top of page
Comunicação

'E o Mar se abriu na Record há mais de 10 anos' - Resumo dos capítulos anteriores


Engana-se quem pensa que o Mar só se abriu na Record no dia 10 de novembro do ano passado. De fato o divisor de águas dessa emissora se deu quando seu dono consentiu em afastar de vez ou não dar autonomia a todos os profissionais que realmente entendem de TV no quesito planejamento e estratégia e daí surge a pergunta: Por qual motivo? Vamos questionar isso ao longo desse especial.


Eduardo Lafon quando desembarcou na Record onde a médía anual do canal era de 1,5 pts, a sua missão era alavancar a audiência de sua nova casa. Lafon era centrado no que fazia e aí arregaçou as mangas e buscou profissionalizar a emissora - contratou James Rubio( ex Globo e TV Manchete ) para assumir o Depto de Jornalismo e Attílio Riccó( ex Diretor Artístico da saudosa Manchete ) pra reforçar a Record. Rubio criou o Cidade Alerta( que na época era assistível ) e com a apresentação de Ney Gonçalves Dias o jornalistico ganhou destaque.


As manhãs da Record brilhavam com a revista eletrônica Fala Brasil apresentado por Bob Floriano( o locutor das Casas Bahia e ex apresentador do Jornal da Record no início dos anos 90 ), Rosana Hermann, Doris Giesse, Rafael Moreno e Renata Vianello com direção de Guga de Oliveira( sobrinho do Boni ) e o esporte tinha o comando de Eduardo Zebini e as crianças eram presenteadas com o Vila Esperança( um dos melhores programas infantis já realizados na TV e que foi vencedor do premio APCA de melhor programa do segmento em 1998 ) e mais tarde chegaria Eliana.


O horário da tarde contava com Ana Maria Braga e o Jornal da Record precisava de um nome de destaque depois do Chico Pinheiro, daí Adriana de Castro deu lugar a Boris Casoy e não ainda satisfeito Lafon lança Ratinho pra roer a audiência da maior rival da Record. Ratinho e Lafon se mudam pro SBT e daí o presidente da Record, o bispo Honorilton Gonçalves, tem um grande desafio pela frente de qual nome sucederia Lafon que já tinha buscado Raul Gil e lançado, via James Rubio, José Luiz Datena no Cidade Alerta.


José Paulo Vallone chega a Record pra 'elitizá-la' um pouco e daí traz Fábio Jr pra emissora, dá um gás na dramaturgia e busca no SBT Luiz Gonzaga Mineiro pra comandar o Depto de Jornalismo, após a fracassada tentativa de contratar Alberto Luchetti ex diretor do Domingão do Faustão. O Leão Gilberto Barros perdia forças na disputa contra seu rival que tinha mais apelo popular( Ratinho ) e daí Vallone, via GGP Produções e com direção de Homero Salles, traz a Escolinha do Barulho que é muito bem aceito pelo público. Cumprindo quase um ano no trono da Record, Vallone deixa o canal, e cede lugar à Marcus Aragão e na 4a parte do Especial veremos sua performance.


Esse programa é dedicado a duas pessoas especiais e responsáveis por eu estar aqui: WS que acreditou e me deu oportunidade de fazer esse trabalho que tanto gosto e a Angelina, sim a pessoa maravilhosa por trás desse nick, que confiou e me apoiou sempre nas minhas postagens - Vocês tem futuro e vão muito longe - Muito obrigado!!!


Agradeço também à equipe Recreio pela recepção e confiança onde nessa viagem a uma terra de cultura, informação, música e debate de assuntos importantes do nosso dia-a-dia; onde qualquer 'Titanic' de incerteza e tudo mais de negativo não resiste, afunda, é engolido e se perde no imenso oceano de esperança.



Kommentare


Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page