O destino de filmes e seriados americanos na TV aberta - 1a parte.
Na postagem anterior desta coluna, falamos de algumas séries americanas de sucesso nos anos 80 como as saudosas Manimal, Automan, Magnum - essas foram do saudoso excelente criador e produtor Glen A. Larson que também no deu de presente A Super Máquina( Knight Rider ) que foi exibida pelo SBT. Também tinhamos outro saudoso fera - Stephen J. Cannell que criou e produziu as séries Super Herói Americano( The Greatest American Hero ) e Esquadrão Classe A ( The A-Team ) ambas exibidas pelo SBT. Que nostalgia esses The 80'S!
Ah, um outro sucesso foi V - The Final Battle( Os Extraterrestres no Planeta Terra ) do brilhante criador que desenvolveu pra TV a série The Incredible Hulk - Kenneth Johnson. V - A Batalha Final fez tanto sucesso aqui no Brasil que nas noites de quarta todos esperavam ansiosamente pelo seriado começar as 21h30 pela tela do SBT. 1o que a minissérie foi exibida pela Globo e foi um estouro de audiencia, daí o SBT que na época tinha uma grade ofensiva comprou a minissérie e a exibiu como também o seriado. Agora vem a pergunta - dá certo repetir o sucesso dessas séries?
Vejamos o caso de um seriado um tanto sinistro( digamos assim ) que fez grande sucesso na década de 60 que foi The Twilight Zone( Além da Imaginação ) do criador e narrador Rod Serling. Na decada de 80 fizeram o relançamento( 2a fase ) de The Twilight Zone( com outras histórias e personagens ) mas com 2 temporadas a menos que a 1a fase e foi exibida pela Globo. Tentaram relançar uma 3a em 2002, mas teve só 1 temporada. Fizeram remakes também de A Super Máquina( Knight Rider 2008 ) e V - The Final Battle em 2009 - mas nenhumas delas repetiu o sucesso das versões anteriores e foram canceladas.
( Paulo Ricardo até que tentou trazer de volta a banda R.P.M e não deu certo daí ele preferiu deixar a banda R.I.P ). No final de 2009 o SBT tentou voltar com seriados no horário nobre com a produção da CBS 'O Mistério da Ilha'( Harper's Island ); daí a Record com seus fracos diretores Marcelo Caetano e Mafran Dutra perceberam que seriados eram uma boa alternativa pra quem queria fugir da novela Global e copiaram a estratégia do SBT e lançam no ano seguinte CSI - Las Vegas de Anthony E. Zuiker( que ainda estava no auge ) no mesmo horário das séries do SBT.
Não deu outra CSI veio pra pousar e ficar no horário nobre da Record de segunda a sexta sendo reprisado desde a 1a temporada fazendo a alegria dos fãs da série. O SBT tomou uma rasteira daquelas e depois de Harper's Island passou a exibir Supernatural( Sobrenatural ), Cold Case( Arquivo Morto ), Gossip Girl ( A Garota do Blog ) e o grande sucesso da época The Mentalist( O Mentalista ) não foram páreos pra CSI: Investigação Criminal.
Peço permissão e compreensão aos colaboradores do Recreio pra fazer a 2a e última parte desse tema que acabou virando série, mas que no próximo sábado será concluido, e o tema sobre humorísticos será normalmente postado dia 12 de março. E no próximo episódio - Por que as emissoras de TV aberta não respeitam mais os seriados, e em face ao crescimento da Netflix e a fácil adesão a TV fechada como ficam a situação dos enlatados e filmes? Vamos tambem falar do seriado Arquivo X e outras séries de sucesso.
Curiosidades - A Super Maquina teve seu piloto( episódio que deu origem a série ) exibido na TV Record que na época pertencia a Silvio Santos e depois a série passou a ser exibida na TVS/SBT. O seriado Manimal teve seu piloto exibido na sessão Supercine da Globo assim como Anjos da Lei( 21 Jump Street que lançou o ator Johnny Depp ). Um filme adaptado pra TV virou minissérie na Globo que foi Deadly Intentions( Instinto Assassino ). A repercussão de Instinto Assassino foi tão grande aqui que virou pauta do Fantástico na época, visto que foi baseados em fatos reais, já no SBT, Pássaros Feridos ( The Thorn Birds ) fez a emissora do Silvio dar 47 pts em cima de 27 da Globo. E pra finalizar nos ano 80, Steven Spielberg queria fazer uma homenagem e fez um longa metragem de The Twilight Zone só que um acidente no set de filmagens tirou a vida do ator Vic Morrow( pai da atriz Jennifer Jason Leigh ) e esse episódio do longa( "Time Out") teve a direção de John Landis que foi processado juntamente com Spielberg e essa tragédia, que foi uma das maiores da história do cinema, pôs um fim na amizade entre os 2 diretores.