Quem matou a Esperança?
Certo dia ESPERANÇA estava em seu jardim passeando e colhendo flores para decorar a casa, pois em breve receberia a FELICIDADE.
Sorridente cantarolava sem saber que a INVEJA a observava por detrás da cerca.
INVEJA pensava consigo, porque esta criatura é assim? Porque tem este jardim tão bonito? Esta casa e este jardim devem ser meus. Porque ela é assim, tão tranquila e feliz?
Mas isso não vai ficar assim, vou comprar esta casa, este jardim será meu custe o que custar!
Com sorrisos nos lábios INVEJA começa dialogar com ESPERANÇA.
- Bom dia ESPERANÇA! Nossa como está linda! Que lindo vestido! Que lindo jardim e que casa tão bonita e iluminada... Queria ter uma igualzinha.
- Claro! Responde ESPERANÇA - Um dia você poderá ter uma casa até melhor e muito mais bonita que esta!
- Tive uma ideia, você poderia me vender sua casa com tudo que tem dentro e este lindo jardim. Questiona a INVEJA.
- Desculpe, mas não está à venda, me sinto bem aqui, tem um valor muito grande para mim. Esta propriedade foi adquirida com muito esforço e guarda muitos momentos bonitos.
Tudo bem! Só estava brincando mesmo. Em pensamento diz: "Tudo isto será meu, custe o que custar".
INVEJA traçou um plano muito bem elaborado, mas precisava de ajuda, pois sozinha sabia que não era capaz, por isso chamou suas amigas, a MENTIRA, a FALSIDADE e a INTRIGA.
Na hora combinada INVEJA e suas companheiras encapuzadas, invadiram a casa de Esperança. Deram uma surra nela, quebraram os móveis e destruíram o jardim deixando ESPERANÇA ferida e com um aviso: "Consigo ou destruo tudo que quero".
Logo a HUMILHAÇÃO, o MEDO e a INSEGURANÇA apareceram para ver o que acontecia ficando ao lado, mas sem ajudar.
A FELICIDADE ao chegar e ver a casa naquele estado, acha tudo estranho... ESPERANÇA parecia outra pessoa, desequilibrada emocionalmente, não tinha mais aquela alegria e brilho de outrora, mal conseguia falar e ainda por cima com desagradáveis companhias. Pensando ter entrado na casa errada, foi embora.
No caminho INVEJA e suas companheiras comemoravam a vitória. O plano tinha sido ótimo.
Foi quando encontraram o ÓDIO no caminho. Porque vocês estão assim, tão felizes?
É porque acabamos de bater na ESPERANÇA, destruímos sua casa e seu belo jardim.
Só isso? Se fosse vocês teria feito o serviço completo. Se a ESPERANÇA ficar viva, ela poderá se recuperar e reconstruir a casa e o jardim novamente. Deveriam tê-la matado.
A INVEJA disse: tem razão ÓDIO, não vou permitir que isto aconteça, amanhã cedo vou voltar e terminar o serviço, mas precisarei da sua ajuda.
Na janela, ESPERANÇA ainda chorando olhava para o novo dia, arrumaria a casa novamente, cuidaria do jardim e continuaria sua vida. Quando avista o mesmo grupo desta vez em maior número se aproximando novamente, sentiu que seria pior... O MEDO e a INSEGURANÇA que acabaram se instalando avisam: Você precisa fugir, vamos com você!
Durante a fuga, ESPERANÇA não enxerga o perigo à frente e acaba caindo, ficando pendurada a beira do precipício.
O MEDO e a INSEGURANÇA ficaram paralisados ao lado. ESPERANÇA quase sem voz começa gritar por socorro. O primeiro a aparecer foi o VAZIO.
Na estrada o EGOÍSMO passa, mas não ajuda e segue seu destino normalmente. Talvez ele não esteja tão errado...
A DESCONFIANÇA olha de longe, não poderia se aproximar, vai que seja uma armadilha?
A INGRATIDÃO olha, mas prefere não ajudar. Afinal, não é problema dela, mesmo se lembrando de todas as vezes que ESPERANÇA esteve ao seu lado ajudando quando precisou...
A DECEPÇÃO se aproxima, mas por ser pesada e sem jeito acaba empurrando ESPERANÇA um pouco mais para baixo.
A MÁGOA chega e quando tenta segurar, acaba caindo também, ficando presa em ESPERANÇA se tornando um peso a mais.
ESPERANÇA sente forças invisíveis causando um aperto em seu coração, são a ANGÚSTIA e a TRISTEZA. Além dos ferimentos, suas forças estão no fim... Lágrimas começam rolar sem parar...
De repente vê alguém se aproximando com uma corda. Esperançosa como só ela, acredita que finalmente vai sair daquela situação, um sorriso nasce em seus lábios.
Quando a pessoa se aproxima ESPERANÇA olha em seus olhos e vê o que não esperava... Um olhar frio, distante, duro e impiedoso...
Era a INDIFERENÇA que mesmo tendo a corda para ajudar, cruzava os braços e parava a margem vendo com frieza seus últimos esforços.
Simplesmente Rosa 🌹
_______________________________________________________
Conceitos e definições
Inveja
Inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.
A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza. Está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja possuir algo que pertence a outro indivíduo.
Tem um poder destrutivo muito grande, não dá para subestimar quem possui este sentimento, pois não tem limites até que destrua o objeto de sua inveja.
Quem tem inveja acaba difamando e desmerecendo o que não possui. Como o ditado popular afirma: “Macaco que não alcança banana, diz que a banana é podre”.
Indiferença
Acredito que seja o pior tratamento que uma pessoa possa receber. A indiferença é pior que uma agressão física. Você deve estar se perguntando o por quê deste pensamento. O agressor quando está nos agredindo está com o foco apenas em nós e neste momento temos importância para ele, mesmo que seja para nos machucar.
Quando uma pessoa nos trata com indiferença ela pode focar qualquer coisa, exceto nós. Não temos importância nenhuma para ela e pode acontecer qualquer evento ruim que ela não se dará o trabalho para perguntar o que ocorreu, se está passando mal ou se está precisando de ajuda.
A indiferença, por conseguinte, é um ponto intermédio entre o apreço e o desprezo. Se alguém sentir apreço, esse sentimento será agradável e ativo; pelo contrário, se sentir desprezo, tornar-se-á em algo que se pretende rejeitar. Ao mostrar-se indiferente, o sujeito torna-se apático a esse respeito.
Ser indiferente quer dizer que “nada nos interessa”, que não sentimos nada frente a uma situação ou pessoa, que “tudo dá no mesmo”, não tem a menor importância. Quando mostramos indiferença em relação a algo ou alguém, o que realmente fazemos é nos afastar dessa pessoa ou dessa circunstância.
Há casos em que a pessoa indiferente pode ser acusada de insensível ou fria, como se tivesse as emoções ou os sentimentos anestesiados ou ser egoísta mesmo. Não dá para julgar, nunca se sabe o que acontece dentro de alguém. Como diz Cora Coralina: "Coração é terra que ninguém vê".
Angústia
Nem mesmo Jesus escapou de tal sentimento, este quase o levou a desistir de sua missão. Imagine o que ele sentiu ao ver tantas pessoas a quem ajudou, curou, gritando: Crucifica-o!
Angustia é uma dor na alma, causada pelos demais sentimentos ou situações ruins como inveja, ingratidão, mentiras, decepções. Uma emoção que está a frente de um acontecimento, mistura de medo, pavor, humilhação, insegurança... Uma sensação de sufocamento , peito e coração apertados. Pode ser consequências de lembranças traumáticas.
Decepção
A decepção é um sentimento negativo de tristeza e mágoa que é causado por uma situação ou pessoa. Esta palavra tem origem no latim deceptio, que remete para a ideia de engano, trapaça, dolo.
Muitas vezes a decepção é causada por uma surpresa desagradável, ou quando as expectativas da pessoa decepcionada não são alcançadas.
Decepções acontecem quando você acredita que a outra pessoa vai retribuir da mesma forma com a qual você a trata ou sempre tratou.
Ingratidão
Ingratidão é pagar com o mal ou não reconhecer o bem recebido. Acredito que Deus / Jesus seja o que mais receba este tipo de sentimento. Nunca sabemos agradecer as coisas boas que recebemos e estamos sempre reclamando por algum motivo, às vezes até supérfluos ou situações causadas por nós mesmos.
Mágoa
Mágoa é um sentimento conhecido dentro do âmbito do descontentamento que, muitas das vezes é considerado como brando, onde poderá deixar indícios que podem durar um bom tempo no coração da pessoa. Um sentimento de chateação que está lá dentro guardado lá nos confins da memória e que não vai embora.
O ruim é que este sentimento prejudica apenas você, pois geralmente quem bate esquece enquanto você sofre esperando o tempo cicatrizar as feridas.
Medo
Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. Existem diferentes tipos e níveis de medo, que pode ir desde uma ligeira ansiedade ou desconforto até o pavor total. As respostas do organismo também se apresentam de diferentes modos de acordo com a intensidade do medo.
Inconscientemente, as características físicas reproduzidas pelo sentimento de medo preparam o corpo para duas prováveis reações naturais: o confronto ou a fuga.
Normalmente, para surgir o medo é necessário a presença de um estímulo que provoque ansiedade e insegurança no indivíduo. Porém, em determinadas situações, o medo pode se desencadear apenas a partir da ideia em relação a algo que seja desagradável.
Humilhação
A humilhação surge de um desejo do ser humano de se sentir superior rebaixando outros indivíduos e tem origem na desigualdade, porque em muitas ocasiões uma pessoa é humilhada porque é diferente. Seja por classe social ou apenas seu jeito de ser. É aqui que nos sentimos um “lixo”, um ser totalmente inferior àquele que nos humilha.
Insegurança
Sentimento de desamparo, falta de confiança própria, sentir se limitada e desprotegida.
Ódio
Ódio é que o sentimento de aversão, de rejeição muito intensa que uma pessoa sente-se em direção a outro, ou algo assim. Ódio gera dois comportamentos bem específicos, por um lado, a evitar o que é odiado e por outro lado, a destruição do que gera ódio. Quando o sentimento de ódio é dirigido para um ser humano pode ser materializado em insultos ou agressões físicas ou verbais.
Tristeza
Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação.
Todos os seres humanos ficam ou já ficaram tristes em algum momento de suas vidas. Está é uma condição natural de todos os indivíduos.
A tristeza pode se apresentar em diferentes graus de intensidade, variando desde a tristeza passageira, que normalmente dura alguns minutos ou horas, à tristeza profunda, que pode persistir por vários dias ou semanas, além de ser um sinal de problemas mais complexos, como a depressão.
Vários podem ser os motivos que desencadeiam sentimentos de tristeza, como uma desilusão amorosa, a perda de um emprego, a morte de um amigo ou familiar e outras situações que sejam encaradas de modo negativo pela pessoa, fazendo com que seja afetada psicologicamente. Entre os principais sintomas da tristeza está o desânimo, a falta de vontade de desempenhar tarefas rotineiras e de conviver socialmente.
__________________________________________________________
Para você quais são os piores e os melhores sentimentos humanos?
__________________________________________________________
Reticências ... Por que usá-las?
Elas são a continuação
Do que não posso escrever...
Do que não posso entender...
Do que não posso fazer...
...🌹...