top of page
Matheus Dias

"Se Liga no Teteu" | Pela primeira vez, Locutor fala de assuntos polêmicos e surpreende co

Boa noite, galera! O "Se Liga no Teteu" segue abrindo espaço para os comentaristas de TV exporem suas opiniões a respeito de variados temas. Hoje, não vai ser diferente, pois recebemos a verdadeira enciclopédia do Rádio e da Televisão. Esse cara sabe de cada coisa, que até eu me surpreendo. Ele abrilhanta os Finais de Semana do Recreio com suas colunas bastante elogiadas pelo público, são elas: "Na Mira da TV" e "Tela em Evidência". Recebo, com muita honra, o meu amigo Comunicação!


Teteu: Mano, que prazer recebê-lo aqui!

Locutor: Teteu, boa noite, é um prazer participar do seu programa.



Teteu: O Locutor que todos conhecem, demonstra ser um cara educado, gentil e experiente. Eu gostaria de saber, como é o Comunicação na vida real, como profissional e em casa com a família?


Locutor: Bom, eu trabalho com pessoas, então tem que saber ouvir e falar, assim é literalmente o Comunicação. Sou muito diplomático no trabalho e em casa. Tenho aparecido aqui mais aos finais de semana, pois nos dias comuns do trabalho vou para casa curtir minha esposa.

Teteu: Locutor, em que momento da sua vida você começou a se interessar pelo mundo do Rádio e da TV?

Locutor: Comecei a me interessar por Rádio quando curtia muito Lulu Santos, daí a Rádio Tempo de Fortaleza sempre tocava seus sucessos e ao ouvir o programa Tempo Dourados - um programa de flashback - foi amor a primeira "ouvida" (risos). Daí ouvia os locutores e não contente, saía de casa até aos estúdios da emissora pra conhecer os donos da vozes. Passei a imitar os locutores e a impostar a voz quando bem antes disso eu era gago e fiquei curado, agradeço primeiramente a Deus por isso. Quanto a TV foi o seguinte: a Record chegou na minha cidade em canal UHF e daí vi uma programação bem variada, mas foi Ratinho o culpado disso; eu assistia todos os seus programas e quando o roedor subia na mesa e literalmente cantava vitória em cima da Globo, vi e percebi o potencial daquele diretor que comandava a Record que quando é bem administrada vai longe e foi ali que começou tudo.

Teteu: (Impressionado) Caramba, mano!!! Que história espetacular!

Pelos seus comentários e opiniões, percebe-se que você é uma pessoa que sabe muita coisa do passado da TV. A pergunta que eu faço é: Para você, quais as principais diferenças da TV aberta atual para aquela dos anos 80/90?

Locutor: A diferença da TV de antes pra atual é a tecnologia que é inversamente proporcional a qualidade dos profissionais pois antes as principais emissoras se mexiam, investiam e quem ganhava era nós. Havia dedicação e amor no jeito de fazer TV no passado e o público era de fato respeitado.

Teteu: De uma forma geral, a Televisão Brasilera melhorou ou piorou com o passar dos anos?

Locutor: A TV piorou, porque não há concorrência e a Globo só se mexe quando a(s) sua(s) rival(is) produz algo atípico. A TV aberta deveria ser igual a um leilão: Leva quem dá mais, mas todas dão sua cota.


Teteu: Qual o programa de TV que você acha mais útil e inútil, respectivamente. Por quê?

Locutor: O programa mais útil da TV brasileira é o Jornal da Cultura e o Repórter Brasil, da Rede Brasil. Esses sim te levam a fazer uma analise dos fatos e não simplesmente absorver tudo que jogam pra você. E os inúteis são os realitys de confinamento e programas de auditório.


Teteu: Para você, a venda da Rede Record para IURD, trouxe mais benefícios ou malefícios para o canal, levando em conta que a emissora estava falida e hoje é a segunda maior do Brasil?


Locutor: Estou apresentando, aqui no Recreio, um especial sobre a Record que mostra o avanço da emissora quando esta é comandada por profissionais do ramo e sem dúvidas é o canal que mais projetou artistas ao longo de sua história. Quando o dono atual adquiriu a Record, ele pagou todas as dívidas e reergueu o canal, só falta tirar os bispos de lá, mas não é isso que ele tá querendo não.

Teteu: O SBT já foi um canal muito forte no passado, chegando a ameaçar a Globo com programas como: "Casa dos Artistas", "Viva a Noite", "Domingo Legal" e os programas comandados por Sílvio Santos, mas, infelizmente, se 'relaxou' e acabou caindo na mesmice. Para você, o que o SBT precisa para se reerguer e voltar aos tempos áureos? É possivel isso?


Locutor: O SBT quando foi comandado por Luciano Callegari, era altamente competitivo em uma época que não havia TV por assinatura e Internet. O canal investia em séries e filmes blockbusters, jornalismo e esporte tinham prioridade no canal de Silvio Santos, que apresentava uma programação bem variada. A saída pro SBT é o Silvio Santos parar de interferir na programação e tirar do comando a Daniela Beyruti e o Pelégio, e assim repatriar o Luciano Callegari que deseja ardentemente assumir a programação do SBT.

Teteu: As atuais séries e novelas das 11, da Rede Globo, exploram muito cenas de sexo e nudez, chegando a ser chamadas de 'mini-pornôs', a exemplo de "Ligações Perigosas" e "Verdades Secretas". Qual a sua opinião sobre esse tipo de cena, é necessário apelar tanto pra isso?

Locutor: As novelas da Globo além de recheadas de clichês, agora apresentam essa proposta pra fisgar o público, pois "sexo é assunto popular" (já dizia a música Chão de Giz KKKK ). Acho isso desnecessário, porque a Globo não tem concorrência. A emissora poderia apostar em mais remakes de tantos sucessos do passado sem precisar disso.




Teteu: Desde a estréia eu venho batendo muito nessa tecla, pois é um assunto que vem sendo bastante discutido pela sociedade atual. Qual a sua opinião sobre movimentos como: Parada Gay e Marcha das Vadias?

Locutor: Respeito é algo que não se impõe, mas se conquista e é preciso que os lados opostos entendam isso. Nessas "Paradas" e 'Marchas da vida", observamos que muitos ridicularizam símbolos sagrados e isso é uma afronta.

Teteu: Para você, qual seria a melhor opção para presidência da República em 2018?

Locutor: Ciro Gomes. Acho esse cara superinteligente e o melhor nome pra comandar esse país.

Teteu: Mano, para você quais são os maiores erros e acertos das principais emissoras do Brasil?

Locutor: O Maior acerto da Globo é que ela detém disparado o maior número de produções nacionais e isso é motivo de orgulho pra nós e seu maior erro foi desdenhar do público como foi o caso da novela Babilônia.

Locutor: Record seu maior erro é manter os bispos na direção artística e programação, que contratou a Xuxa. O grande acerto foi a novela Os Dez Mandamentos que foi uma boa opção pro telespectador.




Locutor: SBT, o maior acerto é o Conexão Repórter, Cabrini arregaça as mangas e viaja o Brasil denunciando irregularidades e contando histórias que nos emocionam. O maior erro do canal é filha do patrão Daniela Beyruti na direção artística do canal e o Silvio interferindo na programação.


Locutor: Band, seu maior acerto foram os realitys em 2012 onde tivemos o 'Perdidos na Tribo' e recentemente as edições do MasterChef, porém o erro da emissora é insistir no programa religioso (nada contra), no horário nobre e isso mostra o comodismo gritante do canal.



Locutor: Rede TV! seu acerto foi revelar Marcelo de Carvalho como um dos grandes comunicadores da atualidade que merece um programa além do Mega Senha e o erro do canal foi ter perdido o foco. Em 1999, a emissora surgia como uma grande opção pro telespectador e hoje tá muito longe disso.




Teteu: Mano, vamos falar agora das suas colunas de sucesso aqui no Recreio. Adianta pra gente algumas futuras pautas do "Na Mira da TV" e "Tela em Evidência".


Locutor: Bom, após o final do especial Perspectiva, o "Na Mira da TV" volta ao normal com a análise da TV aberta e fechada e o "Tela Em Evidência" com o especial "E o Mar se abriu na Record", porque essa emissora trocava de diretor como quem troca de roupa (risos).




























Teteu: Então, não percam, todos os Sábados e Domingos aqui no Recreio, "Na Mira da TV" e "Tela em Evidência".


Tá gastando de fazer parte do Recreio?


Locutor: O Recreio é um lar excepcional que me recebeu muito bem. Você, Rosa, Danilo, Jack, Magnus, Douglas e o Santos, aí arrebentando e lacrando geral.



Teteu: Valeu brow! Um grande prazer trabalhar novamente com você na mesma equipe.


Chegou a hora do pessoal interagir conosco, vamos ver as "Perguntas da Galera".





Teteu: A primeira pegunta é do meu amigo Pablo, o moiteiro Nº 1 do Brasil (Risos):





Locutor: Cara, tô lendo um livro que é 'O homem no Espelho' do Pat Morley, que recomendo, pois traz grandes reflexões de como anda nosso estilo de vida. Gosto de livros assim!



Locutor: Me apaixonei pelo rádio, porque sou muito nostálgico e um programa de flashback selou isso pelas ondas da Tempo FM.



Locutor: A TV aberta tem muito pra oferecer, mas carece de estratégias, isso me motiva a bater nessa tecla. Jamais me imaginava com uma coluna sobre TV, daí o colega do TV Foco, WS, me abriu essa oportunidade e a querida Angelina me apoiou nas postagens e então surgiu o Comunicação e quem sabe, se Deus quiser, eu trabalhe na TV, mas quero começar de fato no rádio.



Locutor: As brincadeiras ou molecagens tem limite e quando se desce o nível xingando pai ou mãe de fulano, tem que pisar no freio e parar imediatamente. Quero parabenizar o Matt por botar ordem e moral nesses fakes.



Locutor: Não se faz TV como antigamente mesmo, os profissionais eram outros é só comparar as novelas dos saudosos autores Cassiano Gabus Mendes, Ivani Ribeiro e Janete Clair, com essas novelas de hoje e os diretores Carlos Manga, Gonzaga Blota sem falar dos grandes apresentadores que se foram, que diferença abissal.



Locutor: Se tem uma coisa que me encanta é a voz seja de um cantor(a) ou comunicador(a) e como aqui em Fortaleza os locutores tinham e tem vozes cativantes, partiu de mim esse encanto pela profissão tanto que já trabalhei em rádio comunitária que deveria ter mais incentivos por parte do Governo.



Locutor: Rosa, vou citar 3 personalidades do TV Foco que me chamam atenção a primeira delas é você que transborda de sinceridade sendo a pessoa mais autêntica que conheço (não pessoalmente) e essa transparência sempre incomodará quem estiver próximo a você. Continue assim Rosa e trabalhe nessa firmeza apenas sendo, seja! Outra pessoa que me chama atenção é Cersei Lannister, ela é sem dúvidas a maior personalidade do TV Foco, é o 'Chico Anysio' de lá com seus vários personagens como Maria do Borralho (amo), Super Girl Globista, Channel 5, Jean Grey, Eric e Andreica 100% Recópia. Cersei sim, a pessoa por trás do avatar, é uma pessoa de personalidade forte e embora não concorde com muitas de suas opiniões ela tem meu respeito e atraiu sem dúvidas a atenção de muita gente. Danny tem um talento que era latente mas agora é mais evidente que nunca, uma líder nata que sabe influenciar pessoas através de seu carisma e que continue assim.



Teteu: Mano, mais uma vez agradeço a sua participação, que Deus te abençoe sempre. Valeu!


Locutor: Agradeço por compartilhar um pouco da minha história e dou os meus parabéns a Globo pois é a única que carrega a TV aberta nas costas enquanto as outras fazem TV pra elas mesmas e finalmente o meu agradecimento ao TV Foco onde tudo começou.


Teteu: Falou galera, até mais!!!








Próxima Quarta:




Exclusivo: João Luiz fala sobre propaganda polêmica de "O Boticário":


"Esse povo que reclama parece que não vive na vida real e acha que nunca viu/verá coisa igual."

E mais: "... não gosto do Faro. Ele tem vício de atuar e isso me irrita."


Próxima Quarta, "Se Liga no Teteu".








Comments


Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page