top of page
Por Santos

A Recuperação da Globo, de quem é a culpa?

Felizmente ou infelizmente, estou de volta novamente com a coluna “ComenTV”, a crítica de hoje é sobre a recuperação de audiência da Globo, onde os culpados serão apontados e julgados, além de destacar o próprio mérito da emissora.


De mais ou menos uns dois anos para cá, a Globo estava em uma

queda livre no horário de suas novelas, além da baixa audiência de seu principal jornal. Foram várias as apostas e mudanças para recuperar esses respectivos programas, mas parecia que nada mudava, alguns projetos chegavam a derrubar ainda mais a audiência, quem não se lembra de “Além do Horizonte”, “Geração Brasil”, “Boogie Oogie”, “Em Família” e principalmente “Babilônia”. Essas foram consideradas grandes pé no saco da emissora carioca.


Esses últimos meses estão sendo ouro para Globistas, pois o canal conseguiu reerguer todos os seus horários prejudicados pela queda de audiência, mas se for comparar com a época de “Babilônia”, onde a Globo chegava a perder para a Record no horário nobre da televisão, está sendo uma grande revolução.


Muitos culpam a história fraca e confusa de “Babilônia” como o

principal motivo desse regresso da emissora, mas outros afirmam de pé junto que a novela bíblica “Os Dez Mandamentos” foi a pedra no sapato da poderosa platinada, mas contra fatos não há argumentos, pois, a trama de Moisés para libertar o seu povo conseguiu erguer a faixa de audiência do horário e das últimas novelas da Record (...Pecado Mortal, Vitória). “ODM” começou perdendo para o SBT, mas já nos dias seguintes foi crescendo e crescendo, e nos últimos meses na fase das pragas, a audiência foi tão grande que a Record finalmente conseguiu ultrapassar os 18/20 pontos e até vencer a Globo durante o horário.


Com o fim da primeira temporada de Moisés, a emissora de Edir Macedo conseguiu “cagar” a audiência do horário e escolheu

reprises bíblicas para ocuparem a faixa que chegava a liderar, claramente não deu certo e dos 20 pontos, restaram 13. A platinada nada boba, aproveitou a burrice da concorrente e investiu em uma trama mais ágil com bons atores, além do escritor que já salvou vários horários durantes os anos. Dos 23/25 pontos de “Babilônia” subiu para 30/35 com “A Regra do Jogo”.




O SBT como sempre no comodismo, viu a briga da Globo X Record no horário nobre sem fazer nada, apenas observando as vitórias e derrotas das duas e mesmo com as reprises bíblicas que derrubaram o horário da noite da emissora dos Bispos, o SBT consegue perder constantemente e amargar o terceiro lugar bem atrás.



Em partes as duas são culpadas pela recuperação da “Poderosa”, uma pelo comodismo e a outra pela falta de estratégia. Mas a Globo também merece seus devidos méritos, por produzir programas e novelas com grande qualidade, além de focar naquilo que o público pede.




O “ComenTV” retorna no próximo dia 14 de Março.


Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page