Magnus chama "Mundo Disney" de 'desastre' e fala sobre excesso de novelas mexicana
Ele é reservado, educado, culto, um pouco tímido, amante da boa música, além de ter um gosto super refinado e um senso de humor bem característico. É responsavel por duas colunas de sucesso, bastante elogiadas pelos leitores, "No Tom" e "Sala de Cinema", que são veiculados semanalmente aqui no Recreio. Hoje, recebo com muito prazer, o meu querido amigo Magnus O'Donnell.
(Adaptação, com trechos inéditos, da entrevista publicada no dia 9 de Dezembro de 2015.)
Teteu: Para começar, eu queria que você definisse o ser humano por trás do personagem "Magnus".
Magnus: Acho difícil fazer uma autobiografia, mas posso dizer que me acho normal e sou bem quieto, embora não pareça. Não gosto de me autodefinir... (Risos).
Teteu: Magnus, como você conheceu o Disqus? O que te levou a fazer uma conta e começar a comentar no TV Foco?
Magnus: O que me levou a comentar no TV Foco foi a vontade de responder alguns comentários criticando SBT e que me desagradavam (Risos)... em especial os do Andrei, que na época era moderador.
Teteu: "Amar ao próximo como a ti mesmo”. Você faz isso? Acha possível?
Magnus: Acho possível sim e também creio que seria isso algo essencial para atingirmos um estado de plena paz, pois evitaria assassinatos, guerras, traições, entre outras coisas que afligem o mundo atualmente. Mas, como cristão, também acho que devemos amar ao próximo como a nós mesmos (e quando digo próximo não estou falando apenas dos familiares).
Magnus: Deus é quem vai nos guiar aos pouquinhos, começado com pequenas coisas, como aceitar as diferenças, esquecer o preconceito e nos ensinar a enxergar além da aparência exterior, e sem Deus eu acho sim isso impossível, pois Ele disse para amarmos inclusive os nossos inimigos, e quem consegue isso sem o auxílio Dele?
Teteu: Nossa mano! Super verdade o que você falou. Sem Deus não conseguimos nada, porque nossa mente as vezes é muito limitada. Muitos de nós perdemos nosso tempo guardando mágoas e planejando vingança a quem nos ofendeu. Devemos parar com essas coisas inúteis, que não nos levam a nada, e amar o nosso próximo e perdoar os nossos inimigos, como você bem falou.
Vamos falar um pouco sobre TV. Como você é um SBTista, eu gostaria de saber o que te atrai no SBT, que te fez ser fã dessa emissora?
Magnus: Acho SBT uma emissora muito carismática, gosto dos desenhos, gosto dos realitys culinários, enfim, tem uma programação simples que me agrada.
Teteu: Você acha que a Televisão influência a sociedade mais para o bem ou para o mal?
Magnus: Depende muito do que é veiculado lá. Não se deve colocar qualquer coisa em qualquer horário. As emissoras devem "filtrar" o que será levado ao ar, tirando o que não é tão necessário. Prefiro não entrar em detalhes sobre o que acho desnecessário na TV, pois pode ser apenas meu modo de ver as coisas, talvez porque prefiro ver coisas leves.
Teteu: A Internet é uma ferramenta que chegou para revolucionar o mundo, mas, apesar disso, a tradição de assistir TV continua firme e forte. Você acha que a "geração da tecnologia", no futuro, deixará a televisão de escanteio?
Magnus: Acredito que, se pegarmos o rádio, por exemplo, provavelmente, muitos acreditavam que a TV derrubaria o rádio. Hoje as pessoas assistem TV conectadas às redes sociais, sem contar que a TV é bem mais prática. Acredito que uma pequena parcela deixaria a TV pra ver novelas na internet, e mesmo assim porque, para essas pessoas, seria inviável ver a novela no horário em que ela vai ao ar na TV. A TV só acabará quando acabar a criatividade de quem a faz.
Teteu: O primeiro capítulo da novela "Babilônia", exibida pela Rede Globo, causou uma enorme polêmica ao mostrar um beijo lésbico entre duas senhoras. Por causa disso, a rejeição a novela foi enorme e a Globo viu o seus índices despencarem. Magnus, o que você achou dessa cena?Concorda ou não concorda? Por quê?
Magnus: Não vi a cena, e nem tive curiosidade de ver depois. O telespectador tem o poder de decidir o que ele quer ver, e Babilônia foi uma prova disso. As pessoas simplesmente desligaram a TV ou mudaram de canal, porque não era aquilo que elas queriam ver e sendo esse um modo de pensar que não agride nem coíbe o do outro, eu acho válido, cabe agora a emissora decidir o que será melhor para ela.
Teteu: Para você, o brasileiro valoriza a boa música? E na sua opinião, qual o maior cantor/cantora da atualidade?
Magnus: (Risos) Olha Matheus, na minha concepção do que é boa música, a grande maioria dos brasileiros não valoriza a boa música. Uma boa música precisa ter uma boa letra, não apenas "tchê rere thê thê" (como diz a música de Gustavo Lima) e também um ritmo agradável, tranquilo, suave; mas, também, épico e impactante as vezes. Funk jamais entraria na minha "play list", há outros ritmo que não me agradam, mas funk é o principal. Sobre a pergunta qual considero maior cantora/cantor, hoje eu diria que é difícil definir um melhor (Risos). Existem várias boas cantores e cantores que fazem a diferença ou fizeram a diferença, do seu modo, do seu jeito. Falo, claro, de cantores de verdade, (risos)... daqueles capazes de cantar ao vivo. Importante também considerar os que passaram por aqui, mesmo não cantando mais.
Teteu: O que você pensa sobre os seguintes famosos/personalidades, que vão aparecer a seguir?
Andressa Urach
Magnus: Ouvi muito falar da Andressa ano passado, sei que não cabe a mim julgar, mas tenho dúvidas quanto a sinceridade dela.
Silvio Santos
Magnus: O maior apresentador da TV brasileira, um mito.
Luan Santana
Magnus: Um cantor famoso que não me agrada, mas como pessoa parece ser até legal.
Xuxa Meneghel
Magnus: Está certo quando dizem que ela tem uma tradição como apresentadora, mas a mim ela parece um pouco forçada.
Danilo Gentili
Magnus: Acho ele um pouco irritante.
Edir Macedo
Magnus: Houve algumas denuncias ao Edir em 2009, se não me engano, por isso tenho certa desconfiança em relação a ele, apesar de nada ter sido provado, até por que se precisássemos de provas para “achar” alguma coisa, ninguém pensaria que Dilma roubou a Petrobrás.
Teteu: Magnus, chegou a hora de você enfrentar as "Perguntas da Galera" (Inédito).
Magnus: Eu gostaria que as emissoras melhorassem principalmente as grades de Sábado e Domingo. Eu gostaria que os programas de auditório de SBT fossem encurtados e colocassem séries americanas, geralmente elas são jogadas para a madrugada. No Sábado, gostaria que desse um jeito no Raul Gil, não imagino qual poderia ser, mas precisa melhorar.
Magnus: Na verdade, eu busco quem me reverencie. Afinal, alguém mau como eu não pode reverenciar ninguém, pelo contrário, deve ser reverenciado. E digo, mais qualquer vilão que vocês já conheceram, até hoje, estão abaixo do meu dedo do pé. Então, me temam!
Teteu: (Risos) Morto!
Magnus: SBT está muito bem com os produtos da Televisa, hoje com audiência mais que satisfatória com as novelas à tarde. Mesmo assim, queria ver menos produtos da Televisa na grade, creio que duas novelas já seriam suficientes, com um horário alternando entre reprises e inéditas e um só com inéditas. Quanto a Disney, foi mesmo um mau negócio, ninguém imaginava esse desastre, nem mesmo nós. Esses desenhos que colocaram, creio que espantam até crianças com menos de seis anos da sala.
Magnus: Só algumas (Risos). Foot Print In The Sand, I Won't Give Up (Jason Mraz), Amazing Grace, Con Te Partiro/Time To Say Good Bye, Oh Fortuna, You Raise Me Up (Josh Groban), The Player (Celine e Andrea, ou Celine e Josh Groban), I Belive In You ( Celine Dion & Il Divo). Essa última todos estão cansados ver eu postar no site, (Risos). Canções sem letra, gosto de Ode To Joy (Beethoven), Go Fly Forever (Martin Herzberg), Spring ( Vivaldi), Way Of Life ( Hans Zimmer), etc.
Magnus: Às vezes acho melhor não dar minha opinião, por medo mesmo de ser atacado ou decepcionar um pouco alguém, ali é sempre bom tomar muito cuidado com o que vai dizer, mesmo não sendo ofensivo. Seria tão bom se cada um pensasse mais nas pessoas e menos em emissoras, aceitassem críticas e soubessem debater. Outras vezes prefiro só observar, há muito coisa que não sei ou posso ter concepções equivocadas, e por isso prefiro não dizer.
Magnus: O que eu mais queria era arquitetura, qualquer carreira relacionada a Comunicação Visual também me agradaria.
Magnus: Acho que é por já ter tentando produções próprias e adultas que não deram certo. Apostaram em uma nova fórmula que deu certo, e, por isso, vem insistindo nisso. Mas não deve explorar isso exaustivamente, deve se buscar novas alternativas.
Magnus: Podem, mas eu não vou dizer. (Risos). Acho que o que me fez gostar e torcer por SBT foi o carisma da emissora. Talvez esse carisma, e por tentar agradar a todos, ou pelos tentar passar essa impressão, contribua para que a emissora ser tão pouco competitiva. Onde já se viu um diretor de TV dizer elogiar a concorrência e dizer que o monopólio não é bom pra ninguém, mesmo não sendo a emissora dele a tirar esse monopólio? O próprio Silvio Santos, o Ratinho “zoam” a si próprio e isso carisma, é o jeito SBT de ser (risos). Falo de hoje, claro, pois soube que já houve tempos que SBT citou Globo várias vezes, e não foi pra elogiar. Eu já fui globista, mas comecei a torcer para que SBT tivesse uma boa audiência e ficasse na vice, mas sem ameaçar a Globo em nenhum horário. Quando me tornei SBTista, não pensava em competitividade (Risos), era mais em carisma e pelas outras emissoras terem deixado de lado a programação infatil, que gostava bastante, mesmo quando já não podia mais ser considerado criança (Risos).
Magnus: Vou explicar por que ainda não disse meu nome. Eu tinha e tenho ainda, receio que alguém que me conheça na vida real me visse comentando e me reconhecesse (Risos). Eles achariam estranho por que fora do site sou um pouco mais quieto.
Magnus: Acho uma pena algo que fez tanto sucesso não poder ser aproveitado de alguma forma. Um remake de Pantanal já teria um custo extra de R$ 100.000 por dia (parece ser isso). Então vem também os novos gastos para que o remake tivesse uma produção tão boa e digna quanto a original, além de trazer o retorno financeiro e a audiência que se esperada (no caso de SBT, creio seria necessária a contratação de autores, diretores e atores melhores). Parece um tanto arriscado produzir algo assim. Seria necessário também já herdar alta audiência de uma produção anterior, e adulta, para assim ter maior garantia de sucesso.
Magnus: Nem lembro bem, mas quando comecei a comentar no TVF já tinha ela. Lembro que pouco antes de comentar no TVF eu já tinha comentado no DCM, porque um jornalista lá havia falado mal de Witney Houston, Celine e outras. Eu apaguei o comentário depois.
Magnus: "A Regra Do Jogo" me surpreendeu no primeiro capítulo, podemos dizer que humilhou as concorrentes em qualidade técnica, nunca tinha visto aquilo em uma novela, até parecia filme americano. A história também parecia excelente. Mas vieram alguns núcleos que davam a impressão que era só pra “encher linguiça”, além mocinhos sem carisma também. Resultado, acabou enrolando muito em novela que poderiam ser compactada em quatro meses sem aqueles núcleos descartáveis. Numa escala de 0 a 10, eu daria 7.0 para A Regra Do Jogo, mas muito mais pela qualidade técnica que por outros elementos mais importantes.
Teteu: Magnus, quero agradecer a você mais uma vez, obrigado pela sinceridade nas respostas. Sei que você é um pouco reservado, mas a entrevista ficou sensacional. Valeu!
Magnus: Obrigado Matheus! Não sei nem o que dizer no final (Risos). Mas sou grato a todos que sempre me respeitaram no TVF/Recreio.
Teteu: Valeu amigo! Falou galera!!!
Próxima Quarta
Um dos principais comentaristas do blog DISQUSTINDO abre o jogo e fala sobre assuntos POLÊMICOS.
Você vai saber TUDO sobre o Mr. Bynes!
O que ele falou a respeito da DECLARAÇÃO POLÊMICA, considerada homofóbica, de Benedito Ruy Barbosa, o autor de Velho Chico?
E mais: "Você considera artistas com Miley Cyrus e Justin Bieber, más influências para os jovens?"
"Qual a primeira impressão que você teve ao conhecer os comentaristas do TV F/Recreio?"
O que será que o Mr. Bynes respondeu?
E ainda: Ele revela o que pensa a respeito de alguns famosos:
ANA PAULA DO BBB - SELENA GOMEZ - LULA - XUXA - ALEXANDRE FROTA - ADELE
* Envie AGORA sua pergunta para o Mr. Bynes! (Perguntas da Galera)
Acesse o link abaixo:
Fácil, Rápido e Seguro!
Próxima Quarta, "Se Liga no Teteu".