A criatividade com a prática | Repórter Recreio
O Repórter Recreio de hoje falará de um tema criativo. Não, não é falta de modéstia de nossa parte! Mas falaremos sobre como podemos aguçar nossas ideias!
Segundo o professor da Universidade de Minnesotade Brad Hokanson afirma que bão teria graça nenhuma se não errássemos e que através de tais erros, praticamos a habilidade de criar. Ele, que também é design gráfico, diz ainda que não tem diversão nenhuma na falta de desafio. É aí que entra a criatividade!
Em entrevista à Revista Galileu, Hokanson comenta sobre a prática de criar, sendo que a criatividade é uma parte das habilidades mentais que temos. "Todo mundo a usa na hora de resolver problemas que encontramos no dia a dia. A gente só não reconhece isso como criatividade. Nós não devemos pensar que não somos criativos só porque não estamos produzindo arte ou inventando alguma coisa como Einstein. Na verdade, somos bem inventivos e criativos em muitas coisas. Por isso, devemos reconhecer a criatividade e trabalhá-la. Todo mundo consegue. Criatividade se adquire com prática.", afirma.
Por isso, o Repórter Recreio traz algumas recomendações de como conseguir explorar as ideias!
Valorize as suas ideias
Valorizar prioritariamente suas ideias e deixar a opinião alheia em segundo plano já é o primeiro passo. "Às vezes as expectativas dos outros colocam em xeque a nossa criatividade", afirma Randall. Aquela brincadeira do coleguinha de classe sobre sua letra ou a professora que lhe disse que desenho não era com você podem ter causado um efeito maior do que você imagina. Mas ninguém pode acabar com sua criatividade sem seu consentimento. A maioria dos grandes artistas não davam a mínima para a opinião dos outros.
Combine ideias
Grandes ideias vêm da combinação de outras completamente sem relação. “Desenhe um móvel que lembra uma fruta ou um abajur que também é um livro ou apenas escolha duas palavras aleatoriamente fechando seus olhos e apontando para páginas de um livro e invente uma combinação”, diz Keith Sawyer no seu último livro.
Você também pode gerar novas ideias fazendo uma lista sobre como o mundo poderia ser diferente, por exemplo, se existissem cinco sexos ou se a gravidade cessasse um segundo por dia. Depois, é só cruzar as respostas e tentar extrair algo genuíno.
Faça perguntas - Muitas delas!
Questione o porquê das coisas. Pra quê? Por que? Onde? Quando? Quem? Essa é a relação entre muitas perguntas e, consequentemente, muitas respostas. “Quando eu soubesse a pergunta correta, poderia resolver o problema em menos de cinco minutos” disse Albert Einstein, que afirmava ainda que se tivesse uma hora para resolver um problema e sua vida dependesse disso, ele passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a fazer.
Mesmo que você ouça um
Expanda horizontes
Seja generalista. Não especialista. Ou seja, saiba fazer de tudo um pouco! Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história, não era apenas um artista, mas arquiteto, músico, matemático, engenheiro, especialista em anatomia, geólogo e botânico. Não precisa ser uma "Da Vinci", basta ter gosto pela variedade e ter senso de inovação.
Voltando ao professor Hokanson, há um consenso de que, para ser criativo, é necessário desafiar alguns padrões. Sair da rotina. O professor considera que as pessoas tem medo de arriscar, sair da rotina, "uma das características da criatividade é que ela difere do normal, da rotina. Ou seja, temos que ser corajosos para propor coisas novas, seja vestindo meias diferentes, ou comendo de uma forma inusitada. Às vezes, nos sentimos limitados pela sociedade, sejam colegas de trabalho com regras rígidas ou uma família muito tradicional, mas todos devem estar abertos a resolver problemas de forma diferente dentro do seu próprio contexto."
Mas a criatividade não está ligada tão somente à profissionais como músicos, designers e artistas. Saindo desse universo artístico, um pedreiro, por exemplo, pode ser critivo, construindo e inventando coisas. Não é exatamente arte, mas sim inovação!
Por fim, Brad Hokanson recomenda que "uma das formas de aumentar nosso potencial criativo é nos expondo a ambientes, coisas e pessoas diferentes. Algumas pesquisas mostram que nossas memórias e experiências em lugares diferentes podem nos ajudar a resolver os problemas de onde vivemos. As pessoas podem ter visões limitadas em seus ambientes de trabalho, por exemplo, mas podem mudar as coisas tendo certeza de que atingiram os limites por lá."
Se sua criatividade foi aguçada, compartilhe com a gente!
Mande sua sugestão de pauta para:
siterecreio@gmail.com
E até a semana que vem com algum tema que esparamos ser critiavo!