Guiga Bates surpreende ao revelar que já foi "louco" pela Record, amava o SBT e não suport
Considerado um dos comentaristas de TV mais polêmicos, o nosso entrevistado de hoje não poupa palavras quando o assunto é detonar. Nascido na Bahia, ele é apaixonado pelo mundo televisivo desde a infância e ficou bastante conhecido pelo modo crítico em comentar televisão. Chegou ao Disqus em 2012 e permaneceu até o ano passado, quando resolveu criar o seu próprio site de TV. Hoje, o "Se Liga no Teteu" recebe Guiga Bates, que promete revelar detalhes nunca contados antes e ainda vai surpreender ao responder uma "Pergunta Bomba". Que pergunta será essa?
Teteu: Boa noite, Bates! Seja bem-vindo ao "Se Liga"!
Guiga Bates: Boa noite! É um prazer participar de seu programa, Matheus!
Teteu: O comentarista Guiga Bates demonstra ser um cara de personalidade forte, que fala na lata e não tem restrições quando o assunto é "detonar". Na vida real, você também é assim? Isso já te atrapalhou alguma vez?
Guiga Bates: Não, na vida real sou um cara super sério, de poucas palavras, de poucos amigos e que evita ao máximo falar o que vem na cabeça, para evitar problemas. Hoje sou assim... antigamente, só Deus sabe (Risos). Das vezes que “detonei”, também fui “detonado” e as coisas nunca acabaram bem (Risos). Ter uma personalidade explosiva na vida real não combina mais comigo. Sou um anjinho!
Teteu: Você se considera um apaixonado por TV? Como começou esse seu interesse pelo universo televisivo?
Guiga Bates: Sim, amo TV... desde "pirralhinho' sempre fui viciado em TV. Chorava pra TV ficar ligada. Brigava com Deus e o mundo por meu Castelo-Ra-tim-bum. Pasmem, era louco pela Record e amava o SBT. Não suportava a Globo! Depois que cresci e com a chegada da maturidade mental (isso é uma indireta, tá?), percebi as imundices em que se tornaram a "Recó" e o "Mofo", e conscientemente passei a dar valor a Globo, merecidamente. Sempre fui de reparar detalhes e defeitos nas produções de TV. Ninguém suportava ficar perto de mim em frente a TV, pois começava a esculhambar tudo. Com a chegada da internet, melhorou. Bastidores, audiência e notícias sempre foram um dos meus maiores passatempos.
Teteu: O que te atraiu ao TVF? Defina o período em que permaneceu comentando lá.
Guiga Bates: TV, ora! (Risos). Tive duas fases no TV Foco, uma em 2012, na qual permaneci por um ano. Fui expulso ou bloqueado na época do "Intense Debate" por fazer pesadas críticas ao site, pela falta de originalidade e apelação. Se hoje o TVF é ruim, tentem imaginar naquela época. Mas também, a turma daquela época era sensacional. Voltei em 2015, fiquei por menos de um ano, até Dezembro. Esta última fase foi a melhor, pois conheci muita gente boa, arrumei as melhores brigas e foi a partir daí que notei que poderia criar meu próprio site.
Teteu: O que ocasionou sua saída do Disqus e a criação do Detona TV?
Guiga Bates: O Disqus foram dois motivos principais. Vício que tomava todo meu tempo e que afetava algumas de minhas prioridades particulares e a censura por parte dos moderadores do TV Foco. Ficava "retado" quando deletavam meus comentários. Quando Os Dez Mandamentos atingiu seu auge, comecei a escrever longos textos criticando duramente a novela, me via na razão, era muito ruim aquele "trambolho". Uma pessoa, que não posso revelar o nome, me perguntou se eu não teria vontade de escrever para o TV Foco e que poderia me indicar. Imaginem, Guiga Bates escrevendo para aquele site! Não combina comigo... (Risos) detesto Record (Risos), me expulsariam de lá em 24 horas.
Então, começou a bater aquela vontade criar de o Detona TV, com a pegada do Bates. Lá não haveria censura e tampouco minhas ideias não seriam bloqueadas. O Detona tem 3 meses de vida e tem me dado bastante alegria pelo resultado. Na verdade, essa é a segunda vez que criei um site sobre TV. O primeiro não deu certo, pois apenas reproduzia notícias, copiava e colava, igual ao que o TV Foco faz hoje (Risos). Nesse período estudei muito sobre criação de site, códigos e tal e tenho apostado em conteúdo próprio.
Teteu: Algumas pessoas afirmam que você é um comentarista alienado, que seus comentários negativos são extremamente exagerados e só abrangem a Record, SBT, Band e RedeTV!, mas nunca a Globo, emissora na qual você admira. É verdade isso? Por que você pega tanto no pé das outras e alivia pra Globo? O que você acha das pessoas que criticam seus textos?
Guiga Bates: Onde que sou alienado? Não confundam alienação com verdades. Puro preconceito de gente recalcada que não aceita ler umas verdades, por sua vez, ainda tem mau gosto. Se vasculharem os arquivos do site, encontrarão matérias em que também se fala mal da Globo. Eu falo mal da Globo quando ela merece. Por que pego no pé das outras? Elementar, o objetivo primário do site é detonar o que tem pior na TV. Logo, o pior está na Record, SBT, Band... Não tenho culpa, gente! Ora...
Teteu: Mudando um pouco de assunto, você deve saber que o Vídeo Show vem dando bastante dor de cabeça para a Rede Globo. O programa recentemente mudou de formato, depois do fracasso com Zeca Camargo, e virou uma espécie de TV Fama. A atração ia bem das pernas, até a saída de Mônica Iozzi, que apresentava ao lado de Otaviano Costa. Atualmente, o programa vem sofrendo inúmeras derrotas para o Balanço Geral, e agora também perde para a reprise da novela Prova de Amor, da Rede Record. Qual a sua opinião sobre o formato atual do Vídeo Show? Tem solução, ou deve ser extinto?
Guiga Bates: O Vídeo Show tem décadas anos no ar, é marca registrada da Globo. Creio que não deva sair do ar. O formato de hoje é o melhor, não tem o que exigir. O programa serve para cobrir a Globo e cumpre muito bem seu objetivo.
Só tiraria dali o Otaviano Costa e apostaria numa pessoa igualmente dinâmica, mas que não precisasse apelar para caras e bocas e forçar a barra. Não suporto o Otaviano! Sobre a “Hora da Venenosa”, não deveria estar incluso num programa jornalístico, tira toda a credibilidade. Porém, sozinha, a Fabíola não sobrevive, não tem traquejo, nem presença, é péssima no improviso. Perder para “Prova de Amor” é ridículo. Novela ruim desgraçada!
Teteu: A novela "Os Dez Mandamentos" foi um verdadeiro fenômeno de audiência em sua primeira temporada. Na Record, nunca um produto tinha alcançado índices tão expressivos como os da trama de Moisés, que chegou a derrotar a imbatível "Novela das 9". A repercussão foi tão gigantesca em todo o Brasil, que a emissora decidiu fazer uma Segunda Temporada da novela escrita por Vivian de Oliveira. Bates, a quê você atribui o sucesso explosivo da novela bíblica da Record? A trama mereceu essa repercussão toda? O que você espera dessa Segunda Temporada?
Guiga Bates: Primeiro, a trama da Vivian, escritora meia boca da Record, é ridícula, me parece que foi escrita por uma criança. Segundo, a direção do Avancini é amadora demais, me lembra “Os Mutantes”. Terceiro, ODM cresceu numa época em que a Globo atravessava uma fase tenebrosa de rejeição e boicote, um erro atrás do outro. Pelo vacilo da Globo, o público voltou as atenções para novela "blasfemadora" da Record. Quarto, a Record fez lavagem cerebral na cabeça do povo diante do boicote das novelas ”imorais” da Globo, numa vi tanto marketing contra a Globo e a favor da família brasileira na Record.
Quinto, por ser uma trama com pegada religiosa e ter um enredo super famoso, num país repleto de evangélicos e católicos, deu certo. Bato na tecla, pelo conjunto da obra, incluindo barrigas e reprises, não merecia nem cinco pontos. Espero que essa sequencia "flop" e não tenha os mesmos números no Ibope, pra que aqueles descarados bispos aprenderem a hora de parar e não explorar um sucesso a vida toda e que invistam em algo original.
Teteu: Recentemente, a coluna de Maurício Stycer, do Uol, deu destaque ao tema "Assistencialismo na TV". Mas dessa vez, não se tratou da Record, e sim, da própria Globo.
O Jornal Nacional fez uma reportagem sobre um rapaz que estava desempregado e o levou ao encontro de seu futuro patrão, que fez a proposta de emprego na própria matéria do JN. A reportagem termina com o homem bastante emocionado, telefonando para a esposa e contando a boa notícia. William Bonner, um pouco emotivo, no final, comentou: "Não é todo dia que a gente tem chance de contar uma história bonita como essa."
Em outro dia, o programa "Mais Você", promoveu o encontro de três irmãos que não se viam há 30 anos, um tipo de pauta bem característico de programas como "Domingo Show", "Gugu", "Hora do Faro" e "Eliana".
Bates, qual a sua opinião sobre o fato da Globo está apostando em matérias assistencialistas? Você acha que o "Assistencialismo" é prejudicial, ou uma maneira de utilizar a TV para fazer o bem as pessoas que necessitam de ajuda?
Guiga Bates: Não creio que a matéria do Jornal Nacional deve ser considerado assistencialista. Ali foi apenas uma matéria água com açúcar e tapa-buraco. No caso do Mais Você, concordo que a atração tem partido para o assistencialismo. Caldeirão, já se afundou. Odeio assistencialismo na TV. Nada que é feito ali é de coração e a audiência e patrocínio é o foco principal. Quer ajudar, que ajude, mas que não precise expor ninguém ao ridículo, tampouco escancarar pra Deus e mundo que a pessoa passa fome, é feia, tem doenças e tal. Tenho nojo disso! Pior é que o povo brasileiro adora lixos como o Faro, Geraldo e Gugu, aliás, todos programas de auditório da Record e alguns do SBT se aproveitam da desgraça alheia.
Teteu: O Jornalismo do SBT foi criticado durante plantão da RedeTV! sobre os protestos pelo Brasil. Um internauta disparou:
Qual a sua opinião sobre a forma como o SBT trata o departamento de jornalismo? O que ele precisa para melhorar e progredir?
Guiga Bates: Cara, o SBT precisa é falir! Sumir do mapa. Uma vergonha de emissora (Risos). Se não falir, que se torne uma TV infantil ou mexicana de uma vez por todas. Jornalismo lá nem existe, o resto que tem é limitado e dependente do governo. Não creio que vá melhorar, a emissora não tem tradição no ramo. Vejam o “Primeiro Impacto”, é de dar sono!
O que precisa melhorar? Se for pra melhorar: Demitir todo o departamento jornalistico, desde âncoras, a maioria do repórteres, jogar uma bomba nas escassas redações e implodir tudo, mandar pro lixo os equipamento velhos (Não tem HDTV, cara!), ou seja, começar do zero! Se livrar do mofo impregnado!
Teteu: (Risos) Morto!
A Rede Globo foi a principal porta-voz das denúncias contra o Ex-presidente Lula e o PT, com as fases da operação Lava-Jato. A Globo mostrou absolutamente todas as denúncias, não medindo palavras e abordando sempre esse assunto de interesse de todos os brasileiros. No entanto, o próprio Lula e militantes do PT, afirmaram que a Globo mais uma vez está manipulando e agindo de acordo com seus próprios interesses, como fez no passado.
Bates, você acha que a Globo e as demais emissoras, tem algum interesse oculto pelo fato de estarem dando ênfase a esse escândalo, ou estão fazendo apenas o papel de informar? Para você, a Globo atual é a mesma do passado?
Guiga Bates: Todas tem algo oculto! Nenhuma é santa! A política está infiltrada em todos os setores do país. Tendo ou não interesse ocultos, eu aqui, apenas quero notícias. Durante o escândalo atual, tenho comparado todas as informações que a Globo solta com as das demais emissoras, como a Record, Band e veículos na internet.
Cara, é tudo igual. O fato da Globo ser poderosa e alcançar milhões como ninguém, a torna alvo do PT e militantes, lembrando que quem está na berlinda é o PT, lógico que irão se enfurecer. Se a Globo mudou? Mudou muito. Reconhece até seus erros. Acontece que, por não ter preferencia partidária, consigo enxergar melhor os ângulos. Se eu fosse um militante do PT, claro que estaria contra Globo. O contrário também.
Teteu: E vai começar o nosso novo quadro aqui do "Se Liga". "O Ringue da TV" estreia agora!!!
Teteu: Nesse quadro, vou citar programas/apresentadores concorrentes, ou de mesmo segmento, para saber, de acordo com a opinião do nosso entrevistado, qual dos dois merece ser nocauteado e o porquê. Lembrando que não pode nocautear os dois programas/apresentadores, pois um deles tem que sair como "vencedor", no caso aquele que não for nocauteado. Então, vamos começar!!!
Teteu: Entre os programas de auditório concorrentes acima, qual deve ser nocauteado? Por quê?
Guiga Bates: Nocaute no Faro. Porque ele é chorão, chato, mala, porre, apelativo e "aviadado".
Teteu: "Aviadado'? (Risos). Morto!!!
Teteu: A disputa agora é entre os realitys show de cozinha. Qual dos dois programas acima merece o nocaute?
Guiga Bates: "Cozinha Sob Pressão". Que programa e formato animalesco! Onde já se viu alguém inteirado admitir passar por assédio moral? Um lixo de reality!
Teteu: Xiiiii! (Risos).
Guiga Bates: Claro, né? Nocaute no Domingo Espetacular, a cópia "imunda" do Fantástico, de gosto duvidoso, cheio de bichinhos, comidinha, sub-celebridades, fofocas, ataques e Paulo Henrique Amorim. Credo!!!
Guiga Bates: Nocaute no "Hoje em Dia"! Que time de apresentadores fracos, sem sal. Um programa que parece mais um telejornal. E aquela girafa sem talento?
Teteu: Dead! Danilo Marroni ficou emocionado agora! (Risos).
Guiga Bates: Não sou capaz de opinar, pois não vi nenhum dos dois!
Guiga Bates: Nocaute em "A Fazenda"! Deus!!! Um reality fajuto, vendido como para celebridades. Mentira, só gente desconhecida e necessitada de mídia. Ainda tem o Justos, boneco plastificado.
Teteu: DEADD! (Gargalhada).
Teteu: Eita! (Risos). Qual das duas apresentadoras, do segmento entretenimento, merece nocaute?
Guiga Bates: Ana Furtado! Sem talento, a mulher do diretor. Não preciso dizer mais nada...
Guiga Bates: Complicado! Que situação difícil! Agora saiu fumaça!
Teteu: (Risos).
Guiga Bates: Não posso acabar com os dois?
Teteu: Pode não! (Risos). Um deles tem que sair como o "vencedor"...
Guiga Bates: Então é o Gugu!!! Refugo da TV, explorador, sensacionalista, apelativo...
Teteu: Bates, olha só o que ainda vem por aí (Risos):
Teteu: Que pergunta será essa, hein? E por que ela tem que ser chamada de "Pergunta Bomba"?
O que a galera perguntou ao Bates? Será que tem mais polêmicas vindo por aí?
Descubra próxima Quarta, na segunda parte da entrevista com Guiga Bates.
Teteu: Eu sei que o Superboy deve está revoltado por causa disso (Risos), mas a entrevista ficou imensa e impossível de colocar tudo em um único post.
Valeu Bates! Valeu galera!!! Até semana que vem...
Criação: Matheus Dias - Produção: Matheus Dias - Edição: Matheus Dias - Cebolinha Quer Saber: Jack
Pergunta Bomba: Danilo Marroni - Pacote Gráfico: Danilo Marroni e Matheus Dias
Agradecimentos: Danilo Marroni, Rosa e Equipe Recreio.