Pétala e Sabor
Estamos começando um novo quadro aqui no Recreio: Pétala e Sabor! Nele daremos dicas culinárias e algumas receitas desde as mais fáceis, até as mais sofisticadas com ingredientes acessíveis.
A alimentação é vital para o ser humano mantendo o equilíbrio e bom funcionamento do corpo, e prevenindo doenças. Hoje em dia boa parte das pessoas aderiu à facilidade do Fast-food se distanciando cada vez mais da alimentação caseira e saudável.
Cozinhar não é tão difícil como parece e pode se tornar uma arte ou terapia, basta um pouquinho de interesse e umas receitas básicas. A apresentação de um prato também é importante, tem um ditado que diz que “comemos com os olhos”. Vejam que pratos lindos!
Para começar vamos fazer uma receita com um ingrediente que é quase uma unanimidade, a batata. Além disto, a receita é fácil, acessível, e o ingrediente principal agrada o paladar da maioria, a batata.
A batata está entre os quatro alimentos mais cultivados para demanda alimentícia, atrás do arroz, trigo e milho. Rica em carboidratos e amido, contem cobre, ferro, manganês, potássio e vitaminas B6, C, fibras que auxiliam na prevenção e combate de inflamações e cálculos renais, impulsiona a atividade cerebral, mantém o intestino saudável. Esse alimento também tem baixo índice glicêmico, o que faz com que seu estômago se sinta cheio por mais tempo, ajudando a manter distante aquele desejo de comer fora de hora.
Prato principal (use batatas maiores e bonitas).
Ingredientes
4 batatas grandes ( bem lavadas e deixadas de molho na água com vinagre por 5 minutos)
Sal grosso com ervas (acha pronto no mercado ou pode ser sal normal).
Azeite ou manteiga. (Você escolhe)
Papel alumínio
500g de camarão grandes ou médios (descascado e limpo)
Suco de ½ limão Taiti.
Alho (opcional)
Cebola grande
Caldo de camarão ou peixe em cubo (tipo Kynnor)
Uma pimenta dedo de moça cortada bem pequena ou pimenta do reino a gosto, se for ralada na hora, melhor.
Azeite (pode substituir por óleo comum ou canola, milho, girassol).
Vinho branco (opcional)
Queijo brie
Uma caixinha de Creme de leite uma caixinha
Queijo parmesão ralado grosso (ou faixa azul no pacotinho).
Cheiro-verde (salsa, cebolinha).
Tomates cerejas ou mini rosas de tomates para decorar.
Folha de salsa para decorar.
Modo de preparo
Batatas
Opção 1
Após lavar, enxágue as batatas, jogue sal grosso, regue com azeite e enrole no papel alumínio, leve ao forno deixe assar por aproximadamente 10 minutos. Espete um palito para ver se está bom. A batata deve estar assada, porém firme, não pode ficar mole.
Opção 2
Após lavar as batatas, cozinhe na água com o sal grosso até ficar al dente. Espete um palito para saber. Após, escorra e coloque em uma travessa com água e gelo para cessar o cozimento. Escorra e reserve.
Enquanto a batata esfria, prepare o camarão e o molho.
Recheio
Enquanto isto lave bem os camarões, se tiver, tire aquela coisinha preta que fica em cima. Tempere com limão, sal e a pimenta deixe reservado em um escorredor, para não ficar com excesso de líquido.
Em uma panela coloque o azeite, acrescente o alho refogue junto com o camarão até ele ficar rosado. Não demora muito esta parte. Reserve.
Doure a cebola, acrescente o queijo brie picado, o caldo de camarão ou peixe, o vinho e mecha até o queijo derreter, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Bata no liquidificador junte ao camarão reservado, acrescente cheiro verde picado e misture.
Volte as batatas, que já esfriaram a esta altura, corte uma tampa não muito grande, em seguida cave com uma colher retirando a polpa.
Preencha cada batata com o recheio, salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido até que fique dourado.
Como não gosto de camarão com casca e a cabeça, na decoração prefiro usar rosinhas de tomates ou tomates cerejas com folhas de salsa ou outra erva com folhas bonitas.
Esta receita abre espaço para mil alternativas e opções de recheio como frango com bacon, queijos, ricota com espinafre e nozes, bacalhau, carne moída, carne de charque, atum e frios variados. Basta deixar a criatividade e gosto pessoal ditar novas receitas.
Dicas de acompanhamentos
Como a batata é bem reforçada, não é necessário arroz, mas se não abrir mão, pode ser arroz branco simples ou arroz sete grãos que deixa o rato mais bonito.
Uma salada capestre bem bonita ou salada de rúcula com tomates secos e palmito.
Sobremesa pode ser um mousse de maracujá direto na casca, em taças individuais ou desinformado.
__________________________________________________________
Este primeiro post culinário é dedicado ao Kaíque Palhares
que tanto pediu receitas!
Também agradeço ao Douglas N. (Sam) pelas logos e paciência!
Espero que tenham gostado!
Gracias! S. R. 🌹