O destino de filmes e seriados americanos na TV aberta. Parte final
CSI veio pra ficar no horário nobre da Record em 2010, Grissom e sua turma deixavam o canal em 2o lugar; onde foram exibidos episódios desde a 1a temporada. Pra se ter uma ideia a série chegava aos 15 pts em SP e 18 pts no RJ. Só que o sucesso da série fez a Record abusar da paciencia do telespectador ao ficar reprisando os episódios e enrolando colocando CSI Miami até chegar na inédita 9a temporada na TV aberta. Isso fez a audiencia cair até a Record substitui-la por CSI NY. Aliás a Record tem sido mestra no assunto - desrespeito ao publico na exibição de seriados.
Vejamos o caso das séries CSI Miami, Super Máquina e Grimm (as duas primeiras já canceladas) onde a Record usa e abusa ao colocá-los e tirá-los de sua grade quando bem "entende". Ainda bem a Globo e a Band colocaram até que um horário decente pra The Blacklist e The Walking Dead. Mas a pergunta é: Como fica o espaço dos seriados americanos na TV aberta, uma vez que é fácil baixá-los pela internet, além da Netflix( com um catálogo bem variado ) e TV fechada com preços bem convidativos?
As emissoras de TV tem que separar um horário fixo e alernativo pra essas séries e vejo o final de semana ideal pra encaixá-las. Vejamos o bom desempenho de 'Smallville' que era exibido dentro da Sessão Premiada no SBT aos domingos. Aquilo sim era uma faixa alternativa pro telespectador e que tal trocar esses maçantes programas de auditórios que tem por aí nas noites de sábado por seriados (respeitando sua exibição) ou uma sessão de filmes? O que não dá é filmes e seriados sendo exibidos até altas horas da madrugada durante a semana. E falando em filmes..........
É claro que filmes não dão mais aquela audiência fenomenal como antes - então a 1a coisa a se fazer é, cada emissora, reduzir o espaço dessas sessões em suas grades - por exemplo: Globo rifar a Sessão da Tarde, transferir aquele horário ingrato da Tela Quente pra ocupar a faixa da Temperatura Máxima que estrearia sábado a tarde com os tradicionais filmes reprisados e os longas 'menos leves' ficariam pro Supercine. SBT( que já perdeu a parceria com a Warner ) e Record( que tem um acervo de filmes bem precário) poderiam fazer o seguinte.....
Fazer uma Tela de Sucessos e um Super Tela Clássicos a cada quinzena. Ah como queríamos rever clássicos como 'Em Lugar do Passado', 'A Noviça Rebelde', 'Carruagens de Fogo', Chaplin( com Robert Downey Jr ) , além da saga Rambo e Rocky. Sim séries e filmes tem espaço garantido na TV aberta, mas eles só pedem respeito e uma atenção melhor por parte das emissoras; afinal, eles fizeram a alegria desses canais nos anos 80, 90 e inicios dos anos 2000. E com uma grade bem montada com dia e horário de exibição bem definidos , poderá trazer alegria ainda pra essas emissoras.
Curiosidades - A série 'Todo mundo odeia o Chris' foi um dos não muitos seriados que a TV aberta exibiu até o episódio final. 'Arquivo X' podemos dizer que praticamente teve todas suas temporadas( até a nona ) exibidas. Ambos os seriados foram ao ar pela Record.
Miami Vice foi exibida pelo SBT de 1986 a 1990 até a Globo adquirir os direitos da série, que ganhou uma versão para o cinema em 2006 com direção de Michael Mann. O atores Colin Farrel e Jamie Foxx ficaram com os papeis de protagonistas que eram de Don Johnson e Philip Michael Thomas.
E a Globo nos anos 80 estreava a Sessão Comédia com os sitcom's americanos tendo como destaque 'Family Ties' ( Caras e Caretas ) do criador e produtor Gary David Goldberg que foi um divisor de águas pra carreira de Michael J. Fox.