Shrek - Um marco nos contos de fadas
Conto de fada que foge dos convencionais, há mais de 14 anos foi lançado Shrek pela Dreamworks em parceria com a Disney Pictures. Inspirado em um livro de mesmo nome, a animação foi muito bem recebida, sendo um grande sucesso de crítica e bilheteria, ultrapassou os $480 milhões em bilheteria e é também a mais bem avaliada animação da Dreamworks no Metacritic, com 84% de aprovação, já no Rotten Tomatoes recebeu média 7.7/10. E devido a esse sucesso, outras três continuações foram lançadas: Shrek 2, Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre. Um quinto filme seria lançado em 2009, porém, o estúdio resolveu cancelar. Esse foi também o primeiro filme a receber o Oscar de melhor filme de animação e o personagem principal ganhou uma estrela na calçada da fama.
Em Shrek tudo é possível, como o par amoroso burro e dragão, e o Ogro capaz de se apaixonar. Também há encontro de personagens de contos diferentes, criando assim um crossover fora do comum entre essas estórias, como em Shrek Terceiro, em que personagens como: O Gato, Pinóquio, Os Três Porquinhos; além das princesas clássicas da Disney, marcam presença no filme e é construído, a partir de isso, um enredo bastante cômico.
O Que é Shrek para a literatura cinema e crianças do seu tempo?
É um conto de fadas fora do comum, inovador essencialmente cômico e que quebra todos os padrões dos contos de fadas convencionais. Podemos citar nele a Fiona como um grande exemplo, que não é uma exatamente uma linda princesa e nem mesmo delicada. Há ocasiões em que ela é quem toma a atitude e salva seu “príncipe encantado”. Mas, ainda assim, existem as cenas graciosas, senão não teria a mesma graça.
Os elementos que fazem de Shrek uma das mais memoráveis animações de todos os tempos é bem resumido no comentário a seguir do nosso amigo Matheus:
“Shrek sem dúvidas foi um dos melhores filmes de animação da história. Esse filme marcou a infância de muita gente, inclusive a minha, além de ter conquistado público de todas as idades, com um toque de humor característico do filme”. Matheus Dias.
Enfim, podemos dizer que Shrek representou uma enorme contribuição aos contos de fadas ao criar esse anti-herói histórico e o cinema, por sua vez, fez um ótimo trabalho em levar essa estória a mais pessoas e mostrar que nem tudo é bonitinho e meigo a primeira vista, mas ainda assim pode existir amor, e por que não beleza?