Entre emoções, polêmicas e haters, chega ao fim a segunda temporada de Os Dez Mandamentos
Ao contrário da primeira que já é sucesso no exterior, a segunda temporada de Os Dez Mandamentos não teve grande repercussão, no entanto conseguiu ainda manter um público fiel por ser uma boa alternativa e também pela falta de criatividade da concorrência que anda perdendo a mão.
Nesta trajetória Os Dez Mandamentos começou dinâmica, depois focou em casamentos, nascimentos, flashbacks criando uma longa barriga para aguardar a nova produção, A Terra prometida. O destaque desta temporada foi o ator Victor Hugo (Corá), outros com grande potencial como Leonardo Vieira (Balaão), Rayana carvalho (Adira) ficaram deslocados na trama. A abertura da Terra também gerou expectativas, não tão grande como a abertura do mar.
Nos momentos finais a maquiagem para o envelhecimento do elenco, não foi tão perfeita, vários personagens morreram como Joquebede, Abigail e Zelofeade, Miriã e Ur, Ana, dando desfecho a esta etapa da trama. Eldade se destacou pela sua permanência em detrimento da morte de outros personagens, pois já era ancião desde a época que Moisés era príncipe no Egito, ainda se casou com Safira. Será que se inspiraram em Matusalém?
Diante de tantas falhas, o que segurou o público?
Ficou nítido que a Record não soube lidar com o sucesso de Os Dez Mandamentos, pecando no excesso de produtos como filme, musical, cosméticos entre outros.
Um explicação para esta fidelidade é que além da história emocionar, a novela transmite uma mensagem de fé, relacionamento familiar que trazem boas reflexões. As atuações não deixaram a desejar, levando em conta que em todas as emissoras existem canastrões protegidos por influências ou apelo midiático. Também foge da mesmice (embora sejam bons produtos) da concorrência trazendo uma alternativa, o fundo musical foi de extremo bom gosto, em suma o conjunto da obra ganhou a empatia do público e é um marco na TV Brasileira.
No poço te encontrei Tigres
Sucesso Internacional
Devido ao grande sucesso de Os dez mandamentos no país, os atores brasileiros, Guilherme Winter e Sérgio Marone, protagonistas da primeira temporada participaram do programa Susana Giménez, considerada uma das apresentadoras mais populares da Argentina, na Telefe, uma das principais emissoras de televisão da Argentina.
O programa é líder de audiência e já entrevistou outras celebridades brasileiras como Cauã Reymond, Xuxa e artistas internacionais como John Travolta, Antonio Banderas, Salma Hayeck entre outros.
Polêmica
Quando uma crítica é dirigida a um determinado produto é compreensível, uma vez que gosto é algo peculiar de cada um. O problema surge com o desrespeito a fé alheia por pequenas coisas.
A polêmica envolve aqueles que se 'auto intitulam' verdadeiros donos das escrituras, representantes de Deus na terra ou pensam que unicamente a religião 'evangélica' são o público de determinada emissora, desqualificam tais pessoas como se fossem inferiores intelectualmente, partindo para ofensas pessoais e religiosas, perdendo o bom senso, respeito ao próximo e equilíbrio.
Vale ressaltar que a 'novela' é uma obra de ficção 'baseada' na Bíblia, não um documentário da mesma, muito menos um culto ou igreja. Quem tem o hábito de ler a Bíblia, sabe exatamente separar a ficção das escrituras sagradas.
Diante do exposto no tópico polêmica, ficam os seguintes questionamentos e reflexões:
1) A emissora, time, gosto pessoal, religião ou ateísmo de alguém determina seu grau de inteligência ou caráter?
2) Qual é a verdadeira religião? Está escrito o nome da sua religião na Bíblia?
3) Sabe a história, finalidade e origem da sua religião?
4) Qual Bíblia é a verdadeira? Como foi criada, quando e por quê?
5) Seu comportamento, palavras e atitudes, condizem com um representante de Deus / Jeová/ Javé/ D'eus?
Tiago 1: 27
A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas.
Tito 2:7, 8
7-Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, 8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
1 João 4.20
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
João 4:23
Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores.
Bom senso é um conceito usado na argumentação que está estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências, e, assim, poder fazer bons julgamentos e escolhas. O bom senso vai muito além da capacidade de distinguir o certo do errado, está diretamente ligado à capacidade intuitiva do ser humano de fazer a coisa certa.
__________________________________________________ S. R. 🌹