Lava-Jato: Passando o Brasil a limpo
O cenário político brasileiro está pegando fogo atualmente. Estamos no meio de um processo de impeachment que vem sendo analisado pela Comissão Especial no Senado. O relator, Antonio Anastasia, deu parecer favorável pela abertura do processo e o julgamento deve ocorrer no próximo dia 11. Nesta fase seguinte, são necessários 41 votos dos 81 possíveis para o afastamento provisório da presidente Dilma Rousseff por 180 dias. Caso ocorra, o vice-presidente Michel Temer, assume até o Senado e o STF conduzirem as investigações e decidirem pelo afastamento definitivo ou não da presidente. Michel tem buscado aliados e já conta com vários nomes para um possível governo.
Nesta Quinta-Feira (5), o Supremo tribunal federal, por 11 x 0 decidiu suspender o mandato do deputado Eduardo Cunha por tempo indeterminado e também afastá-lo da presidência da Câmara, assim, ratificando a decisão do Ministro Teori Zavascki tomada pela madrugada do mesmo dia. Os Ministros apontaram que Cunha prejudicou as investigações da Lava-Jato e tentou obstruir o andamento do processo de cassação que sofre no Conselho de Ética, pois mentiu ao alegar que não tinha contas no exterior. O afastamento do deputado foi um pedido do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Assumiu interinamente a presidência da câmara, o deputado Waldir Maranhão, também investigado na Lava-Jato.
A PGR também pediu ao STF que investigue o ex-presidente Lula, a presidente Dilma e José Eduardo Cardozo, ministro e Advogado-Geral da União por tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró. Eles também são acusados de atrapalhar a Justiça. A investigação tem base na delação do Senador Delcídio do Amaral. Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no STF, ainda vai analisar o pedido feito por Janot.
Parece que o Brasil finalmente está começando a mudar. STF, MPF e a PGR estão fazendo a limpa nos corruptos e muitos outros devem cair. Vamos aguardar os próximos capítulos.
__________________________________________________________
Esta foi mais uma edição da Coluna Social, com a crítica enviada pelo leitor Davi Allen. Lembrando que a opinião expressa é de responsabilidade do autor da mesma e não necessariamente do Recreio. Você também pode participar enviando sua crítica ou opinião pelo e-mail: siterecreio@gmail.com Respeitamos as opiniões e críticas a qualquer emissora ou assunto, gerando assim um debate saudável e trocas de ideias.
Obrigada Davi pela participação e apoio!
Gracias! 🌹