top of page
Simplesmente Rosa

O duradouro casamento do SBT com a Televisa e o sucesso das novelas mexicanas no Brasil.


É nítida a paixão dos brasileiros e as novelas latino-americanas principalmente as mexicanas. O casamento do SBT, propagador dos dramalhões mexicanos no Brasil, com a Televisa, tem sido duradouro. Até a Rede Record formalizou uma sociedade com a emissora mexicana em 2008, mas não durou muito, houve uma rescisão do contrato. Acho que não tem espaço para outro nesta relação... SBTelevisa é um casamento quase perfeito, pois quando a audiência não vai bem, é cortada ou tirada do ar sem aviso prévio.


As principais diferenças entre as novelas brasileiras e as latinas:


As classes sociais - parece não existir classe média, a pobreza e riqueza das personagens são extremas.


As mocinhas sofredoras - Haja coração para ver tamanho sofrimento das protagonistas, derramam lágrimas a novela inteira e no final acabam ficando com “El gran amor de su vida”.


Mocinhas x Vilãs - Ao contrario do Brasil que atualmente veneram as vilãs, nas novelas latinas as mocinhas conseguem segurar o status de protagonista da trama, ganham a empatia e torcida do público pelo seu final feliz.


Após um período instável na audiência, as novelas latinas retomaram a força e tem alçando altos índices levantando o horário vespertino da emissora. Uma das responsáveis foi a novela Coração Indomável (remake de Marimar), depois outros sucessos vieram como A Dona, Tereza, Abismo de Paixão, Meu coração é teu, Mar de amor, fora as rererererereprises de A Usurpadora, Maria do Bairro entre outras.


A primeira novela da Televisa transmitida pelo SBT foi Os Ricos também Choram, exibida no Brasil entre 5 de abril de 1982 e 22 janeiro de 1983 e obteve grande êxito.


Dentre as principais telenovelas do Canal de las Estrellas exibidas pelo SBT, destacam-se: Desprezo, O Direito de Nascer,Estranho Poder, Chispita, Carrossel, Viviana em Busca do Amor, Soledade, Só Você, A Vingança, Rosa Selvagem, Ambição, Simplesmente Maria, Meus 15 Anos, Vovô e Eu, Alcançar Uma Estrela, A Fera, Eu Compro Essa Mulher, Garotas Bonitas, Eu Não Acredito nos Homens, Paixão e Poder, Amor em Silêncio, Coração Selvagem, Na Própria Carne, Maria Mercedes, Marimar, Maria do Bairro, Rosalinda, Luz Clarita, O Diário de Daniela, A Usurpadora, O Privilégio de Amar, A Mentira, Sigo Te Amando, Esmeralda, María Isabel, Amor Real; Abraça-me Muito Forte, A Alma Não Tem Cor, Camila, No Limite da Paixão, Teresa, Manancial, Carinha de Anjo, A Outra, Menina Amada Minha, A Madrasta, Rebelde, A Feia Mais Bela, As Tontas Não Vão Ao Céu, Por Teu Amor, Rubi, Salomé, Camila, Preciosa, Primeiro amor... a mil por hora, Rubi, A feia mais Bela, Rebelde, Amigos Para Sempre, Amigas e Rivais, Laços de Amor, Serafim, Cúmplices de um Resgate, Poucas, Poucas Pulgas, Amy, a Menina da Mochila Azul, Alegrifes e Rabujos, Maria Belém, Carinha de Anjo e Gotinha de Amor.


Outras telenovelas internacionais exibidas pela emissora se destacam-se: Lalola, A Estranha Dama(Argentina), Topázio(Venezuela), Angelito, Amor Cigano, Café com Aroma de Mulher(Colômbia), Kassandra (Venezuela), Chiquititas (2000) e Chiquititas (2008). Todas essas vindas de algum país da América Latina. Na década de 1980 foi exibida a porto-riquenha Cristina Bazán, e a estadunidense Marielena foi exibida pelo SBT na década de 1990.


Obs.: A parte “Dentre as principais telenovelas ... estadunidense Marielena foi exibida pelo SBT na década de 1990”, foi retirada (Ctrl C/Ctrl V) do Wiki.



Difícil alguém não conhecer pelo menos uma desta imensa lista.

Qual sua novela mexicana preferida ou inesquecível? Por quê?

Em sua opinião, quem são os melhores atores/atrizes das novelas mexicanas ou latinas?

Qual o segredo do sucesso das novelas mexicanas no Brasil?



__________________________________________________________


Gracias! S.R.


Post's recentes

Prezamos pela liberdade de todos opinarem. Para isso, o bom senso em trocar ideias sempre é importante ao interargirmos aqui! Não ficaremos felizes se tivermos que bloquear alguém que não entenda isso.

bottom of page