top of page
  • Simplesmente Rosa

Símbolos Religiosos e seus significados


Os símbolos religiosos, presentes em todas as religiões, representam o sagrado, a fé, a esperança, a natureza, a vida, o universo e se tornaram tradicionais entre seus fiéis uma vez que funcionam como elementos poderosos.


Cristianismo

Cruz






Símbolo do Cristianismo, a cruz representa o local onde Jesus Cristo foi crucificado ao salvar a humanidade e, por isso, simboliza a força, o poder, o sagrado. Assim, a cruz tornou-se um objeto de devoção cristã e faz parte de igrejas, capelas, monastérios e templos. É citada muitas vezes no livro sagrado, a Bíblia, simbolizando o poder de Deus e a fé cristã: “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”. (Coríntios 1:18).


Peixe





Inicialmente, esse símbolo foi fundamental para a difusão do cristianismo, uma vez que o peixe, do grego Ichthys representa um acrônimo Iesous Christos, Theou Yios Soter​, que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador". Note que o peixe era um dos alimentos básicos entre os judeus e, por esse motivo se tornou uma marca cristã, símbolo de amor, de união, de compaixão. Importante lembrar que o peixe também tornou-se um símbolo de Cristo na medida em que Jesus, miraculosamente, multiplica os pães e os peixes a fim de alimentar e salvar a população.



Islamismo


Lua Crescente com Estrela






Símbolo do Islão, a lua crescente com a estrela foi símbolo do império otomano e mais tarde adotado pelo Islamismo. Representa a renovação da vida e da natureza visto que os islâmicos seguiam um calendário lunar. Para alguns, a interpretação do símbolo remete ao casamento, a união da lua com a estrela D’alva; e, para outros, as pontas da estrela indicam os cinco pilares da religião islã: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.


Hamsá






O hamsá também representa os cinco pilares da fé islâmica. Ele também é conhecido como mão de Fátima, em virtude de esse ser o nome de uma das filhas do profeta Maomé, a qual se dizia que não tinha pecados, sendo por esse motivo um modelo para as mulheres muçulmanas.


Hinduísmo


Om






Conhecido como “Omkar” (Om ou Aum), esse símbolo sagrado representa em sânscrito, o principal mantra da religião hindu, ou seja, uma espécie de oração e meditação relacionado com conhecimento, a proteção e o corpo sonoro absoluto. Também está associado com a invocação aos três mais importantes divindades hindus: Brahma (criador), Vishnu (reformador) e Shiva (destruidor).


Suástica






Pelo fato de apontar para as quatro direções, a suástica representa o deus Brahma. Esse é um símbolo sagrado e próspero para os hindus. Svastica, em sânscrito, significa bem-estar, de modo que é, assim, um símbolo de sorte e de prosperidade.


Judaísmo


Estrela da Davi






Símbolo do Judaísmo, a Estrela de Davi (Hexagrama) é representada por uma estrela de seis pontas com dois triângulos sobrepostos; está relacionado com a união de elementos, a saber: o feminino e o masculino, o céu e a terra, dentre outros. É utilizada em outras religiões, como no Hinduísmo, donde cada ângulo da estrela representa um deus da trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva, que simbolizam, respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.


Menorá







A Menorá, Menorah em hebraico, é um candelabro de sete pontas que foi construído por Moisés e se tornou símbolo religioso do Judaísmo. É um dos símbolos mais antigos da fé judaica. Objeto divino de iluminação, a Menorá é citada muitas vezes na Torá, livro sagrado com leis e mandamentos do Judaísmo: “Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. Seis hásteas sairão dos seus lados: três de um lado e três do outro."


Budismo


Roda do Dharma







A Roda do Dharma (Dharmacakra) é o símbolo do Budismo, representada por um círculo com oito raios que significam os ensinamentos de Buda chamados de “Nobre Caminho Óctuplo” sendo um conjunto de oito práticas (entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta) que buscam o caminho interior, a iluminação.


Flor de Lótus





A flor de lótus, que representa o crescimento espiritual, é considerada o trono de Buda e é um dos Oito Símbolos Auspiciosos do Budismo.

Quando fechada, a flor simboliza o coração fechado que somente se abre com o desenvolvimento das virtudes de Buda.

Conheça o símbolo de outra religião indiana. Leia Khanda, símbolo do Siquismo.


Wicca


Pentagrama






Na religião Wicca, o Pentagrama (estrela de cinco pontas) é um elemento que caracteriza o feminino visto que está associada com Vênus, deusa do amor e da beleza. Tornou-se um dos símbolos mais importantes da religião, na medida em que representa os cinco elementos (espírito, água, ar, fogo e terra) bem como Vênus, uma das principais deusas da religião Wicca, considerada a deusa mãe da natureza.


Taoismo


Yin Yang






O Yin Yang (Diagrama do Tai-chi ou Tei-Jié) é o símbolo cósmico do Taoismo uma vez que representa o universo mediado pela união das forças e energias opostas, a saber: o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o céu e a terra. Dessa forma, é representado por um círculo que dividido por uma linha sinuosa é preenchido nas cores preto (Yin) e branco (Yang) donde cada lado possui um germe do outro, fomentando uma relação de equilíbrio e das forças complementares e inseparáveis entre tudo o que existe.


Fonte: Wikipédia

__________________________________________________________


S.R.🌹



Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page