai Noel.
Para mim particularmente o Natal é uma época de confraternização, onde as pessoas estão mais suscetíveis a reflexões, coração mais brando e solidário.
Amo dividir coisas boas, por isso deixo para vocês uma música natalina que eu gosto muito, e uma cantata Natal Brasileiro que eu acho muito lindinha.
Natal Brasileiro
Desejo aos amigos e aos leitores/comentaristas
do Recreio um Feliz Natal! 🌹🌹🌹