A diferença entre séries, seriados e minissérie
Vocês já perceberam que o “Sob Demanda” vai ser um espaço totalmente sobre séries. Mas que quando for possível, também vai ser comentado sobre alguns seriados e as minisséries. Mas qual a diferença de cada um?
Para aqueles que não sabem, a uma pequena diferença entre elas. Mas que sabendo o que é cada uma, dá para diferenciar. Se quisermos saber a diferença, precisamos saber o que é cada um.
Em uma série todo episódio tem uma sequencia, que deve ser seguida, onde um episódio complementa o anterior. Além disso, para entendê-la é necessário assistir todos, ou pelo menos a maior parte dos episódios, na sequência correta, tendo sua conclusão só no ultimo episódio.
Uma série normalmente é dividia em temporadas, com media de 22 episódios de 40 minutos cada. Se a temporada agrada o espectador e traz retorno de audiência para a emissora, é contratada uma nova temporada e são feitas pequenas alterações na trama a fim de melhorar a aceitação e manter o espectador interessado. Se uma temporada não agrada o espectador ou os donos da emissora, assim como a novela, a série é cancelada, muitas vezes sob o protesto dos fãs.
No caso do seriado não há essa necessidade de continuidade. Podemos assistir episódios soltos, em ordem totalmente aleatória e mesmo assim nos divertir sem perder conteúdo (salvo aquelas exceções onde diz: “Continua no próximo episódio”). O tempo de duração de um seriado é semelhante de uma série. Alguns seriados do gênero comédia normalmente têm apenas 25 minutos de duração aproximadamente.
Um bom exemplo para seriado é o mundialmente famoso e amado (ou odiado)Chaves.
Geralmente os seriados tem uma pitada mais leve, um dos motivos que muitas pessoas têm mais paciência de assistir um seriado, do que uma série. Percebendo isso, as emissoras de TV aberta, procura investir mais em seriados (que sempre repete os mesmo episódios) do que investir em uma série e perder a audiência.
É uma história parcelada, cujos segmentos são chamados de capítulos, sendo cada um é continuação do precedente, porém de curta duração. Geralmente de ficção ou romance.
Muitas pessoas acham que telenovelas e minisséries são tudo iguais. Mas elas não são. O que diferencia as telenovelas e as minisséries é, principalmente, o cuidado com a produção, além do fato de ser uma história "fechada", ou seja, autor, diretor e elenco já sabem toda a trama de antemão, o que facilita na composição dos personagens, já que o ator pode fazer seu trabalho direcionando por um caminho que já conhece.
A duração média das minisséries durante um bom tempo foi de vinte capítulos, mas nos últimos anos elas têm sido verdadeiras mininovelas, chegando a quase sessenta capítulos. No Brasil, são exibidas desde o fim dos anos 80 de terça a sexta-feira. Entre 1982 e 1986, as minisséries iam ao ar de segunda a sexta.
Quando é falado em categorias dentro do mundo televisivo, não são encontrados apenas esses três tipos de entretenimento. Encontramos também as telenovelas, microsséries e muitas outras. Tem pessoas que preferem mais séries a minisséries, outras não gostam de nenhum dos dois, prefere o seriado. Caso você não acompanhar nenhum dos três, na internet você pode encontrar algum que você se identifica mais. A escolha é toda sua!
Espero que vocês tenham gostado da postagem. Até a próxima!!!!