Digam ao povo que fico!
"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".
Essa frase além de conhecida é muito usada em piadas, paródias e afins. No entanto muitos não sabem sua origem e contexto. Dia 09 de janeiro é comemorado o Dia do Fico, data que passa despercebida atualmente perdida entre tantos feriados.
A família real portuguesa tentando escapar de uma possível invasão francesa sobe o comando de Napoleão Bonaparte, transferiu-se para o Brasil tornando-o sede do Império Português em 1808.
A chegada da família real no Brasil trouxe muitos transtornos, reformas foram feitas e muitos foram expulsos de seus lares para dar lugar aos portugueses recém-chegados. Até mesmo a capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.
Apesar do incomodo, a vinda da família real foi muito importante para o desenvolvimento do Brasil em diversas áreas. Com a caravana real, vieram membros do alto escalão das hierarquias civil, militar e religiosa da alta sociedade, da classe de profissionais e de homens de negócios, destinados a garantir aparatos fundamentais para o estabelecimento do governo gerando para o Brasil benefícios políticos, administrativos e, de certo modo, sociais.
Funda-se o Banco do Brasil; impulsiona-se o desenvolvimento da imprensa, bem como a produção de mapas que contribuíssem para o conhecimento do país. A cidade do Rio se transforma com ruas e avenidas mais largas, com a abertura de teatros e eventos que irão movimentar uma vida boêmia e cultural, até então pouco existente na cidade.
Com um grande número de livros vindos da Europa, cria-se a primeira biblioteca nacional; constrói-se o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, inicialmente voltado para o plantio de árvores de especiarias da Índia da China que serviriam à agricultura. Iniciou a Indústria mesmo com pouca força, o Comércio Externo também foi beneficiado e o Brasil deixava de ser colônia.
Entretanto, com as reviravoltas da política europeia e o fim da era napoleônica, uma revolução explodiu em Portugal. As elites políticas de Lisboa adotaram uma nova Constituição e o rei D. João VI, com medo de perder o trono, voltou do Rio para Lisboa, deixando aqui seu filho, D. Pedro I, na condição de príncipe-regente.
As cortes de Lisboa, porém, não aprovavam as medidas tomadas por D. Pedro para administrar o país. Queriam recolonizar o Brasil e passaram a pressionar o príncipe para que também retornasse a Lisboa, deixando o governo do país entregue a uma junta submissa aos portugueses. Estavam preocupadas com os movimentos que ocorriam no Brasil em direção à emancipação política. Via no retorno de D. Pedro I uma maneira de recolonizar o Brasil, enfraquecendo as ideias de independência.
Os liberais do Partido Brasileiro recolheram cerca de 8 mil assinaturas, exigindo a permanência do príncipe regente no Brasil. Diante deste contexto, D. Pedro não acatou as ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente o Brasil, retornando para Portugal e declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Então esta data (9 de janeiro de 1822) passou a ser conhecida como o Dia do Fico.
Este fato histórico foi importante, pois fortaleceu a posição brasileira de buscar a independência, distanciando cada vez mais da influência portuguesa.
🌹🌹🌹
Comments