Arquiteturas pelo mundo que são atrações à parte | Repórter Recreio
Parecem obras de arte. E realmente são - só que enormes! Algumas das arquiteturas mais chiques, despojadas e diferentes!
Jacques Herzog e Pierre de Meuron, do escritório Herzog & De Meuron tiveram a ideia de passa leveza ao estádio, que não costuma ter essa qualidade em sua estrutura. São craques no tipo de projeto (haja vista a Allianz Arena de Munique ou, principalmente, o Ninho de Pássaro em Pequim), esses suíços criaram ainda, na região do Parc Floral, em Bordeaux, um estádio para 42 mil pessoas capaz de reduzir as barreiras entre interior e exterior a quase nada.
À noite, o estádio chama a atenção - e não é para menos!
Visto de longe, a arquitetura demonstra muito luxo.
Seria só mais um depósito de sal se não fosse a estrutura anormal do prédio. Em nada se parece com um edifício de estocagem. A autoria do projeto pertence à Dattner Architects e WXY Architecture + Urban Design.
As várias curvas na estrutura é um diferencial.
Seus volumes sinuosos emergem de uma ilha às margens do rio Shonghua, dando contorno a dois auditórios, um para 1.600 e outro para 400 pessoas, e a uma praça que também pode receber espetáculos ao ar livre. No rigoroso inverno local, sua cobertura branca faz com que pareça uma duna de neve em meio ao horizonte gelado (foto acima), o que casa muito bem com o discurso de Ma Yansong, fundador do MAD, a respeito de sua arquitetura ser 100% inspirada na natureza chinesa.
Mas a real surpresa está na delicadeza dos interiores, como o do foyer (acima), em que uma estrutura de madeira abraça a plateia por fora, emprestando um aspecto artesanal a formas saídas de softwares de modelagem 3D.
Diferente de outros, ou da maioria dos museus, as obras que não estão em exibição também são visíveis, pois, a caminho da saída, o público atravessa o cavernoso segundo andar, onde ficam armazenadas – uma ideia emprestada do teatro, de revelar o que está por trás das cortinas, o backstage da coleção. Gentileza final: a entrada é gratuita, algo raro em museus americanos.
Claro, o nosso Brasil! Fica registrado aqui não apenas um ponto turístico específico, mas sim um montante delas! Nossa Capital Federal nos enche os olhos possuindo uma estrutura aquitetônica que nos surpreende com suas belíssimas curvas. Por Oscar Niemeyer, que fez da capital uma obra prima. Fiquem com o Distrito Federal:
Apoio: Revista Vougue.
Semana que vem tem estreias de colunas e também de integrante no Recreio! Sara Miranda escreverá sobre poesias, livros e séries!
Fique atento às novidades!
Repórter Recreio volta na próxima semana!