top of page
Coluna Social - Leitor/comentarista Alexandre

Realmente, o povo não é bobo.


REALMENTE, O POVO NÃO É BOBO


Recentemente, o Brasil está passando por um verdadeiro turbilhão no cenário político. Todo mundo já sabe das polêmicas, das denúncias, enfim, de toda essa crise que o PT está passando, principalmente envolvendo a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. No entanto, tem um detalhe em especial que me chamou a atenção.


Lá estava eu, assistindo o discurso da presidente Dilma sobre a posse de Lula como ministro (Que acabou não se concretizando), quando o pessoal que estava acompanhando começou a aplaudir, ovacionar, e comemorar à cada frase dita pela presidente. Quando de repente, em meio à essas comemorações, começaram a gritar "O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo", o que causou certo constrangimento por parte da própria Globo que estava transmitindo o evento.


Mas não parou por aí não, o Instituto Lula e o próprio ex-presidente citaram várias vezes o nome da Globo e do Jornal Nacional durante as manifestações que ocorreram durante a época em que o Lula estava prestes a se tornar ministro. Diziam eles que a Globo estaria manipulando a população para que ficassem contra o PT.



O CASO DIRETAS JÁ


A história de que a Globo manipula o cenário político não começou nos dias de hoje, isso já vem de muito tempo atrás. Um caso famoso foi em 1984, quando boa parte de vocês ainda nem tinham nascido, inclusive eu. Eu vou resumir a história: Era época das Diretas Já, que foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil. No dia 25 de Janeiro de 1984, a população se reuniu na Praça da Sé, em São Paulo para uma manifestação.


No entanto, essa data coincide com o aniversário da cidade. E o que aconteceu, o Jornal Nacional mostrou a manifestação como se fosse um ato em homenagem ao aniversário de São Paulo. Mais tarde, a emissora tratou isso como uma falha técnica, porém, o Boni, ex-vice presidente das Organizações Globo, disse em uma entrevista ao Roberto D'Avila em 2005 que naquela época a Globo teria sido censurada pelo Roberto Marinho, que não queria que tocassem nas Diretas Já. Até hoje não se sabe ao certo quem está falando a verdade, mas enfim, isso é só um exemplo de várias situações polêmicas envolvendo a Globo e a Política Brasileira.


Há também boatos de que a Globo teria influenciado no Impeachment do Ex-Presidente Collor, mas isso não vem ao caso agora.



OS ANOS PASSADOS


Esse caso das Diretas Já que eu citei acima foi em 1984. Pensem comigo, amigas e amigos: Naquela época não tinha Facebook, não tinha Twitter, não tinha Playstation, ninguém andava de um lado pro outro trocando mensagens no celular, enfim, era um tempo muito mais simples, onde a tecnologia era bem limitada.


Então, como as pessoas faziam para se manterem informados sobre tudo que estava acontecendo no Brasil? Bem, basicamente você tinha que ir até a banca comprar um Jornal, ou ligar o rádio e a televisão para se informar sobre todos os fatos. Vocês entenderam onde eu quero chegar, né? Exato, naquela época todo mundo era refém da mídia.


Basicamente, se houvesse algum grande escândalo, a única forma de você ficar sabendo era se alguma emissora de rádio ou televisão anunciasse. Por isso era muito mais fácil esconder alguma coisa da população. Se você não quisesse que alguém descobrisse que você, por exemplo, está sendo acusado de roubar dinheiro público, era só não deixar que caísse na mídia.



A EXPANSÃO DA TECNOLOGIA


Por volta do final dos anos 90, começo dos anos 2000, os computadores começaram a ficar cada vez mais comuns na casa dos brasileiros. Sim, quem não se lembra de ligar o PC e ver aquele Windows 98 rodando? (Pelo menos eu lembro mais do 98...)


E aí, no começo dos anos 2000 veio aquele "boom" das redes sociais. Surgiu MSN, Orkut, salas de bate-papo em tudo quanto é site, blogs, enfim... E isso foi algo que expandiu, e muito, a possibilidade de comunicação entre as pessoas. Isso porque eu estou falando do começo dos anos 2000, porque de lá pra cá a coisa só avançou. Eu vou explicar mais tarde.


E também nessa mesma época começou a se expandir o uso de celulares. Eu tive o meu primeiro celular, acho que foi em 2004, era um bem simples, daqueles cinza com tela esverdeada que só fazia ligações e mensagens. Basicão. Mas enfim, cada vez mais você passou a ver pessoas com celulares andando pelas ruas e falando ao mesmo tempo.




A INFLUÊNCIA DA INTERNET


E, com a tecnologia cada vez mais avançada, a internet deixou de ser algo exclusivo para quem tinha poder de aquisição. Hoje em dia a maior parte da população tem acesso à rede, seja pelo computador, pelo celular, pelo tablet, e até mesmo pelos vídeo-games. A internet se tornou uma coisa bastante comum na vida dos brasileiros, principalmente os mais jovens que não saem das redes sociais.


Agora, lembra que eu falei do "boom" das redes sociais? Pois é, com a criação do Facebook, do Twitter, do WhatsApp e todas as outras formas de comunicação pela internet, ficou cada vez mais fácil você descobrir o que está acontecendo no país. Tanto é que muita gente com acesso à internet e às redes sociais nem sequer assiste mais aos jornais, porque tudo que acontece vai parar lá.


Eu vou dar um exemplo: No dia em que eu criei minha conta no Twitter, que por sinal eu quase não uso, eu lembro que me levou uns dez minutos mais ou menos pra fazer o cadastro, criar senha, etc. Então, no momento em que eu entrei, eu vi lá nos Trending Topics, que são os assuntos mais comentados, o nome do Osama Bin Laden. Daí eu cliquei pra ler as mensagens, e descobri que o cara tinha sido morto. Ou seja, nem cinco minutos depois de eu criar a minha conta, eu já fiquei sabendo da morte do terrorista mais procurado daquela época.


Essa influência é tão forte que até mesmo os programas de TV passaram a apostar em divulgações no Twitter para aumentar a audiência dos seus programas. Você com certeza já ligou em algum programa de qualquer emissora e viu uma hashtag no canto da tela. Pois é, cresceu e muito!



A COMUNICAÇÃO ONTEM E HOJE


Deu pra sentir a diferença? 1984, ninguém andava com celular, ninguém tinha Twitter, ninguém tinha Facebook, ninguém tinha nem sequer internet... Como fazia pra saber o que estava acontecendo no país? Ligava a TV, ouvia o Rádio ou comprava o jornal na banca da esquina. Pois é, a população toda era dependente da mídia naquela época.


Agora, 2016, quase todo mundo tem acesso à internet, milhões de brasileiros já se cadastraram no Twitter, no Facebook, no WhatsApp, todo mundo troca informações de qualquer parte do planeta em questão de segundos, todo mundo pode combinar protestos, divulgar fotos, divulgar vídeos, fazer campanhas...


Então, por que eu acho que culpar a rede Globo por exibir os protestos no Jornal, mostrar os grampos que foram vazados, mostrar que a população está revoltada? Galera, a resposta é simples demais... A Globo não tem outra escolha a não ser mostrar.


Vamos supor que a Globo decida parar de exibir os protestos. Pronto, parou. Basta você entrar no Twitter ou no Facebook e pronto. Todo mundo já tá sabendo, já tá entre os assuntos mais comentados. E tem outro problema pra Globo, se ela não exibir esse conteúdo, o povo vai cair matando em cima dela. Porque hoje, a informação não vem só da TV e do Rádio. Se alguém ficar sabendo de alguma informação sigilosa, como uma denúncia ou um escândalo, ele vai lá, coloca na internet e em menos de 10 minutos já é um dos assuntos mais compartilhados nas redes.


Basicamente, o que muito programa de TV faz hoje em dia é anunciar o que está sendo comentado na internet. Existem até programas que se baseiam totalmente nas redes sociais, contando os assuntos mais curtidos. Lembrando que quando eu falo em "Redes Sociais", eu estou abrangindo todo tipo de comunicação envolvendo a internet. O Youtube também faz parte disso, por exemplo. O conteúdo que é colocado nos vídeos também está sendo disponibilizado pra qualquer um que entrar no site.



A CULPA É DA GLOBO?


Olha... Eu vou falar a verdade, quando eu vejo o Lula, ou qualquer outra pessoa, dizendo que o Jornal Nacional, ou a Rede Globo está tentando manipular o país, ou fazer lavagem cerebral exibindo os protestos e as denúncias, eu acho até engraçado. Porque isso tudo que eles mostram nos jornais está acontecendo 24 horas por dia na internet. Todo mundo tá comentando, todo mundo tá divulgando no Twitter, no Facebook, no Youtube, em qualquer lugar. A verdade é que a população não depende mais do Jornal Nacional pra descobrir o que acontece no cenário político.


Na minha opinião, isso já falando sem nenhuma prova ou evidência, os ataques à Rede Globo por parte do Lula e seus defensores vem do fato de que os jornais dessa emissora são os mais assistidos no país. O Jornal Nacional chega a explodir quando tem alguma pauta envolvendo assuntos polêmicos como o que está acontecendo nos dias de hoje. Mas na realidade, várias outras emissoras fazem coberturas. A Rede TV por exemplo chegou a cancelar um de seus programas pra falar sobre o Lula no dia em que a população se revoltava com a ideia dele se tornar ministro, mas vê se alguém se importou com isso. Claro que não, né?


Depois, manifestantes à favor do governo fazem protestos em frente aos estúdios Globo. Como se ela fosse a culpada de tudo que está acontecendo no país. Mas a pergunta que fica é: Se a Rede Globo deixasse de transmitir as manifestações, os áudios vazados, e as denúncias contra o PT, será que realmente faria tanta diferença? Estaríamos completamente por fora do que está acontecendo se a "Poderosa" não nos mostrasse no Jornal Nacional? O que você acha?


__________________________________________________________


Esta foi mais uma edição da Coluna Social, com a crítica enviada pelo leitor Alexandre. Lembrando que a opinião expressa é de responsabilidade do autor da mesma e não necessariamente do Recreio. Você também pode participar enviando sua crítica ou opinião pelo e-mail: siterecreio@gmail.com. Respeitamos as opiniões e críticas a qualquer emissora ou assunto, gerando assim um debate saudável e trocas de ideias.

Gracias! 🌹


Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page