top of page
Matheus Dias

Bola na Rede revela o que achou de suposta tentativa de boicote ao filme "Os Dez Mandamentos&qu

O nosso entrevistado de hoje é um dos comentaristas mais sensatos que já conheci. Baiano e recordista assumido, ele é conhecido pelos bons comentários que fez/faz em diversos sites e no seu próprio Twitter. Fez bastante falta depois que resolveu excluir sua antiga conta do Disqus, e vai explicar o porquê dessa atitude, aqui no "Se Liga no Teteu". Seja muito bem-vindo, o meu amigo, Bola na Rede!!!


Teteu: Bola na Rede, você é um cara que demonstra conhecer bastante TV, além de fazer excelentes comentários sobre o assunto. A pergunta que eu faço é: Em que momento da sua vida você começou a se interessar pelo mundo da TV?


Bola: Imagina Teteu! Sei muita coisa não. Procuro aprender um pouco a cada dia... Respondendo a pergunta: Creio que meu gosto pelo mundo televisivo começou lá na infância. Desde pequeno já gostava de assistir televisão. E o que mais chama a atenção de uma criança na TV? Claro! Desenhos e séries/seriados infantis de todos os tipos. Lembro de "Sítio Do Pica Pau Amarelo", " Power Rangers", "Castelo Rá-Tim-Bum", "Cocoricó", "Turma Do Pica Pau", "Turma Da Mônica"... Que nostalgia! Muita saudade! Era o dia inteiro grudado na telinha. Animação total! Depois fui crescendo, crescendo... E o que era diversão virou paixão. Passei a acompanhar programas de entretenimento, o jornalismo e a dramaturgia. E assim, surgiu um grande amor por uma emissora em especial.



Teteu: Você sente desejo de trabalhar nesse ramo da comunicação, profissionalmente?


Bola: Olha, a partir do momento em que comecei a me interessar pelo mundo da TV, foi crescendo em mim, também, uma enorme admiração pelo trabalho nesta área. Sempre gostei de acompanhar o jornalismo das emissoras (telejornais locais, nacionais, popularescos), por isso sempre sonhei em ser jornalista. Achava atrativa aquela vida de repórter. Percorrer o mundo em busca de fatos importantes, noticiar informações que todos queriam saber, mostrar curiosidades e tal... Achava até divertido, aquilo. Olha só! Depois percebi que o destino poderia reservar outras direções para minha carreira profissional. Notei que era preciso adquirir muito mais maturidade, experiência, para poder realizar melhor minhas escolhas. Mas sempre irei manter esse sonho. Todo mundo tem suas "limitações", mas não há limite para quem acredita em Deus. Por isso sempre procuro evoluir, quebrar obstáculos, ultrapassar dificuldades. A vida reservas magníficas emoções para todos nós, basta acreditar, ter Fé. Muita Fé! Por isso nunca irei desistir. Irei seguir outros caminhos, mas hei de conseguir isso, com muito esforço e dedicação. Apesar de realizar outra carreira profissional, sempre saberei que faltará algo para completar, e isso será a realização de um trabalho,direto ou indiretamente, na TV.



Teteu: O que te levou a se afastar do TVF?


Bola: Bem, foi uma decisão que envolveu inúmeros fatores. Primeiramente, resolvi me distanciar do site, para dá prioridade a minha família e aos meus estudos. Estava precisando resolver algumas questões e não poderia deixá-las em segundo plano. Mesmo após isso, nunca deixei de acompanhar o site. Depois de um certo tempo, observando o site, percebi que ocorreram algumas conjunturas, e esses desdobramentos também contribuíram para o meu afastamento. Foram algumas situações desagradáveis, que seria desnecessário prolongar muito aqui. Mas posso dizer, de uma forma comum, que se refere às pessoas que às vezes extrapolam o direito de liberdade de se expressar e acabam denegrindo e/ou atacando os outros ou instituições. Por isso preferir me afastar do que preceder com essas situações. Depois, quando tive maior disponibilidade para acessar informações na internet, passei a frequentar outros sites e/ou blogs e por lá me instalei.



Teteu: O assunto agora é Televisão. A Rede Record resolveu finalmente colocar no ar a novela "Escrava Mãe", que estreia no mês de Abril. O horário escolhido pela emissora para a trama foi 19:30, logo após Cidade Alerta. Bola, você acha esse horário adequado pra novela? Fale também o que achou dos inúmeros cancelamentos da novela.



Bola: Na minha opinião, foi a melhor decisão para o momento atual, pois colocar a novela na sequência de "Os Dez Mandamentos" iria evitar muitos problemas, como o número excessivo de reprises no horário nobre e, consequentemente, não causaria o adiamento das próximas tramas bíblicas, além de descansar a temática. Vimos que a emissora quis reservar um horário exclusivo para as tramas sobre a bíblia e inaugurar um outro.

Dessa forma, fico feliz em ver a emissora dando mais valor para a dramaturgia. Voltando a questão, foi um bom horário, sim, e espero que dê super certo. Apoio a trama neste horário por vários motivos. Primeiro: ela irá encurtar um pouco o "Cidade Alerta". Segundo: não vai prejudicar muito a programação local, visto que ela começará mais cedo em alguns estados. Terceiro: a concorrência no horário, principalmente o SBT, poderá ajudar a trama a ter uma audiência razoável. E quarto: será um horário bastante acessível, com a capacidade de alcançar diversos públicos. Espero que seja uma excelente novela de época e que abra espaços para novas tramas.



Teteu: O filme "Os Dez Mandamentos" teve uma pré-estreia espetacular, com milhares de ingressos vendidos. No entanto, o portal UOL e outros jornalistas noticiaram que o filme estreou com várias cadeiras vazias, e que foi um verdadeiro fracasso. Depois de alguns minutos, o portal R7 e alguns comentaristas de TV postaram fotos das mesmas salas noticiadas pelo UOL como "vazias", praticamente lotadas, o que levou a uma enorme discussão no Twitter. Bola, o que você achou da atitude desse portal? Foi uma tentativa de boicote ao filme?


Bola: Bem, sempre pesam a mão para o lado da Record. Duvido que se fosse algo da "Globo Filmes" teriam coragem de tomar a mesma atitude. Usam dois pesos e duas medidas, como sempre. Não vejo como tentativa de boicote (um grupo proibir ou vetar algo), mas sim como manipulação, ira, ódio. Tentam, a todo custo, "aniquilar” ou diminuir o sucesso do filme!


Felizmente, essa ação desprezível de algumas pessoas, não representa a ideia e/ou a totalidade do grupo midiático em questão. Tanto é, que muito críticos dos portais elogiaram o filme depois e vem mostrando os contínuos recordes de bilheteria do filme. Quando disparam essas calúnias sobre o filme, pensam claramente em atacar, também, a IURD, já que ela está ligada a Record e, sucessivamente, ao filme. É algo que vem de anos... Sempre correlacionam a Record com problemas do passado da Universal. Apesar de eu acreditar na credibilidade e responsabilidade da instituição, isso prejudicou ainda mais a situação. Enfim, foi ridículo. Esse alarde todo em torno do filme configurou uma enorme falta de respeito com os telespectadores da emissora!



Teteu: A Record resolveu pôr fim ao "Programa da Tarde" e colocar reprises de novelas de sucesso da emissora nesse horário. A primeira faixa, ocupada por "Prova de Amor", tem marcado excelente audiência e estacionou nos 7/8 pontos. Já a faixa seguinte, ocupada por Chamas da Vida, vem marcando baixa audiência desde a estreia, fechando sempre na terceira posição. Bola, para você, a Record deve continuar apostando em reprises de novelas no horário das 16 hs? Qual seria a melhor opção para substituir Chamas?


Bola: Todos dizem que a novela é muito boa, uma pena não ter uma audiência equivalente a sua qualidade! Ainda é um enigma o insucesso da novela na faixa. Talvez por ser uma trama muito forte... Eu apostaria em algo mais leve como "Bela, a Feia", por exemplo. Portanto, dessa forma, eu estaria concordando com a continuação das reprises nessa faixa. Mas sempre acreditei que algum programa curto, de entretenimento no horário, poderia segurar os índices e ajudar os sucessivos produtos da grade, principalmente, o "Cidade Alerta".


Algo no estilo "Tudo A Ver", um programa reformulado com a Chris Flores, que não é muito aproveitada no canal, ou até mesmo com a Tina Roma, que está nos Estados Unidos. Temos também a Renata Alves. Tem muitos profissionais, repórteres e apresentadores com a capacidade de comandar esta atração. Ou um programa com algum artista como Mara Maravilha, Adriane Galisteu. Um programa sobre notícias de famosos e fofocas... São múltiplas possibilidades. Creio que mais jornalísticos no horário não poderia dar certo.



Teteu: A Record resolveu terceirizar todo o Recnov e a produtora "Casablanca" assumiu a produção da dramaturgia da emissora. Recentemente, saiu a informação que todos os programa de auditório da Record também seriam terceirizados e passariam a ser de responsabilidade da GGP, mas o próprio Gugu falou que até então só séria responsável por seu programa. Qual a sua opinião sobre essa onda de terceirização na Record? Você concorda?


Bola: Quando vejo a palavra terceirização, penso logo em qualidade. Se a produtora responsável tem a capacidade de produzir bons e melhores produtos, acho válido sim. No caso da "Casablanca" a situação é mais complicada, visto que houve inúmeras demissões de profissionais do antigo “RecNov” e também ela acabou interferindo no adiamento das gravações da segunda temporada de "Os Dez Mandamentos".


Vamos poder atestar se valeu a pena, apesar de todas dificuldades, entregar as produções nas mãos da “Casablanca”, assistindo a novela “Escrava Mãe” e as próximas tramas. Se forem algo de qualidade, teremos certeza de que estávamos no caminho certo. Já em relação a GGP, creio que o investimento nessa produtora pode dá bons frutos para a Record. Aliás, ela já está provando que sabe produzir excelentes produtos, ao conduzir a atração do Gugu, atualmente, um grande sucesso na emissora.



Teteu: O programa "Xuxa Meneghel" recentemente mudou de direção, que agora é encabeçada por Ignácio Coqueiro, antigo diretor do "Hora do Faro". Você notou alguma melhora no conteúdo da Xuxa? Foi uma boa ideia a troca de diretores?


Bola: Achei que foi necessário, sim. O programa já vinha demonstrando certa inutilidade ou desgaste na grade, mesmo com tão pouco tempo no ar, devido ao trabalho mau feito dos outros diretores. Gostei da estreia dos novos quadros (como os games), das escolhas dos convidados para atração. Também achei interessante até as pequenas mudanças, como alterações no GC e no figurino da apresentadora. O programa ficou mais ágil e divertido. Passou a serem melhor editado… Apesar de todas essas alterações, a audiência continuar a desejar. Mas ainda tem muito tempo para o programa se consolidar. Existe muita coisa para ser feito e para ser melhorado, também. Infelizmente, audiência não mede qualidade, e se o programa não for bem, precisará de reformulação drástica, sendo necessário até mudanças de dia e horário. Vamos esperar que dê tudo certo, afinal a Xuxa merece. Por tudo que ela representa, não só para a TV, mas também para a sociedade.



Teteu: Qual a sua opinião sobre a mania da Globo em proibir que alguns cantores participem de programas da concorrência?



Bola: Isso mostra o total desespero da emissora, mascarado como "ordem, legalidade ou resguardo", mas que na verdade é um medo de ver os artistas/cantores dando audiência em outros canais.É uma descarada ditadura que a Globo impõe. Quer que o público viva preso ao "universo global", o que faz ela desprezar as demais emissoras, como se só existe um único canal e que os cantores fossem intocáveis, exclusivos, únicos... Desvaloriza os programas concorrentes, como se eles não tivessem "capacidade" para receber grandes cantores.O público tem de direito de ver seus artistas, seja onde for. Não é por causa de um contrato com uma gravadora Y, que ele tem que se apresentar somente na emissora X.


Já que o canal manipula o seu telespectador e massacra, também, o telespectador da concorrente, cabe ao cantor saber respeitar o seu público! A Globo precisa entender que a TV não tem única emissora, um público único e seu… Algo que parece fácil, mas torna complicado diante da burrice do canal. Sinceramente, se eu fosse um cantor ou artista e fosse taxado de está em outras emissoras, romperia qualquer vínculo na hora. A Globo precisa notar que os tempos são outros, que não existe mais a "Vênus Platinada e Poderosa", que as concorrentes crescem progressivamente, e produzem cada vez mais e melhor seus produtos. Qualidade já não é algo exclusivo da Globo. É uma prática extremamente monopolista, desigual, injusta e suja proibir que os artistas não estejam em outros canais. Felizmente, nos últimos anos a emissora vem surpreendendo ao liberar alguns artistas para outras atrações e citando nomes de programas e apresentadores da concorrente, a exemplo do "Tá no Ar: a TV na TV". Mas ainda há muito mais para avançar e vários tabus a serem quebrados!



Teteu: O reality show "Big Brother Brasil" foi acusado de racismo por esponja de cabelo afro. A utilização do utensílio na casa do BBB 16 deixou os internautas indignados. O objeto já tinha gerado debate quando foi lançado. Bola, você considera esse objeto uma forma de "racismo".


Bola: Primeiro, queria deixar claro que não costumo acompanhar o reality. Por isso não posso e nem quero falar nada que diz respeito aos participantes ou suas atitudes. Prefiro me restringir disso. Não vejo como caso de racismo! A Globo já informou que o objeto fazia parte de uma coleção, com ícones e personagens de diferentes culturas e gerações. Até mesmo a Rainha Elizabeth 2ª, foi representada pela empresa de fabricação dos bonecos de esponjas.


Acho que existem tantas situações de preconceito contras negros, casos de discriminação em diversos setores da sociedade, milhares de assassinatos de afrodescendentes, que passam despercebidos por todos e muitos fingem não ver, até a própria mídia. É isso que mais me inquieta, entristece e preocupa. E as pessoas insistem em encontrar racismo no caso. É um detalhe muito pequeno diante do retrato obscuro que muitos não dão importância e preocupação. Creio que muitos negros não se sentiram ofendidos por causa desse episódio.



Teteu: Demais! Galera, AMANHÃ vocês não podem perder a continuação dessa entrevista com o amigo Bola na Rede. Ele vai revelar o que acha de alguns programas da TV e ainda vai responder as "Perguntas da Galera". Então, não percam essa Segunda Parte da entrevista, que adianto, ficou super massa! Valeu, falou!




 















Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page