Lembranças da TV 2ª Edição | Record e IURD, um vínculo quase insolúvel
Olá amigos e amigas que sempre prestigiam o Recreio, estamos aqui!! Embora a coluna se chame Memórias da TV, este colunista esqueceu a chave da Máquina do Tempo em algum lugar (risos). Por isso vamos abordar um assunto um pouco polêmico, jogando a bomba para os comentaristas...
A Rede Record tem muitos críticos ferrenhos pelo fato do seu conteúdo ser um pouco apelativo, sensacionalista, assistencialista e sangrento. De fato o canal do Edir tem um exagero muito grande nas pautas policiais, capitaneada por um senhor de idade contador de histórias chamado Marcelo Rezende, que comanda uma maratona diária chamada Cidade Alerta.
Considerando que o canal é comandado pelos bispos da Igreja Universal, que prega a famosa "Teologia da Prosperidade", na qual basicamente e superficialmente, prega que quem crer e seguir essa linha terá uma vida financeira muito próspera. E uma estratégia que a Igreja utiliza para tentar angariar seus fiéis é justamente se utilizando da sua rede de TV, a Rede Record.
Muitos não percebem, não enxergam nas entrelinhas e se houvesse uma análise, nem teriam tal obrigação. Por isso a missão dos colunistas em geral é de formar opinião e deixar vocês leitores bem esclarecidos e com um ponto de partida. Nossa intenção não é encerrar um assunto ou esgotar todas as variáveis possíveis, até espremer todo bagaço da laranja, muito pelo contrário. Nosso compromisso, aqui no Lembranças da TV é oferecer apenas o pontapé incial e vocês comentaristas continuam com o jogo aí embaixo!
Continuando com o assunto, os bispos da Igreja Universal exercem uma influência muito grande na diretoria da Rede Record, controlando duramente seu conteúdo para que tudo aquilo que é veiculado no canal estejam alinhados com os objetivos da IURD. Nota-se que a intenção da Igreja é fazer com que a Record apenas reproduza os ideais da Igreja para tentar angariar novos fiéis através dos telespectadores e da ótima audiência em alguns de seus programas.
Um exemplo claro disso é a preferência do canal da Barra Funda em produzir só novelas bíblicas. Certamente o sucesso de "Os Dez Mandamentos" ajudou, mas a ideia inicial de produzir esses seriados e novelas com essa temática veio de setores da Universal que exercem a influencia na emissora.
Um exemplo ainda maior é observado nos seus programas de variedades, especialmente os de auditório. Percebe-se que há uma repetição de pautas e de "linha editorial" na grande maioria das atrações. Geralmente o que é visto na tela são histórias de superação, dramas das pessoas famosas e o famigerado assistencialismo (criado pelo Sílvio Santos no Porta da Esperança). Será apenas coincidência esse jeito da Record de fazer televisão, ainda mais sabendo que a IURD manda e desmanda no canal?
Semana que vem estamos de volta, talvez com a chave da máquina do tempo. Continue nos acompanhando no nosso Recreio!
Observação:
Lembrando que esta é a opinião pessoal do
Colunista do Lembrança da TV e não do site Recreio.
Daqui a pouco estreia a nova série do Recreio "O Articulador".