top of page
Sara Miranda

Não julgaras um livro por seu filme| Mandamento para quem quer ser um leitor voraz


Geralmente para as pessoas que não são muitos fãs de ler, sempre falam a velha desculpa: “Tem o filme, para que vou ler o livro?”. Porém o que essas pessoas não sabem é que elas simplesmente podem odiar a história simplesmente porque no meio de todas aquelas cenas ficaram algumas coisas sem sentindo. Esses detalhes você só encontrará nos livros, e por conta que não foi uma boa adaptação você fica “boiando legal”.


Mas para os que são fãs de certos livros, conta cada segundo quando é anunciado que seu livro vai virar um filme. E já começamos a imaginar diversas coisas. Você compra seu ingresso e vai sorridente ao cinema, contando aos amigos daquela sua cena preferida que você está louco para ver até começar o filme...


A adaptação acaba sendo horrível para aqueles que sabem de tudo da história por já ter lido o livro, tanto para os que nem sabia que era adaptação de um livro. Vale ressaltar que o filme nunca vai ter todas as coisas do livro, mas mudar várias coisas ao ponto de parecer outra história isso é frustrante. Então pensando nisso, separei cinco livros que são fantásticos, mas que tiveram uma adaptação muito diferente da história original.


São eles:


5- Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal é um dos filmes mais importantes para a saga do jovem bruxo e, certamente, um dos mais queridos pelos fãs que conheceram o personagem através do cinema.

Mas para aqueles que já conheciam os livros de J.K. Rowling, A Pedra Filosofal é o filme que mais distorceu elementos cruciais da trama original. Detalhes importantíssimos foram deixados de fora, enquanto elementos completamente desnecessários foram incluídos.

Apesar disso, o filme é impecável. Uma grande obra cinematográfica, mas que fica completamente aquém do que o livro oferece.



4- Memórias de uma gueixa

Para os que gostam de uma boa história que tenha romance (não tão meloso) e descreve certo tipo de cultura esse livro é perfeito. Já li ele duas vezes, e nas duas amei. Esse é um livro que todos que terminam de ler ficam encantado com a história. Quando a pessoa vai assisti ao filme depois de ter lido o livro, tem uma pequena frustração.

Apesar do visual caprichado, os detalhes mais importantes foram retirados.


3- Eragon

Eragon chegou aos cinemas em 2006, prometendo muito mais do que cumpriu. Também tinha um elenco muito bom, com atores famosos como Garrett Hedlund, Rachel Weisz e Jeremy Irons, mas os produtores não souberam usar uma história mais complexa, tirando bastante conteúdo do livro e colocando outros que não tinham sentido.

O livro aclamado pelos críticos foi criticado por muitos em sua adaptação para o cinema. Não tem muito que dizer, pelo simples fato da má atuação, da distanciação do livro, falta de personagens e de não ter passado do primeiro livro da trilogia.


2- As Crônicas de Nárnia: A viagem do peregrino da alvorada


A magia de “As Crônicas de Nárnia” me acompanhou desde a infância, cresci com a personagem Lúcia. Porém, depois do primeiro filme, a qualidade começou a cair. “O Príncipe Caspian” ainda é aceitável, mas “Viagem do Peregrino da Alvorada” foi bastante criticado. Li os livros e a quantidade de mudanças na história foi bem grande, além de me fazer sentir falta do clima mágico de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”.

Quem não leu a obra original, certamente, consegue se divertir com o filme. Mas para os fãs das Crônicas de Nárnia a adaptação foi um verdadeiro insulto.



1- Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Esse é um livro que te prende do início ao fim, principalmente para os que amam mitologia grega. Aí a pessoa ler o livro, ama, fala do livro várias vezes e quando vai assisti ao filme para e pensa: MAS QUE DROGA É ISSO??

Mais uma vez pegaram o enredo principal e distorceram conforme a vontade dos produtores. Apesar da boa atuação de Logan Lerman, a história foi mudada de tal forma, que certamente prejudicará o restante da série. Os fãs também ficaram decepcionados com a quantidade de elementos alterados da obra original. Sua sequência conseguiu ser tão criticado quanto o primeiro filme. Só para vocês terem uma ideia, a adaptação foi tão horrível que o autor do livro fez uma carta para que escolas que passavam o filme parassem de passar.


Através desses cinco filmes, é notável que realmente não podemos julgar um livro por seu filme. Para os que gostam de detalhes essenciais em uma história, o livro sempre será a melhor maneira de saber desses detalhes.

 

Obrigada por sua presença aqui. Mas tem alguma adaptação que você não gostou? Compartilhe aí nos comentários.

Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page