top of page
Tempestade Noturna

Quem está Filmando?


Olá amigos, mais uma vez o Memórias da TV está no ar. Semana passada foi explicado sobre a câmera HK-312, que foi utilizada por muitos anos e gravou muitas produções durante toda a década de 1980. Abaixo mais uma foto de uma propaganda de uma revista especializada da época mostrando a HK-312.

Nota: Um detalhe importante é o fato das fabricantes de câmeras (Ikegami, RCA, Sony, entre outras) serem responsáveis apenas por produzem o corpo e o visor das câmeras. A lente (que é essa parte comprida da frente) é quase um equipamento à parte, separado do restante da câmera. As fabricantes mais conhecidas de lentes são a Canon e a Fujinon (do grupo Fujifilm, dos filmes fotográficos de antigamente). As emissoras tinham a opção de montar o combo câmera+lente, com diferentes opções. A própria Globo alternava direto entre as lentes da Fujinon e da Canon.


Mas em 1990 a Globo resolveu modernizar seus equipamentos, pois estava comemorando seus 25 anos e ao mesmo tempo a emissora transmitia direto os festivais de Rock (Hollywood Rock, por exemplo). Por conta disso, a emissora carioca adquiriu diretamente do Japão a Ikegami HK-322, câmera que começou a ser produzida em meados da década de 1980.


Essa câmera deu uma evolução muito grande na qualidade de imagem, distanciando demais a Globo em relação às outras emissoras, que na sua maioria ainda utilizavam os equipamentos dos anos 1970 e que já tinham qualidade inferior em relação à camera Ikegami HK-312. O destaque negativo dessa época ficava para o SBT, que tinha câmeras da marca RCA, que eram as piores da época. Semana que vem vamos falar com mais detalhes do antigo equipamento do SBT!


Semana passada também foi comentado que a Rede Globo antes do PROJAC literalmente pagava aluguel para diversos estúdios cariocas (Cinédia, Tycoon, Estúdios da Herbert Richers), inclusive utilizando até mesmo os estúdios do Renato Aragão, que eram utilizados para a gravação dos muitos filmes do grupo, e que anos depois se transformaria no RECNOV, da Rede Record. Todos estes estúdios ganharam o novo equipamento da Ikegami.


O único lugar que não recebeu as câmeras HK-322 foi o Teatro Fênix. Nesse teatro eram gravados os programas de auditório da Globo (Domingão do Faustão, os programas da Xuxa, Globo de Ouro e anteriormente o Chacrinha) e alguns humorísticos (Os Trapalhões e anos antes abrigou o Viva o Gordo). Com isso, o Teatro Fênix ainda permaneceu com a Ikegami HK-312, muito provavelmente por razões econômicas, criando uma defasagem dentro da própria Globo, pois essa câmera tinha uma imagem bem mediana.


Enquanto isso, as HK-322 gravariam grandes novelas a partir de Meu Bem Meu Mal (1990, atualmente reprisando no Viva); Pedra Sobre Pedra (1992); Mulheres de Areia (Atualmente também no Viva - 1993); A Viagem (1994); A Próxima Vítima (1995), entre outras. A Próxima Vítima acabou sendo a última novela inteira gravada em outros estúdios, na qual a Globo tinha que pagar o aluguel, pois no final de 1995 o PROJAC (atualmente Estúdios Globo) ficou pronto.


Na linha de shows, a Ikegami HK-322 trabalhou na gravação do Casseta e Planeta, da Escolinha do Professor Raimundo, também no Você Decide, entre outros. Na foto abaixo, também de uma propaganda dos anos 1980 de uma revista especializada, a foto da Ikegami HK-322 e da portátil câmera HL-79E, muito utilizada pela Globo em imagens externas.

Semana que vem vamos abordar a câmera RCA TK-46, que foi utilizada por muitos anos pelo SBT, pois a emissora do Sílvio Santos seria a responsável pelo próximo salto tecnológico da TV! Logo abaixo temos uma cena da novela Mulheres de Areia, no qual já dá para perceber a ótima qualidade da imagem, mesmo sendo uma câmera de tubo.

Vídeo Bônus: Em 1997, Sílvio Santos adotou uma jogada de mestre ao mexer em todos os seus horários do domingo para beneficiar o Gugu e o Domingo Legal. O dia 19/10/1997 foi histórico, pois os reflexos daquela época duram até hoje. O Gugu mudou para o bem e também para o mal os rumos da TV aberta, pois a partir daí é que começou para valer a neurose da disputa do Ibope minuto à minuto!


No vídeo especial abaixo é de um intervalo recém-postado no Youtube da novela Chiquititas do sábado dia 18/10/1997, postado pelo canal FilmesVHS (ao qual agradeço, pois é uma joia rara daquelas). Logo no começo, a chamada do Domingo Especial, aonde estavam sendo mostrados os novos horários até então da programação dominical do SBT, com o destaque para a mudança do Domingo Legal, começando no horário das 15h00 e concorrendo diretamente contra o Domingão do Faustão


Muito obrigado pela presença e pelo prestígio no Se Liga de ontem. Um agradecimento especial ao Danilo por ter me concedido o espaço para falar um pouquinho do que a gente vai aprendendo. Até semana que vem!




Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page