Transformando feridas em pérolas preciosas.
As pérolas são joias valiosas e delicadas, seu uso atravessa o tempo e conquista gerações. Mas você sabe como são formadas as pérolas?
Pérolas são produtos da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia.
Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário - a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água. Quando um grão de areia penetra nela, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola vai se formando. A cor da pérola varia conforme as condições ambientais e a saúde da ostra: as mais comuns são rosa, creme, branca, cinza e preta. O formato é variado, as esféricas são as mais valiosas.
O processo natural é demorado variando de ostra para ostra, geralmente o tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos.
Há também as pérolas cultivadas, técnica criada pelo japonês Kokichi Mikimoto, no início do século XX. Muitas pessoas ainda acreditam, erroneamente, que as pérolas cultivadas são imitações ou pérolas falsas. Na verdade, a pérola cultivada é uma pérola natural que recebe uma “ajudinha” do homem para começar a se formar.
Uma ostra que não foi ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. O mesmo pode acontecer conosco. Não importa se o ferimento foi causado naturalmente ou algo intencional.
Você já se sentiu ferida/o pela indiferença ou palavras de alguém?
Já foi acusado de ter dito/feito coisas que não disse/fez?
Suas ideias já foram rejeitadas ou mal interpretadas?
Já sofreu com a traição de alguém em quem confiou?
Então, produza uma pérola!
Cubra suas mágoas com várias camadas de amor, o processo não será fácil, mas o tempo ajudará cicatrizar suas feridas transformando as em pérolas preciosas de maturidade, superação e experiência.
Gracias! 🌹