Monopólio - Falta de concorrência?
Olá queridos leitores e amigos do Recreio!♥
Há muitos anos se discute a questão do Monopólio televisivo no país.
Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo.
Eu como telespectadora, sempre torço pelo equilíbrio entre as emissoras pelos diferentes conteúdos que apresentam. Não tem como deixar de reconhecer a qualidade de uma, a tradição da outra e a coragem e ousadia da que arrisca.
Para que exista este equilíbrio é necessário ousadia e boas estratégias das emissoras menores.
A Globo ultimamente estava acomodada subestimando a inteligência do público e o poder de escolha deste. Apresentando novelas sempre com os mesmos atores, histórias sem graça e mal elaboradas, mas por falta de opções eram aceitas. Babilônia foi um exemplo, muita expectativa foi criada, confiaram em nomes consagrados e mesmo assim, foi um fracasso. A novela virou uma colcha de retalhos. Não contentes, ainda culparam o público como se este não tivesse o direito de escolha.
SBT além de um público fiel das novelas mexicanas/latinas investiu em novelas voltadas para o público infanto juvenil que tem cada vez menos espaço na TV aberta. Conquistando boa parte de um público ansioso por temas mais leves. Sem contar o carisma de Silvio Santos um mito da TV que ainda continua ativo.
Até a Band com as novelas turcas também deu um Up em sua audiência.
A Record foi ousada obtendo alguns resultados positivos e outros nem tanto.
Xuxa foi uma decepção, uma contratação cercada de glamour que ainda não deu o resultado esperado. Apesar de a apresentadora ter um nome forte, os tempos mudaram, ela precisa se renovar e amadurecer, ver que seu público no momento não é criança.
Quem surpreendeu mesmo foi Os Dez Mandamentos, uma história bíblica conhecida e transformada em um dos maiores sucessos de 2015, triplicando a audiência do horário. O sucesso foi tanto que até a mídia sempre parcial teve que se render e noticiar.
Teve falhas? Sim (o extintor que o diaga...), mas os pontos positivos superaram. No entanto, não souberam lidar com o sucesso acima das expectativas e aderiram a uma má estratégia adiando a estreia Escrava Mãe outro produto que tinha tudo para manter parte bons índices herdados de Os Dez Mandamentos.
Portanto não adianta reclamar de monopólio se não fazem por onde este ser quebrado investindo em conteúdos de boa qualidade, diferenciados, boa gestão e estratégias acertadas.
O público está mais exigente, as emissoras não tem somente a concorrência entre si para se preocupar, tem a Internet e toda forma de entretenimento que ela proporciona.
Muitas novidades prometem movimentar 2016, Velho Chico, Os Dez Mandamentos 2, Escrava Mãe, Terra prometida, Carinha de Anjo, entre outras. Aguardamos e esperamos que valham a pena!
Para vocês quais foram as decepções televisivas de 2015 e as maiores expectativas para 2016?
Recadinho da Rosa?
Não percam o Sociedade em Foco Especial
Se liga no Teteu Especial
e a Restropectiva Recreio!
Desde já agradeço!🌹🌹🌹