Tiro ao alvo especial: estado de Pânico
O alvo de hoje será um programa que muitos adoram, mas que para este colunista que vos fala é considerado o pior programa da televisão aberta e fechada do Brasil! Infelizmente um dia o nosso amigo aqui era um telespectador assíduo, mas que acordou no tempo certo ao perceber algumas coisas. Estamos falando sobre o Pânico na Band!
Esse "suposto" humorístico, em seus primórdios, já era irreverente, escrachado, porém tinha um certo limite. Limite este que foi diminuindo proporcionalmente ao sucesso que foi crescendo. De 2007, 2008 em diante, o mau gosto passou a predominar nesta atração dominical. Porém o programa ainda era aceitavel pelo fato de intercalar com bons quadros humorísticos comandados pelo Eduardo Sterblich, pelo Marvio Lucio (Carioca), pelo Ceará, entre outros. Essa situação durou até 2013, já na Band.
De 2014 em diante, o programa decaiu muito de qualidade, pois passou a focar mais em quadros estilo "Jackass", com muita porrada, humilhação e um verdadeiro incentivo ao Bullying. Sei que o que será dito agora talvez será bastante criticado por alguns, mas a responsabilidade é inteiramente do colunista e não do Recreio, vamos deixar bem claro.
Neste ano a situação ainda persiste. Embora o Tiririca no ano passado tivesse ido e arejado um pouco aquele ambiente, a sensação que se tem é que o diretor Alan Rapp, o Emílio Surita e a
trupe de supostos humoristas (dali só se salvam uns 3) não tem mais repertório. Ceder um dos quadros principais do programa para que os "youtubers do momento" disputem um game onde
o objetivo é "dar porrada" uns aos outros é o cúmulo da imbecilidade que chegou o programa e também uma parcela considerável dos jovens brasileiros.
Pior ainda são as "trollagens" que o "diretor" Bolinha aplica em cima de toda a equipe do Pânico em quadros periódicos. O mais recente é um quadro no qual o Gui Santana (um dos poucos que
se salvam, excelente imitador) está passando uma lua de mel com duas belas mulheres, porem todos ali enfrentando as provas sacanas e perversas aplicadas pelo Bolinha. E quem for mais
atento percebe que a maioria das situações ali são previamente combinadas, porém transformadas num circo de horrores que se estende por várias semanas à fio.
A Proposta inicial do Pânico na TV em 2003 era de escrachar o mundo artístico, não atoa um de seus melhores quadros da fase inicial se chamava "Sandálias da Humildade". Porém quem está precisando atualmente dessas sandálias é o próprio programa. Chega a ser uma afronta para quem está assistindo à esse verdadeiro lixo televisivo.
Muitos comentaristas podem até argumentar que é só pegar o controle remoto e mudar de canal. Porém no caso desse programa é caso de justiça. Se fosse num pais com uma cultura mais
desenvolvida, a Justiça já teria botado freio nesse programa há muito tempo.
Por muito menos, em 2000, fizeram um carnaval que acabou resultando na proibição da Banheira do Gugu, só porque os câmeras se empolgavam demais nos closes. Aliás, os closes ginecológicos que vocês assistem no Pânico é uma inspiração clara da época da Banheira do Gugu, porém isso é o de menos.
Certamente, muitos jovens que já tem um comportamento prédisposto à cometer Bullying, vai se inspirar nas supostas "brincadeiras" do Pânico para reproduzir na Escola, para humilhar outros jovens. Quem é adulto já tem um senso crítico, mas no caso dos jovens, esse senso ainda está em formação.
É um Humorístico direcionado ao público jovem, porém que está fazendo um serviço de forma canalha e suja na formação de caráter de nossos adolescentes. É importante frisar que um programa de TV sozinho não influencia ninguém... mas em pessoas que já tem um comportamento pré-disposto, atrações como essas é como se fosse apertar o gatilho numa
arma, e acaba sendo fatal muitas vezes.
Ninguém está te obrigando a deixar de assistir ao programa... Mas que tenha um melhor entendimento daquilo que está por trás, e o que tudo isso pode gerar e acarretar.
Em Julho começaremos um especial sobre o Raul Gil, tão injustiçado nas redes sociais. Obrigado pelo prestígio ao nosso site Recreio!