top of page
Por Simplesmente Rosa

O sucesso das novelas enlatadas no Brasil


O Brasil além de ser conhecido como o país do carnaval, samba e da corrupção também é conhecido pela sua Teledramaturgia, a novela também é uma paixão nacional. A Escrava Isaura e O Clone são exemplos de novelas que foram exportadas para diversos países, mas hoje vamos falar sobre as novelas estrangeiras. Porque o brasileiro amam tanto as novelas enlatadas?



Acredito que o motivo seja o fato de manter uma fórmula simples e tradicional, uma história de amor cheia de obstáculos, a mocinha sofredora, os terríveis vilões e todo dramalhão.


Enquanto no Brasil atualmente o público gosta mais dos vilões, as novelas estrangeiras ainda conseguem fazer o público ter empatia pelos mocinhos da história. Sempre torcemos pelo final feliz do casal e que os malfeitores sejam punidos.



Uma curiosidade das novelas estrangeira principalmente as latinas são os extremos contrastes entre pobreza e riqueza, bondade/inocência e maldade.


No Brasil quem mais cedeu espaço as novelas estrangeiras foi o SBT, sendo em sua maioria mexicana. Apesar de receber muitas críticas por não investir em produções próprias, não podemos desmerecer a emissora que de alguma forma supre a necessidade de um público com gosto por histórias mais simples e leves.


A primeira a ser exibida na emissora foi Os Ricos Também Choram com Verônica Castro em 1982, tendo seu remake brasileiro em 2005 protagonizada por Thaís Fersoza. De lá pra cá os sucessos estrangeiros não pararam mais, tanto é que alguns remakes foram/são feitos.

Este ano Coração Indomável, A Dona e Tereza cativaram grande parte do público vespertino e as diversas rerererereprises conseguiram bons índices.





A seguir uma pequena listinha das que se destacaram aqui no Brasil. O sucessos foram muitos, entre eles:



A Usurpadora foi exibida pela primeira vez no Brasil em 1999 sendo reprisada mais cinco vezes inclusive este ano mantendo bons índices.






Quem não sofreu junto com as personagens "Marias" de Thalia? Rosalinda não foi tão exitosa, mas pelo teve seu público.




O privilágio de amar foi a substituta de A Usurpadora obtendo uma audiência entre15/16 pontos, um sucesso pra o SBT.





Amor Real é um remake de Bodas de ódio, novela baseada num livro de Caridad Bravo Adams escrito em 1960. Teve média de 8 pontos nas tardes da emissora de Silvio Santos.






Rebelde remake da telenovela argentina, Rebelde Way, foi exibida dirante 2005/2006 sendo reprisada várias vezes. Tanto a novela como a ex-banda RBD tem um público fiel no país.





A Rede TV também andou se arriscando e obteve êxito exibindo a consagrada “Betty a Feia”.





A Band está investindo em novelas Turcas, exibindo Mil e uma Noites atraiu muitos telespectadores que estavam descontentes e dispersos em busca de alternativas.



Você pode colaborar citando nos comentários as enlatadas que mais gostou ou conhece.


Obrigada a todos os leitores e

comentaristas do Recreio!

Não deixem de conferir os

outros posts 🌹🌹🌹









Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page