top of page
  • Danilo Marroni

Cinco tecnologias que prometem ser acessíveis em breve | Repórter Recreio

É comum vermos notícias sobre novas tecnologias que serão lançadas no futuro. Muitas delas poderão ser tendências e bastante populares, visto que poderão suprir muitas de nossas necessidades cotidianas. Mas a questão é: vai demorar muito para que nós tenhamos contatos com essas novidades?


Algumas já estão a caminho e poderemos vê-las/manuseá-las muito em breve. A publicação é da Revista Exame e nós replicamos algumas dessas tecnologias.

> Carros autônomos

Empresas como Google e Tesla já têm carros que dirigem (parcialmente) sozinhos e que estão em fases de testes e experimentos finais.


Estima-se que 2020 seja o prazo final de lançamento para muitos desses carros autônomos de grandes montadoras. No entanto, essa tecnologia só deve ser adotada em massa a partir de 2025, como avalia a Totvs (laboratório de pesquisas).


Um estudo preditivo da IHS Automotive, consultoria do setor automobilístico, informa que as pessoas não precisarão mais colocar as mãos em um volante de carro no ano de 2050.





> Inteligência Artificial


Para a Totvs, o futuro será formado pela combinação de software, dados e inteligência artificial. Com isso, setores como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo devem passar por transformações significativas, trazendo benefícios aos consumidores.


Um exemplo do estágio atual da inteligência artificial é o software AlphaGo, da Deep Mind (empresa do Google). Ele derrotou recentemente por 4 X 1 o campeão mundial de Go, um jogo de estratégia mais complexo do que o xadrez.





> Impressoras 3D

A impressora 3D é um dos itens citados aqui que mais estão se popularizando. É uma criação de 1984, que ainda deve mudar alguns processos do mundo atual. A bioimpressão de membros para o corpo humano para a criação de próteses ou transplantes deve aumentar até 2020.


Para fabricação de produtos, muita coisa pode mudar. Empresas como Nike e Adidas, por exemplo, já anunciaram que seus tênis poderão ser impressos em 3D em breve.


Ela poderá ser usada para ferramentas e utensílios da área de saúde, tecnologia e tantas outras.





> Internet das Coisas



A internet das coisas, tendência de conectar cada vez mais objetos à internet, trará benefícios para diversas áreas, como a de logística e de mapeamento. Segundo a Totvs, por exemplo, regiões agrícolas poderão ser mapeadas por drones e todas as informações estarão disponíveis para as empresas.


"O mais importante, diante de todas essas mudanças, é estar preparado para as transformações que estão por vir, pois, mais cedo ou mais tarde, uma dessas tecnologias, ou várias delas, impactarão parte da sua empresa ou até mesmo sua rotina pessoal”, conclui Goetten.






> Realidade virtual



Enquanto a realidade virtual coloca o usuário de aparelhos como o Oculus Rift em um ambiente totalmente virtual, com o qual ainda não se pode interagir fisicamente – senão por movimentos realizados com a cabeça –, a realidade aumentada traz elementos do mundo virtual para o mundo real, como alguns aplicativos já fazem, ao, por exemplo, colocarem um dinossauro no meio da sua sala de estar.


A Samsung lançou recentemente um modelo de óculos que grava e reproduz vídeos em 360°(imagem acima). Tecnologias assim são vistas como tendências para melhorias no ramo de educação e turismo.




 

Tem alguma sugestão de pauta? Você pode dizer abaixo:

Você pode dizer qual tema mais gosta na coluna:

Obrigado e até!

Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page