Tenho fases, como a lua, fases de andar escondida, fases de vir para a rua…
Lua, fonte de inspiração
Incontáveis versos, poesias, músicas e declarações de amor já foram escritas inspiradas no luar. Atualmente devido ao advento das luzes artificiais nos grandes centros urbanos, o costume de olhar o céu foi deixado um pouco de lado, apesar disto, a Lua não perdeu sua magia.
Desde os tempos mais remotos, a Lua fascina e desperta o imaginário dos seres humanos sendo objeto de inúmeros mitos, lendas e crenças.
Uma das lendas mais conhecidas é a do Lobisomem. De acordo com a lenda, um homem foi mordido por um lobo em noite de lua cheia. A partir deste momento, passou a transforma-se em lobisomem em todas as noites em que a Lua apresenta-se nesta fase. Caso o lobisomem morda outra pessoa, a vítima passará pelo mesmo feitiço.
Embora não seja comprovado cientificamente, muitos acreditam que ela influencia a Terra e a vida que nela existe. Todos já ouvimos falar que, quando há mudança nas fases da Lua, ocorre o nascimento de bebês, cortar os cabelos na lua crescente ou cheia é o ideal, árvore podada na lua minguante tem dificuldades para crescer.
Para quem acredita em astrologia, diz que quando a Lua passa em frente a uma determinada constelação, segundo a astrologia, pode indicar problemas (ou soluções) para as pessoas de um determinado signo.
Sobre a Lua
Mitos a parte, a Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. A superfície lunar é basicamente constituída de rocha e recoberta por poeira fina. Os continentes são as regiões claras e brilhantes, que podem ser vistas a olho nu da Terra. São compostos essencialmente de rochas ricas em silicatos e são bastante acidentados, com depressões, enrugamentos e crateras de impacto.
Já os mares, que não possuem água, são regiões mais escuras e planas, ricas em basalto (rocha resultante de vulcanismo ocorrido no passado, já que, atualmente não há vulcanismo na Lua).
O homem sempre sonhou em explorar o Universo, e pisar era um deles. Foram seis missões de pouso na Lua, todas do programa americano Apollo (Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e 17), que durou de 1968 a 1972. Desde então, optou-se por enviar sondas espaciais. Além de serem mais baratas e evitarem risco de vida humana, as sondas permitem a observação global do satélite.
Foi em 20 de julho de 1969 que o mundo assistiu ao pouso do módulo lunar da Apollo 11, batizado de Eagle, no solo de nosso satélite. Duas horas após o pouso, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua, seguido por seu companheiro Edwin Aldrin. Posteriormente, outros 10 astronautas pisaram na Lua.
Em relação as marés, com a sua força gravitacional, a Lua "puxa" os oceanos em sua direção. Essa força tem a ver com a massa dos corpos e a distância entre eles. Quanto maior e mais perto, maior a força. O Sol também afeta as marés, mas menos, já que está mais longe da Terra do que a Lua. As marés mais altas ocorrem quando Sol e Lua estão do mesmo lado da Terra, somando as suas forças.
As fases da Lua
As fases da Lua são mudanças aparente em sua forma no decorrer do mês. Na verdade a Lua nunca muda, o que muda é apenas a porção que permanece iluminada pela luz do Sol e visível para nós.
As fases da Lua ocorrem porque ela não possui luz própria. Nós só a vemos quando ela é iluminada pelo Sol e reflete a luz dele. E, como a Lua está em órbita da Terra, durante alguns momentos dessa trajetória a face dela que permanece voltada para nós não recebe luz do sol, ficando totalmente no escuro.
Tradicionalmente usamos quatro denominações para descrever as fases principais da lua: Lua nova, quarto minguante, quarto crescente e Lua cheia.
Lua cheia: considerada por muitos como a fase mais bela, a Lua cheia se dá quando o Sol ilumina totalmente a parte da Lua voltada para a Terra. Lua minguante: essa fase é marcada pela perda de luminosidade, na qual observamos apenas uma face iluminada, que forma uma letra C ao contrário. Lua nova: é marcada por pouca luminosidade, pois sua face voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol. Lua crescente: considerada a fase de transição da Lua nova para a Lua cheia, a Lua crescente é caracterizada por receber luminosidade em apenas uma face (no lado oposto da minguante).
Lua Adversa
Tenho fases, como a lua, Fases de andar escondida, fases de vir para a rua... Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha. Fases que vão e que vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso. E roda a melancolia seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém (tenho fases, como a lua...). No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua... E, quando chega esse dia, o outro desapareceu...
Este poema de Cecília Meireles, trata dos sentimentos de uma pessoa, que passa por períodos de solidão, tristeza, medo, paixão assim como a Lua e suas fases.
Há momentos em que a pessoa fica escondida, isolada, reclusa, assim como existe uma fase em que a Lua fica escondida.
Sair para a rua, está ligada com a fase em que a Lua aparece totalmente, a cheia, portanto quer aparecer, sorrir e brincar.
As fases vão e vem, tanto nós como a Lua realizamos ciclos. O movimento de translação e rotação da Lua, por serem sincronizados, não permite que ela mostre uma de suas faces, que é a face oculta da Lua, para um observador na Terra. Também acontece numa das fases da Lua, que quando ela nasce o Sol se põe. Então ela lamenta: E quando chega esse dia, o outro (astro) desapareceu. Fala de solidão, desencontros e despedidas.
Tenho fases como a Lua
Não importa como somos desde que a verdade transborde através de nossa alma, olhos e coração. Ser a mesma pessoa de sempre, não quer dizer ser igual ou que nunca mude. Sempre é preciso melhorar nosso exterior e interior.
Seja como a lua: a mesma todas as noites, porém em constante mudança de fases. Intercalando brilhos intensos e amenos. A única e maravilhosa lua que nunca muda, apesar das transformações. Sempre satélite, sempre refletindo luz a iluminar as noites e as pessoas em sua volta.
Nunca invejando o sol ou as estrelas: jamais mudando aquilo que compõe sua atmosfera, em hipótese alguma tentando ser planeta, aquilo que não é. Seja nova, seja crescente, seja cheia ou minguante. Aprimore seus estados, modifique o visual, observe e melhore seus atos. Mas nunca deixe de ser o que é. Seja estrela, lua ou simples poeira cósmica, o fundamental é ser essência.
♪♫♪...Lua no mar, estrelas no chão A seus pés, entre as suas mãos Tudo quer alcançar você Levanta o sol do meu coração Já não vivo nem morro em vão Sou mais eu porque sou você...♫♪♫
Gracias! 🌹