Retrospectiva Recreio 2015 | Notícias, frases, imagens e falecimentos
O Ano das reviravoltas
2015 foi um ano bastante agitado. E que ano! Acontecimentos impressionantes se sucederam rapidamente de uma maneira nunca antes vista. A imprensa mundial se movimentou muito num ano em que a natureza, a política, a economia e tantos outros temas chamaram a atenção.
O Recreio reuniu tais fatos que entraram para a história.
Você vai acompanhar agora um resumo de quase tudo, de muita coisa que aconteceu. Os detalhes ficaram de lado para que você pudesse saber do que de mais imprescíndivel deve ser destacado. Por isso, separamos por tema para que você saiba disso tudo de uma maneira organizada.
Repare que mesmo resumido, o que não faltou foi notícia.
Veja.
Desculpem o transtorno: estamos com problemas! A inflação disparou, o dólar subiu num patamar nunca antes visto no Plano Real, o desemprego bateu recordes, a corrupção extrapolou os limites do que é considerado roubo. Resumo? Estamos em crise. O País passou por situações críticas esse ano e os brasileiros não tiveram um 2015 nem um pouco fácil.
O número de cidadãos brasileiros cresceu em 2015. Saltou de pouco mais de 2 milhões e 700 mil pessoas ultrapassando os 204 milhões esse ano.
O Ministério da Saúde declarou estado de emergência com o surto da doença possivelmente causado pelo Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba são os estados com maior número de casos.
Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados que planeja definir “família” no âmbito jurídico com o intuito assegurar todos os direitos de cada uma.
Enquanto ao menos 200 professores foram agredidos por policiais em Curitiba/Paraná em abril desse ano, entre novembro e dezembro desse mesmo ano houve manifestações, esta envolvendo, além de professores, alunos e funcionários de escolas públicas de São Paulo, Estado onde o governador Geraldo Alckmin resolveu fechar ao menos 90 escolas estaduais.
Os índices, felizmente, caíram 64% entre os anos de 2001 e 2013. Por outro lado, o Banco Mundial que calcula tais dados, analisa que entre os anos de 2014 e 2015 esse ciclo seja interrompido devido à crise econômica.
O Wikileaks afirmou que a Agência Nacional de Segurança americana grampeou ao menos 29 membros do governo da base de Dilma Rousseff. A relação do Governo brasileiro ficou indigesta com os EUA, onde uma visita ao País foi cancelada.
O aplicativo Uber foi suspenso no Brasil depois de uma série de protestos de taxistas que afirmavam que o aplicativo havia prejudicado o serviço prestado. Em um outro caso, ocorrido em dezembro, o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, recebeu uma notificação judicial e teria que ficar suspenso por 48 horas, depois do aplicativo descumprir uma ordem da Justiça. Após vários transtornos por parte dos usuários, foi decidido que seria aplicado multa, ao invés da suspensão.
A Comissão Especial analisa tais mudanças que vigora desde 2003 sobre o desarmamento e posse legal de arma. Laudivio Carvalho é o deputado o relator que apresentou as mudanças para o afrouxamento das medidas que ainda precisam ser aprovadas pelo Plenário do Senado.
Desde 1992 não se via tamanha reprovação de um representante da República brasileira. Os índices negativos de Dilma Rousseff atingiu a marca de 9%.
A Petrobras, uma das maiores petrolíferas do mundo, foi roubada por doleiros liderados por Alberto Youssef. Considerado o maior escândalo de corrupção do Brasil, iniciadas em 2009. Grandes nomes da política nacional estão envolvidos no escândalo, onde as investigações ganharam o nome de “Operação Lava Jato”. Ainda não se tem a conclusão do caso em que a Polícia Federal está investigando. Do ponto de vista político, muitos corruptores envolvidos já foram presos e/ou estão tendo seus cargos públicos revogados. Do ponto de vista econômico, foi um verdadeiro desastre com o rombo que chegam a cifras bilionárias.
Um incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo nesse mês de dezembro. A causa foi uma lâmpada que sofreu um pane e acabou queimando um enfeite de Natal.
Roubos. Muitos roubos. Se o Brasil já era considerado um dos Países com maiores índices de corrupção do mundo, 2015 veio para comprovar isso e, pior, fazer jus a tal dado. Nunca antes na história política dessa nação se viu tamanha farra feita com o dinheiro público.
Eduardo Cunha autorizou o processo para que ocorra o impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff. Pode ser o segundo caso de um representante máximo do Brasil ser impedido de governar, sendo o primeiro com Fernando Collor de Mello em 1992. O caso ainda está em andamento.
Vice-presidente Michel Temer mandou uma carta à Dilma Rousseff listando todas as suas indignações perante a sua gestão e indagando sua provável substituição em caso do impeachment.
O Partido dos Trabalhadores e sua base aliada definiram como “golpe” o tal processo de impeachment. O mesmo partido que em anos anteriores definiram o mesmo processo legal como “democracia”.
Eduardo Cunha – presidente da Câmara dos Deputados, após investigações da Polícia Federal, foi denunciado por contas secretas na Suíça e sem declarar os milhões de reais e outros bens que estariam em seu nome. Sua casa foi invadida pela Polícia Federal em dezembro desse ano.
Tivemos um 2015 conturbado. Os noticiários também. Lutas democráticas, sociais, políticas; novas medidas, novos governos... Esse ano ficará registrado entre liberdades e ataques.
Mulheres da Arábia Saudita puderam, finalmente, exercer o direto de democracia e, além votar, foram autorizadas a se candidatarem a cargos públicos. São 900 candidatas contra 6 mil homens.
A Conferência de Clima da ONU realizada durante duas semanas em Paris foi histórica. Foi anunciado um acordo inédito, que envolve quase todos os países do mundo em um esforço para reduzir as emissões de carbono e conter as mudanças climáticas. Não há metas específicas; mas o acordo é animador.
Maurício Macri, de 56 anos, tomou posso como presidente da Argentina após 12 anos de Cristina Kirchner no poder. Foi a primeira vez na história do país em que uma eleição presidencial foi decidida no segundo turno. Com Macri no poder, a relação econômica e política entre Brasil e Argentina prevê acordos positivos.
Pequim anuncia alerta vermelho pelo alto índice de poluição do ar, no qual se destacam as restrições ao trânsito. O Escritório de Meio Ambiente de Pequim emitiu o alerta, o primeiro deste tipo na história local em 7 de dezembro desse ano devido aos níveis perigosos de qualidade do ar.
Um AirBus A321 que partiu do Egito caiu no deserto de São Peterburgo, na Rússia. As primeiras davam conta de que seria um atentado; tanto que o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade. A Rússia, inicialmente, se negou a acreditar no que IE dizia. Só se preocupou quando ocorreu os ataque à Paris, dias depois. 224 pessoas, entre passageiros e tripulantes, morreram.
O planeta vermelho foi alvo de pesquisas pelos cientistas da NASA, em setembro, que afirmaram terem descoberto a existência de água em Marte. Considerado um avanço em pesquisas espaciais, tal descoberta aumenta ainda mais a esperança de possíveis condições de vida no planeta.
O país asiático Myanmar liberou o voto livre. O país foi governado por militares entre os anos de 1962 até 2011, e os eleitores foram às urnas para a primeira eleição livre dos últimos 25 anos.
Dentre tantas movimentações em 2015, muitas memórias serão sempre lembradas. Seja pela gravidade ou pelas sequelas deixadas que a história registrou e o tempo faz questão de não apagar.
Foram 54 anos de uma separação conturbada até que Estados Unidos e Cuba resolveram entrar em um acordo histórico em vinte de julho de 2015. O embargo comercial continuará vigente, mas as embaixadas, enfim, serão abertas e as relações normalizadas.
Decorrente da guerra na Síria ocorreu um significativo aumento de imigrantes e refugiados na Europa. Em abril desse ano, cinco navios que carregavam quase dois mil imigrantes até a Europa afundaram no Mar Mediterrâneo, totalizando na morte de mais de 1.200 pessoas. O mundo acompanhou a situação dos refugiados diante desse desdobramento.
Paris se viu bombardeada pelo Estado Islâmico que, por sua vez, usou como justificativa ao ataque o fato de ser a "capital do adultério e da prostituição", segundo eles. Os primeiros sinais do atentado já poderiam ser ouvidos durante um jogo de futebol no estádio Stade de France, onde as seleções da própria França e da Inglaterra competiam. Ocorreram outros três tiroteios ao mesmo tempo. Dentre esses, no Bataclan, famosa casa de shows de Paris. Só nesse local houve 112 mortes, segundo informou a prefeitura parisiense. No total, dezenas de pessoas ficaram feridas. François Hollande, presidente da França, através de comunicado sobre o atentado, afirmou que as fronteiras da França seriam fechadas e declarou situação de emergência ao País. EUA e Rússia declararam apoio à França, enquanto o Estado Islâmico ameaçou dizendo que seria apenas o "começo da tempestade".
Foram toneladas de lama que cobriram o Distrito de Mariana, em Minas Gerais, no começo do mês de novembro desse ano. A responsável pelo considerado o maior desastre ambiental provocado por uma mineradora é a Samarco. A imprudência se deu por conta de um rompimento de duas barragens. Em números, foram 60 bilhões de rejeitos de mineração de ferro que foram despejados ao longo de 500 km da quinta maior bacia hidrográfia do Brasil, o Rio Doce.
A imagem do menino e do policial que tornou símbolo da crise migratória europeia. Bodrum, na Turquia.
Durante reunião da ONU em Nova York, Barack Obama estende a mão para o cumprimento ao presidente da Rússia, Vladimir Putin que o encara.
Um comediante atirou notas de dólares falsas sobre o ex-presidente da Fifa, Sepp Blatter, investigado por lavagem de dinheiro. Zurique, na Suíça.
Raios que atingiram Allershausen, no sul da Alemanha
Calbuco. Puerto Montt, no Chile
Queda de um snowboarder em Almaty, no Cazaquistão
Registro da queda de um bimotor da companhia TransAsia logo depois que decolou, possuindo 58 pessoas a bordo. Caiu sobre o Rio Jilong em Taipé, capital de Taiwan. Houve 15 sobreviventes.
Vista aérea do distrito de Bento Gonçalves (MG) destruído após o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco. Brasil.
O Retrospectiva Recreio 2015 se encerra aqui depois de um ano bastante movimentado.
Que você tenha um excelente 2016, na expectativa de um ano repleto de boas notícias. Esses são os desejos da Equipe Recreio pra você e toda a sua família!
DANILO MARRONI
| para o Recreio