Linguagem Corporal: o corpo fala
"A alma sente, a mente pensa, e o corpo exprime".
Gabriel Pedroza
A maior parte da nossa comunicação é feita verbalmente, mas, muitas vezes, um simples olhar podem reafirmar ou desmentir o que estamos dizendo. Emoções como medo, desconfiança, raiva, tédio e tantos outros podem ser percebidos pela linguagem corporal.
A linguagem corporal engloba gestos, tom de voz, postura, olhares, enfim... e se conseguirmos dominar esta linguagem e a sua aplicação poderemos: - Gerar uma impressão positiva nos outros; - Conseguir gerar empatia; - Ler nas entrelinhas; - Perceber melhor os outros.
Ao lermos a postura de alguém não só estamos a observar a sua personalidade, mas também a atitude que está a tomar perante determinada situação, os sentimentos que essa pessoa tem em relação às pessoas que a rodeiam e aos acontecimentos que estão a ter lugar naquele momento. Mas é um erro analisar os gestos isoladamente. Eu cruzo os braços, mas isso não quer dizer, obrigatoriamente, que eu estou a distanciar-me ou a defender-me. Pode dizer apenas que estou com frio. Por isso, quando observamos alguém devemos ter em conta a circunstância global em que o gesto é feito.
Veja alguns gestos comuns e o que eles podem representar:
Fonte: http://incrivel.club/