top of page
Tempestade Noturna

Memórias da TV - 3ª Edição | Nem seu nem meu, é da gente

Olha a gente aqui de novo... depois de vocês se empanturrarem de chocolates, seguimos nessa Terça-feira firmes e fortes. A chave da máquina do tempo foi encontrada, e a nossa lembrança inicial será para um programa não tão antigo assim, e que considero o "pai" dos programas dominicais atuais da Record...



Para entender o porquê dos Domingos da Record atualmente estarem tomados pelo assistencialismo e pelas histórias de superação, tudo isso teve origem no programa Domingo da Gente, apresentado pelo pagodeiro Netinho de Paula.


Tudo começou no ano anterior, no programa Domingo Legal, no SBT. A atração do Gugu pouco a pouco foi apostando cada vez mais no assistencialismo, e em 2000 foi criado um quadro no qual uma moça de origem humilde teria um dia de princesa, teria um banho de loja e uma super transformação no seu visual. Para comandar o quadro, Gugu chamou o então vocalista do grupo Negritude Júnior para comandar o espaço, e A Princesa e o Plebeu acabou se tornando um dos carros-chefes no Domingo Legal.



Os olhos da Record (já na época disputando a vice, numa fase excelente) cresceram os olhos em cima do pagodeiro. Netinho aceitou a proposta e no dia 18 de março de 2001, com a direção de Leonor Correa (irmã do Faustão), estreava o Domingo da Gente, no horário das 13:30hs do Domingo. O Domingo Legal, depois da saída do pagodeiro, escalou vários artistas e continuou fazendo, alterando o nome do quadro para Princesa por um Dia!!


Até então, nesse horário a Record alcançava pífios 3 pontos de média com a exibição de filmes. Netinho de Paula conseguiu um milagre... quadruplicar o Ibope da Record. Na estréia, a Globo (com o Planeta Xuxa) ficou com 15 pontos; o Domingo da Gente ficou com 14 e o SBT (com a lendária Sessão Premiada) com 13 pontos... praticamente um tríplice empate técnico.


A intenção inicial do programa era permanecer no horário entre 13:30hs até 15:00hs e posteriormente, conforme os bons resultados, invadir a guerra Faustão x Gugu, mas isso não acabou acontecendo. Mas isso fez com que o Sílvio Santos voltasse com o Qual é a Música meses depois para competir de frente com o programa do pagodeiro.


A base do Domingo da Gente era muito simples. Netinho de Paula continuou ajudando moças simples no seu quadro A Princesa e Eu, só que para completar o programa foi acrescentado outros quadros assistencialistas, num molde parecido com que se tornou o Hora do Faro e o Domingo Show atualmente.


https://www.youtube.com/watch?v=GM28kJayk5k

Até o repórter do Faro, Humberto Ascêncio, fazia parte do programa, o vídeo embaixo comprova isso... e de quebra, a vinheta do programa:


O programa explodiu em audiência em 2001 com média de 13 pontos.

Nos anos seguintes conseguiu manter um bom ibope, entre 8 e 10 pontos. Mas a partir de 2005, os problemas pessoais do Netinho (as agressões a ex-esposa e ao humorista Vesgo, na época no Pânico) atrapalharam o Domingo da Gente, houve fuga dos anunciantes e em janeiro de 2006 foi substituído por um outro programa de sucesso: Tudo é Possível, com a Eliana!


Semana que vem estamos de volta, obrigado pelo prestígio, até la!!!

Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page